x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:02

Ai pessoal, o RECURSO é valido, previsto no edital, e de direito de todos que queiram e tenham respaldo. É tão valido e importante que o próprio prof. o unico que realmente se preocupou em resolver a prova e nao ficar se gabando esta postando os recursos possiveis.

Fui estudante da UFSC, passei com uma ótima pontuação, mais no que precisar estou com quem precisa dessa pontuação, entro com recurso com quem precisar. O que nossa classe precisa é união e não picuinha, a prova nao mostra preparo na vida profissional de ninguem. O MERCADO ditara isso.

Abraço a todos e estou com quem precisar de ponto.

Frederico Guilherme Sampaio Forte

Frederico Guilherme Sampaio Forte

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:05

Bom dia.

Amigos, ajustei o recurso exposto pelo professor Christian Abraão, referente à questão 26, para dar entrada no CRC aqui em Teresina-PI. Alguém gostaria de uma cópia deste recurso?! É só me informar um email para eu eu possa enviá-lo. Irei dar entrada nele hoje a tarde.

A disposição,

FREDERICO GUILHERME S. FORTE
Bel. Ciências Contábeis
Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:33

Erik Martins, vou tentar não ser grosso com minhas palavras... mas eu penso que se vc não tem nada pra fazer vá procurar, pois um monte de gente aflita trocando informações para entrar com recurso que tem por direito. vs senhoria vem com palavras bonitas chamando todo mundo de burro.. a velhote vai te catar.

Erik Martins de Oliveira

Erik Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 12:40

Boa tarde, Albanir ( não sei se é Sr ou Sra), por isso me permita a ser mais intimo, bom, alguns colegas concordam com meus comentarios e outros não, mas fazer o que, eu só tentei mostrar a alguns colegas que os recursos não são aceitos de uma forma simples, vai passar por uma mesa julgadora, então, como falta só 5 meses para a proxima prova, é melhor começar a se preparar logo.

KELLY TATIANA SANTOS LIMA

Kelly Tatiana Santos Lima

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 13:51

Desculpa Sr. Erik, mas o Sr. foi infeliz com suas palavras... Quem vai julgar ralmente é a MESA JULGADORA e não vc... Acho que a falta de respeito com os colegas já passou dos limites...

Só acho pessoal, que ninguem precisa ficar discutindo aqui... acho que cada um deve respeitar a situação e o direito de cada um... sem precisar humilhar ou chatear os colegas...

Aos que passaram: Parabéns!!!!!! Que sua profissão lhes levem longe!!!

Aos que não passaram: Pessoal, se não for dessa vez, tentaremos novamente... Pois a conquista são para TODOS, independente se agora ou depois...

Pessoal, ninguém é melhor que ninguém... Respeitem o próximo, pois ninguém sabe o dia de amanhã!!!!

Jacqueline Martins de Oliveira

Jacqueline Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 13:59

Tomo a liberdade de pedir que permaneçam nesse forum as pessoas que tem algo a acrescentar.

Os que passaram no exame e quiserem colaborar sejam bem-vindos, os demais sugiro que abram outros tópicos.

Afinal exame de suficiência para vocês é passado.

Erik Martins de Oliveira

Erik Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:10

Quero lembrar a todos que uma decisão de anulação, não é tomada por pressão, quantidade de recursos, e, sim, uma decisão fundamentada com argumentos contrários. Então, aqueles que pretendem entrar com recursos o façam de maneira sábia.

a minha colega Sra.Kelly Tatiana, peço que termine de ler meus comentarios, é claro que não sou eu quem vai julgar os recursos.


Por falar em recursos, no Blog do Professor Christian esta postado recursos de 4 questões que ele analisa como sendo passiveis de discussão, acessem
http://papocomchristian.blogspot.com

Boa Sorte a Todos

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:39

Li a parte dos recursos do professor Christian e achei assustador. Vejam a primeira parte da justificativa:

"Primeiramente, o gabarito carece de justificativa de respostas, restringindo o candidato exercer sua liberdade de recorrer a uma decisão administrativa, pois todo ato administrativo é motivado e vinculado a lei que destina, não podendo exercer uma atitude discricionária e arbitrária."

Também vejam o texto que se segue. Para quem não passou, isto pode ser motivo para passarem a vir exames com questões discursivas que, inclusive, estão previstas no decreto que instituiu o exame de suficiência.

Todos têm direito sim aos recursos. Ninguém pode ser prejudicado ou deixar de exercer seus direitos. Mas, sinceramente, estou vendo que alguns membros deste fórum estão elaborando recursos de questões cujo gabarito está correto.

"Reclamar" de ter que optar por alternativas pré-determinadas pode ser um tiro pela culatra.

Conforme eu disse antes, estou torcendo de coração por todos. Inclusive tenho amigos que ficaram por poucos pontos. Notei que as mensagens aqui começaram a ficar ríspidas e tenho certeza que ninguém vai ganhar absolutamente nada com isso.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:45

Silvia Raquel Castanhos Sabat, há muitas respostas neste mesmo tópico.

Alguns de nós ou resolvemos de acordo com o gabarito, ou pegamos respostas de professores (o principal foi o Christian Abrão de Oliveira).

Quando for o caso, acho que a forma mais fácil de continuar estudando é pegar as provas de exames anteriores e ir resolvendo as questões.

Quando não souber fazer alguma, vale a pena ler um livro sobre o assunto para se aprofundar mais na matéria.

Acho que todos concordam que a prova não foi tão difícil. Não é nada "impassável". Com tranquilidade todos estarão com a carteirinha ainda este ano.

Erik Martins de Oliveira

Erik Martins de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:58

Concordo com voce Daniel Oliva,

tambem li os recursos e achei um tanto "estranho" as justificativas, mas, tambem estou torcendo torcendo pelos colegas que precisam de 1,2 ... questões, pode ser que aconteça.

sobre meus comentarios anteriores, em momento algum, quis humilhar ou desrespeitar algum colega, longe disso, só concordo planamente com a última frase do Daniel Oliva,

"Acho que todos concordam que a prova não foi tão difícil. Não é nada "impassável". Com tranquilidade todos estarão com a carteirinha ainda este ano."

Me perdoem aqueles que se sentiram de alguma forma ofendidos com meus comentarios.

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 15:06

Acabei me estendendo um pouco na minha resposta, Silvia. Na verdade, o restante dela, após a resposta a você, destinava-se aos colegas que por ventura, mesmo após os recursos, não consigam atingir os 50%.

Acredito que quem fez 23 pontos consiga passar. Digo isso baseado na análise do que está sendo pedido recurso e as respostas do gabarito.

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 15:14

O fato de ter alcançado ou não a pontuação, não faz de nós piores ou melhores profissionais, esse exame foi apenas uma mínima etapa de nossas vidas profissionais. Tenho muita humildade para reconhecer que muito conhecimento ainda me falta, que preciso vivenciar mais a profissão contábil. Aqueles que alcançaram a pontução (até o momento) necessária para a aprovação, não fizeram mais do que sua obrigação e continuem se preparando mais, pois muito ainda será exigido e aos que (até o momento) não alcançaram a pontuação mínima, não desanimem, o que para que alguns "parece" ser fácil!, pode não ser para você. O que é mais cômico, é que segundo alguns comentários, a prova estava aparentemente FÁCIL, é que não vejo ninguém comentar que fechou a prova, que errou algumas questões...

SILVIA RAQUEL CASTANHOS SABAT

Silvia Raquel Castanhos Sabat

Bronze DIVISÃO 4, Analista Orçamento
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 15:20

Gente, chega de falatórios, estou distante de alguns de vcs pra caramba, e ao entrar nesse forum tive a esperança de encontrar colegas de profissão, com experiências, que tivessem muita a me acrescentar...E sinceramente, espero não ter minha expectativa frustada...vamos ser maduros e cuidados com nossas palavras...

Daniel Oliva Barbosa

Daniel Oliva Barbosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 15:25

Pelo que fiquei sabendo (não fui eu quem fez a conta) a prova da Petrobras pra Contador Júnior reprovou 99,7% dos candidatos.

Ou seja, somente 0,3% atingiram os 60% requeridos na prova de conhecimentos específicos e pelo menos 50% na prova de português e inglês.

Ou estamos muito fracos, ou a Cesgranrio preparou a prova exclusivamente para gênios, porque, segundo ela, 99,7% dos contadores que fizeram a prova não têm a mínima condição de trabalharem na Petrobras.

Lembrem-se que nas provas anteriores bastava atingir 40% da prova de conhecimentos específicos para se classificar.

Comparando a última prova da Petrobras com esta do exame de suficiência, notei dois pontos importantes. O primeiro é que a prova do exame de suficiência foi muito mais mal feita. O segundo ponto é que o exame nos dava informações no gabarito. A prova para Contador Júnior não. Eram fornecidas uma ou duas informações e o resto teríamos que lembrar em leis, normas e deliberações.

Havia questões de cálculos sem sequer um algarismo no enunciado!

Os outros concursos públicos vêm acompanhando esta tendência de pedreira extrema até mesmo para classificar os profissionais.

Realmente não achei o exame de suficiência difícil. Achei que eu deveria ter estudado mais para tirar uma nota maior. E realmente penso que ele não deve ser difícil como um concurso público, já que o objetivo dele é simplesmente atestar conhecimentos mínimos para exercer a profissão.

alexander luiz de moraes santos

Alexander Luiz de Moraes Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 16:23

Boa tarde, Colegas

O recurso e valido sim, para os que tiraram 22, 23 e 24. o que nao concordo e com este discurso moralista, que o exame de suficiencia, vai moralizar a classe, pois o que e 50% de pontos num universo de conhecimento que abrange a área contabil, uma vez que nossas universidades estao sucateadas, conhecemos varios profissionais com CRC, que nao valem nada, para moralizar prescisamos e de um conselho mais ativo no que tange a fiscalizaçao de maus profissionais, de faculdades de ciencias contabeis, mais voltadas para o ensino nao só para mensalidades caras, que pagamos e a prova tem que ser para todos o profissionais de 05 em 05 anos, ai sim seria um exame com respaldo, agora estudamos 10 periodos na faculdade passamos em todas as materias e nao conseguimos passar na prova, nao e o meu caso pois passei, sera que a culpa e do conselho que nao soube elaborar as provas ou a culpa e das faculdades, fico com as faculdades pois elas que nos enrolaram. na minha opiniao temos que cobrar mais e das nossa instituiçoes de ensino

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 16:36

A Cesgranrio perdeu o juízo, a prova do concurso não estava cobrando apenas conhecimento, tinha muita coisa de decorar (como por exemplo alíquota de ISS do estado do Rio de Janeiro).. matérias que nem estavam do edital!

Até agora há candidatos sem entender como não houve anulação de nenhuma questão.. Trabalhar na Petro deve ser bom, mas nem sei se faria outra prova! Não faltou muito pra passar junto com o último colocado, com a nota mínima.. rsrs

E aposto que vão convocar todos!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 16:50

Esse concuso agora com certeza ela vai convocar todos.. Porque só vaga certa, eram 19.. passaram 41, em quase 11 mil.. Era pra ter formado cadastro de 190! Logo vem outro concurso ai..

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 17:08

Caros colegas, já havia enviado essa msg, mas às vezes alguém não viu e pode se interessar. "Estou vendendo um excelente livro preparatório para o Exame de Suficiência.

"Exame de Suficiência em Contabilidade - 2ª Edição 2006 - Niyama, Jorge Katsumi

A equipe de professores da Universidade de Brasília (UnB), do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, vem contribuir com esta obra para atender aos bacharéis em Ciências Contábeis e formandos em nível médio em contabilidade que buscam a aprovação nos exames de suficiência com vistas à obtenção do registro nos Conselhos de Contabilidade para habilitação profissional. Esse esforço cooperativo dos professores visa proporcionar a cobertura de todas as disciplinas que são requeridas no exame em uma única obra, contemplando abordagem teórica específica do Programa e complementada com questões práticas para avaliação do ensino-aprendizagem. Com isso, reuniram num livro as questões relevantes exigidas no Exame de Suficiência realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade, cujos conteúdos encontram-se diluídos em mais de 10 disciplinas diferentes."

É um resumo de todo o conteúdo ministrado em sala de aula com ênfase no programa exigido para realização do exame. Está novíssimo, visto que foi usado para estudar porém com bastante zelo, como tem que ser com todas obras. Número de páginas: 416

Em caso de interesse, favor postar aqui no fórum!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 14:32

Alô, alô pessoal, alô Daniel Oliva Barbosa e demais .... todas justificativas tem um processo introdutório, isso é uma formalidade..... tanto q quando estiverem exercendo a profissão de fato, muitos relatórios serão como o Prof. Christian fez........... siga o roteiro, mas lembrem-se, cada um deve fazer da sua maneira, como bem achar.....

Ótimo sábado para todos

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 14:46

Danilo. boa tarde.

Gostaria de maiores informacoes sobre o livro.
Vou comecar a me preparar para prestar o exame em setembro.

O que me causa estranheza é que a edicao é de 2006. É isso?!
De la pra ca mudaram muitas coisas.

Aguardo.

Genival

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 16:45

Genival, boa tarde! Quando comprei, no ano passado, olhei todos voltados para o exame que existiam, sendo esse o melhor.

Como o exame de suficiencia por um longo tempo ficou suspenso, não se editou obras com o intuito específico de ajudar os candidatos, daí o ano de 2006. É um livro com teoria e exercicios que caíram nos exames anteriores.

Pelo fato de ter sido publicado em 2006, para a realização da prova, a grande, maior parte do conteúdo não mudou absolutamente nada. As alterações foram na lei 6.404/76 e estão sendo feitas até hoje, até se chegar em um consenso. Uma ou outra mudança pode ser estudada com material complementar encontrado em qualquer página na internet.

Para mais informações do livro, que alias foi fetio por professores da UnB, pode olhar nesse site da editora Atlas:

Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.editoraatlas.com.br

Qualquer coisa, à disposição. Abraço!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Página 28 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.