x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Cecília Westerlund Façanha

Cecília Westerlund Façanha

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 14:55

Danilo,

Concordo plenamente com as suas colocações quanto à "necessidade" do exame de suficiência e principalmente quanto ao valor cobrado para o subsídio do mesmo, uma vez que é um exame de uma abrangência ínfima em relação a um concurso da RF por exemplo, a estrutura organizada é muito menor, tanto que aqui, pelo menos, técnicos e bacharéis fizeram provas na mesma sala e foi uma bagunça para a distribuição dos cadernos de provas, além da inexatidão de informações do local exato de provas. Então eu pergunto, foi muito recurso financeiro para pouca aplicação não? rs

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 15:04

Cecília, inclusive acho que fizemos a prova na mesma sala em Uberlandia. O que eu penso sobre o exame é que sim, defendo um maior nível técnico dos profissionais que atuam na área contábil. Mas todos sabemos que o exame, hoje, não está em um nível que se desejaria para realmente examinar o que foi estudado em sala de aula. É apenas um exame, e não um concurso? Sim! Mas ainda o nível está abaixo do que poderia ser.. Sobre os valores, creio que poderia haver mais transparência; acaba virando uma ironia: contabilidade e prestação de contas..

Mas.. vamos tocando o barco, né.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
MTF CONTÁBEIS-CONSULTORIA E ASSESSORIA EMPRESARIAL

Mtf Contábeis-consultoria e Assessoria Empresarial

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 15:23

Pessoal,

Ouvi dizer que a Q 20 tbm está mal redigida, pois a contabilidade pública trabalha com regime de apuração misto:


No regime misto adota-se ao mesmo tempo o de caixa e o de competência. Esse regime é o adotado pela contabilidade pública no Brasil, ou seja, registra-se a despesa pelo regime de competência e a receita pelo de caixa.


Será q temos chances?

ALGUÉM ENTENDE PARA PODER AJUDAR?????????

Como preciso só de um ponto...................vai que dá certo neh rsrsrsrs

Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 16:09

Olá pessoal, poderemos protocolar os recursos no crc até o dia 14/03?
eu vou entrar com recurso na Q07,Q26 e Q48... se alguem poder me responder ficarei agradecido.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 16:21

"8. DOS RECURSOS
8.1. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado das provas disporá de 10 (dez) dias, a contar da data de disponibilização dos gabaritos das provas no portal da FBC, do CFC e dos CRCs."

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 16:39

Patricia, o exame é mera revisão de todo conteúdo teórico visto em sala de aula, realmente tem pouco ou quase nada de enfoque prático. Creio que ficaria inviável tal exigência devido à grande extensão do assunto, em relação às mais diversas áreas que envolvem a contabilidade.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Erik Martins de Oliveira

Erik Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 08:56

Bom dia Amigos,

Venho acompanhando as mensagens neste forum, e me permitam colocar minha opinião,

Percebo que tem muitos colegas de profissão se preocupando em ANULAR questões da prova, sendo que, deveriam se preocupar realmente, era em reavaliar seus estudos na universidade, vejo colegas de MG, SC, SP, RJ, RO, GO etc, estados com boas universidades, e na hora da prova, alguns colegas não conseguem nem 50%, me perdoem, mas a prova estava muito fácil, é lógico que tem "pegas", mas não estavamos competindo com ninguem, precisavamos apenas acertar (no minimo) 25 questões, foram 4 anos de estudos, e com base nestes estudos era pra todos serem aprovados, infelizmente isso não aconteceu, então, eu me preocuparia em me preparar mais (pois não consegui sequer 50% de acertos)pra próxima prova, ou então, ao invés de entrar com recursos no CRC entrar com recurso na Universidade que não me deu base suficiente para um bom aprendizado.

Sei que alguns não vão concordar com minha opinião, mas é preciso saber que, precisavamos de 50% e alguns nem isso conseguiu.

Vamos rever nossos conceitos sobre as universidades do País, e Lutar para que o ensino superior seja de extrema qualidade, capaz de produzir sim, ótimos profissionais.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 09:07

Erik, o intuito do exame é justamente traçar um perfil na área do ensino de contabilidade !!

Concordo com as suas palavras, falta mesmo é estudo e comprometimento das instituições com a qualidade.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Jacqueline Martins de Oliveira

Jacqueline Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 09:35

Erik, bom dia!

Concordo com você na questão de preparação, comprometimento, etc.

Porém, se os profissionais tem o direito de entrar com recurso, porque não se valer disso?

Afinal a prova foi elaborada por seres humanos. E as pessoas são passíveis de erros. Isso vale tanto para quem a elaborou, quanto para quem a realizou.

Pelo que tenho acompanhado, tem profissionais que passaram em concurso público para o cargo e no exame ficou por uma questão. você acha que nessa situação eles não irão recorrer?

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 09:47

Falou bonito Erik... mas acontece que se há uma forma de passar nessa prova por meio de ANULAÇÃO, entendo que é válido. Se estava fácil ou não, vai de cada um... Eu por exemplo, não estudei, pois achei que estava preparada o suficiente, mas agora vou ter que correr atrás, pois acertei somente 24 questões... Mas entendo que isso não muda em nada... não acho que estou despreparada por causa dessa prova...
A prova era muito extensa... havia hora que eu lia as questões, mas lia por ler, pois não entrava na cabeça... precisava ler umas 2, 3 vezes... E muitas dela errei por besteira por causa disso... Parabenizo aos que ATINGIRAM os 50% e também pela ÓTIMA faculdade (o que eu acho que não conta muito).
E deixo aqui a minha opinião: QUALQUER DECISÃO QUE ME DESOBRIGUE A FAZER A PRÓXIMA PROVA, SERÁ BEM VINDA!!!!!!!!!!!

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 10:22

Essas são questões pessoais. O importante nisso tudo é: estudar e aprender. Seja na faculdade, seja sozinho, seja no cursinho ou como for. O que não pode é fingir que sabe, pois todos sabem que mentira tem perna curta. rsrs

Não adianta, gente. Passar ou não no exame, pouco quer dizer. A diferença mesmo será lá na frente, onde uns poderão se destacar mais que os outros, como simples mérito.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Victor

Victor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 10:39

Concordo com o Erik. Totalmente.

A prova poderia até ter alguma pegadinha mas, no geral, estava bem tranquila. Para começar, eles colocam 4 alternativas de resposta e não 5, como são os concursos públicos normais. Destas 4, com um conhecimento básico, já se consegue eliminar duas, ficando entre duas. Com isso, a possibilidade de passar aumenta muito, mesmo tendo um conhecimento superficial.

Várias questões eram REPETIDAS de exames anteriores. Não pegar provas anteriores nem para saber o que já caiu ou demonstra muita auto confiança ou desinteresse mesmo. Se você tem que passar em uma prova, tem que se dedicar! Buscar de onde as questões são tiradas, ler, fazer curso! Enfim, tudo é válido para chegar lá e arrebentar! Por mais que a faculdade tenha sido ruim, o aluno precisa correr atrás.

Com o exame de suficiência, o CFC quer evitar que o mercado tenha aquele profissional que faz tudo "nas coxas". O mesmo que, provavelmente, passou na faculdade somente colando ou sempre ficou em Prova Final (não passou direto). Se ele não levou a sério sua faculdade, imaginem o que ele fará com seus clientes em sua vida profissional? O CFC quer evitar justamente isso para não manchar a imagem do profissional de contabilidade.

Um abraço a todos

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 10:41

Acho que as pessoas estão buscando soluções e tentando aprender com esse site... Mas o que vai ser da carreira de cada, aí é opção da própria pessoa em querer aprender ou não...

Agora, em relação a prova... acho que cada um tem o DIREITO de tentar rever o que acha que estava errado... SÓ ISSO...

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:01

Querido Danilo... aqui ninguém está com ironia... Só queremos buscar soluções... Se nenhuma questão for anulada, teremos outros exames futuros para buscar a aprovação...
Acho que aqui vale o respeito e a aprendizagem... Se vc se inscreveu nesse site para saber do Gabarito, e se disponibilizou para tirar dúvidas, agradeço.
Acho que as discusões aqui já foram o suficiente... Agradeço à todos pela ajuda!!!

Abraços

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:04

Tem gente q diz o q quer, e vai acabar lendo o q não gostaria. O exame é valido, a cobrança pelo q se aprende tb, o recurso é um DIREITO e OBRIGAÇÃO do estudante ou não de fazê-lo, caso queira não fazer será um problema seu, mas não são ESTADOS com "boas" FACULDADES que fazem bons alunos, e sim bons professores e alunos interessados que fazem uma faculdade ser boa, eu passei sem ter feito cursinho algum, mas procurei estudar......... e voubuscar aumentar a minha nota pelo recurso q é um direito e obrigação minha, e por respeito aos demais candidatos, NÃO lutarei pela mudança de gabarito e sim pela anulação da questão, eles do CFC e da Fundação organizadora do Exame, antes de colocarem as questões de seu banco de dados ou não, deveriam ter feitos e refeito as mesmas para não deixar duvida aos estudantes, no mais todos somos diretamente ou não vencedores, e uma última coisa, o q deveria o CFC e lutar para q prefeituras ou escritórios de contabilidades pagassem no mínimo o piso salarial dos contadores, isso sim é uma OBRIGAÇÃO e DEVER do CFC.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:08

Kelly Tatiana Santos Lima

É pra mim o seu post? Se for, não entendi o que quiz dizer. Dá uma ajudinha!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:15

O q lamento neste forum são estudantes q sequer se dão ao trabalho de ler o edital, veja por exemplo quantos com duvidas altamente infantis no que diz respeito a quantidade de acertos para serem aprovados, deixa de brincadeira.... ser graduado em contábeis e não saber sequer qual a pontuação mínima para ser aprovado neste exame.......... Isso sim é d+, deveriamos todos imprimir e ler TODAS as questões do único prof. que teve o trabalho de corrigir a prova, os demais deste Brasil tiveram medo de se exporem, o O Prof. Christian Abrão de Oliveira, fez isso para todos os q fizeram o exame, mostrando como resolver passo-a-passo as questões.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:20

danilo, deu a entender que você estava se "gabando" por ter passado (falando de aumento salarial), enquanto os que não passaram...

Não se preocupe, eu não vi dessa forma, porém... quem está do outro lado a visão é diferente. Melhor não levantar polemicas.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:24

Ahh.. a tal da interpretação de texto é mesmo complicada, né.

Vamos lá, para não ficar dúvidas: me referi ao aumento salarial para TODOS profissionais da área, por agora terem que fazer o exame de suficiência. No meu entendimento, a classe tem que ser valorizada em todos os sentidos.

Se alguém entendeu diferente, foi um mal entendido então.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Erik Martins de Oliveira

Erik Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 11:53

Oi pessoal, me permitam novamente,

Em nenhum momento fui contra na minha colocação anterior, sobre Recursos, Defesas, Pedidos de Anulações...

O que eu quiz dizer é que é muito triste, ver colegas se "aventurando" com processos de anulações que tem minimas (quase 0%)de serem anuladas, é lógico que o recurso é valido, mas deveria para te ajudar a "fechar" a prova, ou seja, alguem que acertou 46 questoes e tinha a certeza de que acertaria todas, pode entar com recurso, mostrar que realmente entende e que faz jus a nota máxima, ou em outra situaçao, alguem que acertou 30 e esta querendo melhorar o seu resultado, me deixa um tanto triste, é ver colegas que acertaram 22,23,24 quase "se matando" para elaborar uma defesa e assim "conta com a sorte" para ser aprovado, temos que entender que a partir de agora, somos profissionais de uma categoria extremamente importante (pouco respeitada), e que no meu ponto de vista, não devemos correr atras de recursos para conseguir 50%, e sim correr atras de recursos para conseguirmos 80%,90% e 100%, Temos uma Ciencia nas mãos, a Contabilidade é linda, e precisa ser respeitada, precisa de pessoas com ótimo grau de conhecimento e qualidade tecnica, para que NÓS possamos em algum tempo, "mudar a cabeça" dos empresarios (principalmente os pequenos) de que SOMOS os mais importantes profissionais que uma empresa pode ter. Enfim, não estou dizendo que algum colega que acertou 22,23 ou 24 questões não esteja ou seja preparado, em uma situação de "prova" algumas pessoas se sentem desconfortáveis e erram questões fáceis, o que estou dizendo é que cada um olhe para si e se pergunte do seu potencial, se ao invés de entrar com um recurso, não seria melhor estudar mais.

Página 27 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.