x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 09:53

Bom dia caros colegas, entrei em contato com o CRC MG e me informaram que pode ser encaminhado pelo correio. Alguem vai entrar com recurso contra alguma questão nesse mesmo CRC? Se quiserem podemos trocar informações via email.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:03

As questões de portugues todas foram complicadas, não consegui interpreta-las corretamente, a 48 por exemplo é cabivel de recurso. To aqui vendo se acho um argumento pra mandar.

antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:05

Bom dia Fernando,

Irei entrar com recurso na questão 48. Estou aguardando o Prof Christian se manifestar sobre o recurso para essa questão. Caso voce ja tenha conhecimento sobre o recurso, posta para nós enviarmos para o CRC.
grato.

Fernando Cesar Ferreira

Fernando Cesar Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:16

fiz 22 pontos... meio difícil anular umas 3 questões neh.. mas olha a 49 de português acho que a letra A também está correta a 48 acho que a B também está Incorreta, a questão da depreciação foi mal elaborada, pois fala que a empresa espera vender o veículo após 5 anos e não está certo de que os 3.000 era valor residual, pois na questão não deixa isso bem claro.

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:25

Pessoal... a questão nº8 eu não entendi o pq do valor R$ 10.200.

Eu coloquei a letra B - R$9.000,00.

Os calculos que eu fiz foram o seguinte:

O Bem foi comprado por R$ 15.000,00... que deprecia em 5 anos... ou seja... 3000 por ano.

Contando o período de janeiro/2009 a dezembro/2010, são dois anos = 3000x2 = 6000.

Soma-se o valor residual de R$ 3.000,00... ficará R$ 9.000,00.

Pelo menos foi esse calculo que eu aprendi na matéria de Contabilidade Gerencial.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 10:33

bom ja encontrei um modelo de recurso da questão 2, preciso agora um recurso para a questão 48 e uma outra pelo menos, se tiverem ai podemos trocar.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:24

Pessoal, sem querer ser pessimista, não vejo possibilidade de recurso em relação à Q27, conforme eu falei anteriormente. Este tipo de questão costuma cair em concursos e o cálculo é este mesmo. Extraí o texto de onde eu estudei antes de fazer a prova.

O endereço é: http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/financeira/curso/curso.htm

Extraí o trecho que explica o que é taxa nominal e o trecho que explica como calculá-la:

Taxa Nominal: A taxa Nominal é quando o período de formação e incorporação dos juros ao Capital não coincide com aquele a que a taxa está referida.

Exemplos:

1200% ao ano com capitalização mensal.

450% ao semestre com capitalização mensal.

300% ao ano com capitalização trimestral

Observação sobre taxas equivalentes: Ao afirmar que a taxa nominal de uma aplicação é de 300% ao ano capitalizada mensalmente, estamos entendemos que a taxa é de 25% ao mês e que está sendo aplicada mês a mês, porque:

i = 300/12 = 25

Analogamente, temos que a taxa nominal de 300% ao ano corresponde a uma taxa de 75% ao trimestre, aplicada a cada trimestre, porque:

i = 300/4 = 75

É evidente que estas taxas não são taxas efetivas.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:27

Kelly, a Q8 eu resolvi e está na página 23 deste tópico. É 10.200 mesmo.

Você se esqueceu de descontar o valor residual do valor depreciável. Daí sua depreciação anual ficou alta, baseada nos 15.000, quando na verdade só depreciam 12.000.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:32

Q2 eu não tenho conhecimentos o suficiente para dizer que ela é certa ou não. Pelo que andei lendo, poderiam ser as alternativas B ou D, mas isso dependeria do entendimento da banca.

Q48 concordo com o gabarito. O texto em nenhum momento fala que o progresso mundial implica na degradação ambiental. Mesmo que isto seja uma interpretação sua, ela continua sendo pessoal, e isto não se encontra no texto. Na minha opinião, muito pelo contrário. O texto é justamente sobre a possibilidade de um progresso sustentável, logo, o progresso não implica, necessariamente, na degradação ambiental, apesar desta ser uma possibilidade.

ATENÇÃO: ERREI O NÚMERO DA QUESTÃO SOBRE A TAXA NOMINAL. ELA É A Q30, NÃO Q27, CONFORME EU HAVIA ESCRITO.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:42

Agora sim Q27.

Duas coisas:

- Concordo com o gabarito.
- Concordo que a resposta do gabarito não deveria ser a correta.

Porquê:
Não faz sentido este imposto ter que obedecer os 90 dias, já que ele serve para incentivar ou desincentivar a comercialização de determinado produto.

Lendo a respeito, é considerado por vários professores um contra-senso a emenda constitucional. Mas mesmo assim o gabarito continua correto. Veja a resposta que montei baseada na emenda:

***************
Ver Emenda Constitucional nº 42/03, que altera, dentre outros, os artigos 149 e 150:
Art. 149
§ 2º
II - incidirão também sobre a importação de produtos estrangeiros ou serviços;
Art. 150
III
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b;
Resposta: B
****************

Carlos Alessandro

Carlos Alessandro

Iniciante DIVISÃO 4, Chefe Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:46

O que não estou entendo é o seguinte o pessoal tá falando tanto em anular questões, analisem o seguinte quem acertou 24 questões precisará que sejam anuladas ao menos 2 pra ter 50% de acerto, pois, se anularem 1 ´tem 49 questoes validas e 24 fica abaixo dos 50%, pra quem acertou 23 questões precisa que sejam anuladas ao menos 4 questões ou que eu já considero impossivel, e pra quem acertou 22 me desculpe o que vou dizer mas esqueça dos recursos e se concentre em estudar para o exame em setembro.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:52

Pelo que eu sei Carlos, nao reduz o numero de questões validas depois do recurso, e sim pontua a todos os candidatos pela questão, sesumindo, uma questão anulada aumenta a nota de quem errou e não modifica a nota de quem acertou.

Anderson Quirino

Anderson Quirino

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:52

Por favor, corrijam se eu estiver errado, mas o que o Carlos Alessandro está dizendo não tem nada a ver. Quem acertou 24 questões e tiver o benefício de ser anulada 1 questão ao qual esteja respondido errado atingirá os 50% normalmente e estará automaticamente aprovado, e assim por diante.

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 11:52

Carlos Alessandro, por favor leia atentamente o edital. Caso anulem alguma questão, TODOS recebem a pontuação da mesma.

A prova de forma alguma tera alterado seu numero de questões (50).


Abraço e parabens aos aprovados!!!

CÉLIA FERNANDES

Célia Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 12:07

Pessoal, para quem mora longe das capitais o problema está resolvido. Entrei em contato com o CRS de Santa catarina e hoje eles enviarão um e-mail altorizando as delegacias dos CRCs a protocolarem os recursos. Assim ficou melhor, pois a delegacia regional sempre são mais próximas da gente do qu a sede do proprio CRC.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 12:08

São duas coisas diferentes, não podemos confundir.

Caso uma questão seja ANULADA, todos que erraram ganham ponto e quem marcou o que estava no gabarito fica na mesma.

Caso uma questão tenha a resposta ALTERADA, quem havia marcado o que é apresentado hoje no gabarito PERDE o ponto, e quem marcou a alternativa após a alteração GANHA o ponto.

Em nenhum dos casos é feito cálculo em cima de um número reduzido de questões, conforme alguns colegas vem mencionando desde o término do exame.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:18

Caros colegas, para facilitar um possível pedido de recurso, OS CADERNOS DE PROVA de bacharel e técnico já estão disponíveis para download na página do CFC.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
PATRICIA DA SILVA MONTEIRO

Patricia da Silva Monteiro

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 13:56

Boa Tarde, quero deixar meu desabafo, achei um absurdo esta prova para graduados em 2010, precisamos nos unir para os recursos, liminar, qualquer questionamento que possa nos dar o direito de exercer nossa profissão.

As regras do jogo não pode ser mudada durante o jogo...vamos nos organizar.....

PATRICIA DA SILVA MONTEIRO

Patricia da Silva Monteiro

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:06

Leonardo

Também acho positivo, mas não pode ser impeditivo, esse exame tem que ser feito para se manter a profissão e além disso tem que haver tempo para as mudanças, não é certo mudar as coisas no último tempo.....
A Faculdade de Direito por exemplo, os alunos estudam sabendo que o exame vai existir, nos não estudamos para fazer um exame, cheio de testes duplos que confudem.....Na vida real, não precisamos destes teste e sim colocar a cara para bater e enfrentar, fiscalizações, obrigações ascessorias, Sped. ....esse exame particularmente....não diz nada.....

antonio carlos dos santos

Antonio Carlos dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Agente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:07

Boa tarde Patricia,
Esse exame não foi o primeiro e nem será o último, precisamos ter muita calma nessa hora. O passo seguinte de quem não foi aprovado é montar o recurso das questões 02, 26 e 48 que são as mais polêmicas segundo o prof. Christian abrão de Oliveira e depois aguardar o resultado final daqui a 60 dias. Haja coração rsrsrsrs.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 abril 2011 | 14:44

Sobre o próximo exame, foi-me informado por uma menina que trabalha no CRC-ES que ela acredita que será no início do segundo semestre. Isto até faz sentido, porque é logo após o término do primeiro semestre, e contará com a participação dos recém-formados.

Sobre o exame para formados em 2010. Eu mesmo me formei em 2009 e tive que prestar. Eu deveria ter tirado a carteirinha antes. Pode parecer duro, mas houve tempo, até outubro de 2010, para os bacharéis entrarem com o pedido da carteirinha. Eu vacilei, eu me senti mal por não ter feito isso antes, mas não fui o único.

E, finalmente, sobre os recursos. Não é querendo tirar a esperança de ninguém. Mas as questões 26 e 48, na minha opinião, estão com o gabarito correto. Interpretação de texto (Q48) é algo difícil, mas não vejo outra alternativa correta senão a do gabarito. A única que particularmente vejo a possibilidade de anulação é a Q2, e só vejo isso por não ter conhecimento suficiente para dizer que não haviam duas corretas.

Página 24 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.