x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:14

Karla, estou querendo entrar com recurso na questão 48. No gabarito do Prof Christian é a letra B e no meu também. Preciso só de 01 ponto. E voce pensa em entrar com alguma? Vou aguardar o Prof se pronunciar a respeito.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:35

Caros colegas, é com prazer que ajudo em tudo que posso! Resta agora parabenizar aos aprovados e dizer que agora começa uma nova etapa, em que digamos.. iremos colher! e aos que não conseguiram a aprovação nessa prova, jamais desistir! Pois é assim que se chega a grandes conquistas em tudo o que fazemos em nossas vidas. Lembrem-se que todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos, e que para isso, precisamos dar o primeiro passo! Grande abraço a todos, e amanha sai resultado da Petrobras.. vamo que vamo. :D

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mariane

Mariane

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:44

Um contabilista, em razão do enquadramento de empresa cliente em regime de tributação simplificado, resolve elaborar a escrituração contábil em regime de caixa. A atitude do contabilista:

a) Está em desacordo com os Princípios de Contabilidade e consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa.
b) Está em desacordo com os Princípios de Contabilidade, mas não consiste em infração ao disposto no Código Ética Profissional do Contabilista, qualquer que seja o porte da empresa.
c) Não consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista e está em conformidade com os Princípios de Contabilidade, caso a empresa em questão seja uma microempresa.
d) Não consiste em infração ao disposto no Código de Ética Profissional do Contabilista, mas está em desacordo com os Princípios de Contabilidade, caso a empresa em questão seja uma microempresa.

OLHEM O ARTIGO LOGO ABAIXO:

Art. 27. As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão, opcionalmente, adotar contabilidade simplificada para os registros e controles das operações realizadas, conforme regulamentação do Comitê Gestor. LEI 123/06.

o que acham?

Mariane

Mariane

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:45

porque essa lei nao estaria de acordo com as normas contabeis e o contabilista por essa lei pode optar sim. minha opniao... quero saber de voces...
questao comum em tecnico e bacharel...

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:50

Danilo, boa tarde.

Por favor, quando vai estar disponivel todo o material ja com o gabarito oficial.

Vou fazer o exame em setembro e já queria estar me preparando com este material.

E, por gentileza, das 50 perguntas de CONTADOR quantas tenho que acertar?

Um forte abraço.

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:53

Creio que a questão citada tem um outro enfoque: o fato de a empresa se enquadrar em tal regime não dá ao contabilista o direito de "resolver elaborar" a escrituração como tal apenas por ser legal; quem decide é sempre o cliente, sempre por escrito e com anuência do mesmo.

Penso que por isso a resposta foi a alternativa A. Não é o fato de poder uma coisa que se tem que fazer essa coisa!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:56

mariane, esta é uma lei tributária, que só pode regular os tributos em si. Quem regula a contabilidade não é o governo, e sim o CFC, e segundo o CFC qualquer ato que contrarie os princípios contábeis, fere o código de ética.

E outra, contabilidade simplificada não quer dizer contabilidade pelo regime de caixa.

Genival, você deve acertar 50% da prova, que no caso são 25 questões. Em breve o CFC deverá disponibilizar as provas aplicadas para donwload, no entanto é impossível te dizer a data exata.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:57

Muito Obrigado, meu caro!

Tenha um final de tarde.

[ ]s

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:59

Genival, logo que sair o resultado final o CFC já disponibilizará as provas e gabaritos definitivos para quem quiser estudar/refazer as mesmas. O próximo exame é em setembro, então ainda há bastante tempo. Recomendo ainda a resolução dos exames anteriores.

Por regra, tanto a prova de contador como de técnico exige 50% de acertos para haver aprovação!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 17:59

Só pra ficar ainda mais claro, NÃO EXISTE contabilidade pelo regimo de caixa, o que existe é apuração de tributos considerando o regime de caixa. Portanto é importante que não se confunda isso, se alguem te dizer que faz contabilidade pelo regime de caixa, tenha a certeza que está incorreto.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 18:00

Prezados, é com imensa felicidade que eu informo que eu passei no exame.

Para quem não conseguiu atingir os 25 pontos, fica a esperança das anulações. E mesmo assim se não conseguirem, ficou claro q o nível da prova não é tão alto. Se eu, que não trabalho nem nunca trabalhou na área, consegui, qualquer um consegue.

Um forte abraço.

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 18:03

Daniel, boa tarde.

Isso é bastante motivador!

PARABENS!!!!!

[ ]S

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 18:03

Mailson, as empresas sem fins lucrativos podem sim optar pelo regime de caixa para contabilizar as suas operações!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
CLAUDIO RODRIGUES

Claudio Rodrigues

Bronze DIVISÃO 2, Coordenador(a) Adm. Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 21:14

galera! valeu pelo apoio de todos, informo que para a graça de deus eu passei, acertei 36 questões...e dou meus parabéns a todos que chegaram lá! para quem não conseguiu os 50% só tenho uma coisa a dizer: deus é contigo e não desista...você pode!!! e te espero na classe contábil...tudo é só questão de tempo!

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 abril 2011 | 22:18

Leonardo, e bota reg$stro nisso! kkkk

É isso ai, a partir da homologação final começa a contar o prazo.. uma saída pode ser pedir a declaração para fins de comprovação, até que se tire..

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 09:45

Pessoal, Moro no interior do Paraná a 500 KM da Capital. No edital diz que: Não serão aceitos recursos via postal, faz ou correio eletronico. Então eu não posso enviar por sedex? Tem que ser pessoalmente? me ajudem por favor.

grato

antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 09:47

Pessoal, Moro no interior do Paraná a 500 KM da Capital. No edital diz que: Não serão aceitos recursos via postal, faz ou correio eletronico. Então eu não posso enviar por sedex? Tem que ser pessoalmente? me ajudem por favor.

grato

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 10:30

Bem Antônio, é o que está escrito no edital não é, você não pode encaminhar via correio diretamente para o CRC, mas... no edital também não diz que você precisa comparecer pessoalmente para protocolar o recurso.

O ideal é você entrar em contato com o CRC e verificar se eles exigem a presença física do canditado que apresentará o recurso, caso digam que não, você tem a opção de enviar via correio para algum conhecido seu na capital e pedir a essa pessoa que protocole pra ti.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 10:54

Estranho esse negócio do recurso! Não vai ter um link pra poder enviar não? Pelo menos em concurso é assim.. rs

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Daniel Krettli

Daniel Krettli

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 11:53

Então Danilo,

De acordo com o edital temos o seguinte:

8.1.2. O candidato deverá apresentar o recurso em documento original, digitado ou datilografado, devidamente assinado pelo recorrente, com as seguintes especificações:
a) identificação do candidato, número de inscrição do candidato no Exame, local onde realizou a prova e o tipo de prova a que se refere;
b) a resposta marcada pelo candidato e a resposta constante do gabarito divulgado;
c) justificativa do recurso para cada questão impugnada; e
d) apresentação de argumentação lógica e consistente.

Bem fácil neh!
Ninguém trabalha, logo temos disponibilidade de ir entregar os recursos no CRC.
Não existe padronização do formulário para recursos.
Todos os recursos de concursos podemos fazer pela internet.

SACANAGEM!!! Talves melhor fazer novamente o próximo exame.
PACIÊNCIA NEH!!

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 12:06

Pois é! Mas deve ser pra evitar a fadiga.. kkkkkk Imagina, o tanto de gente entrando com recurso pela internet.. Claro que não iam querer ter o trabalho né! Ralamos nós então.. né.

Ah! E não esqueçam: se for fazer de novo, tem a inscrição, dedicação de tempo, viagem, etc etc. rsrs

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 12:52

Prezados, estou vendendo um excelente livro preparatório para o Exame de Suficiência a quem possa interessar.

"Exame de Suficiência em Contabilidade - 2ª Edição 2006 - Niyama, Jorge Katsumi

A equipe de professores da Universidade de Brasília (UnB), do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, vem contribuir com esta obra para atender aos bacharéis em Ciências Contábeis e formandos em nível médio em contabilidade que buscam a aprovação nos exames de suficiência com vistas à obtenção do registro nos Conselhos de Contabilidade para habilitação profissional. Esse esforço cooperativo dos professores visa proporcionar a cobertura de todas as disciplinas que são requeridas no exame em uma única obra, contemplando abordagem teórica específica do Programa e complementada com questões práticas para avaliação do ensino-aprendizagem. Com isso, reuniram num livro as questões relevantes exigidas no Exame de Suficiência realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, cujos conteúdos encontram-se diluídos em mais de 10 disciplinas diferentes."

É um resumo de todo o conteúdo ministrado em sala de aula com ênfase no programa exigido para realização do exame. Está novíssimo, visto que foi usado para estudar porém com bastante zelo, como tem que ser com todas obras.

Número de páginas: 416
Em caso de interesse, favor postar aqui no fórum!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 12:59

Danilo Scopel, a Q30 se resolve assim:

Primeiro vc tem que calcular a taxa de 8,7% ao semestre com capitalização mensal:

8,7%/6 meses (um semestre tem 6 meses) = 1,45% ao mês

Daí vc eleva 1,0145 a 30 (1,0145 é 1 + o decimal de 1,45%):

[(1 + 1,45%)^30] - 1 = 54,0144755%

Letra D

Q46 tá na NBC. É letra D mesmo.

Página 22 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.