x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 27 abril 2011 | 09:49

Mandei um email pro CFC questionando sobre a lista de aprovados e recebi a seguinte resposta:

Prezado(a) Senhor(a),



O prazo contido no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2010 é de até 60 dias para a divulgação do resultado. No entanto, prevemos a divulgação na primeira quinzena do mês de maio/2011.





Atenciosamente,



Departamento de Exames (Depex)

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional

Conselho Federal de Contabilidade

( Oculto | Fax: Oculto

Daniel Krettli

Daniel Krettli

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 12:38

Boa Tarde Pessoal,

Alguém pode me ajudar na questão abaixo:

Uma empresa tem uma estrutura de capital composta por 60% de capital próprio e o restante de capital de
terceiros. Para esta estrutura e sabe-se que os proprietários da empresa esperam um retorno de investimento de
30% e o custo médio ponderado de capital é de 25% ao ano. É estratégico para a empresa reduzir o seu
CMPC para 20% ao ano aumentando a participação do capital de terceiros (Alavancagem Financeira) e mantendo
os custos atuais do capital próprio e de terceiros. A participação do capital próprio e do capital de terceiros para
que esta empresa alcance seu objetivo serão, respectivamente:

A) 20% e 80%
B) 30% e 70%
C) 28% e 72%
D) 25% e 75%
E) 32% e 68%

Resposta: A

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 15:47

Caros Colegas,

Não fiz oficialmente o exame, apenas uma simulação com o caderno de questões.

Opino quanto à incorreção da questão nº1 que, em minha opinião, deve ser anulada.

Observemos que nela são citadas:

* Venda: 9.000,00;
* Compra: 5.000,00;
* ICMS s/ Compra: 1.000,00;
* ICMS s/ Venda: 1.800,00;
* Despesas somadas: 1.400,00;

Resolução:

DVA

RBV: 9.000,00
CMV (Compra - ICMS s/ Compra): 4.000,00
Despesas: 1.400,00
Valor Adicionado a Distribuir: 3.600,00

* O ICMS sobre vendas (1.800,00) faz parte das distribuições do Valor Adicionado.

Portanto, não há resposta correta dentre as alternativas apresentadas no caderno.

A resposta apresentada no gabarito, com certeza considera o valor total da compra como CMV. Tal prática é incorreta, pois o lançamento do estoque deve ser líquido de tributos diretos. (O ICMS s/ compra deve constar na conta "ICMS a Recuperar").

Abraços!

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Myrla Raianne Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 15:56

´Pessoal, boa tarde, acabei de ligar para a FBC Oculto, pois foram eles que aplicaram a prova e estão fazendo a correção, tive a informação que o resultado sairá na 1ª. quinzena de maio, rsrsrsrsrs a primeira quinzena vai do dia 01 a 15.......... será difícil eles terem como todos os demais orgãos examinadores (CESPE, ESPP, FCC, CESGRANRIO e demais) uma data correta?

Daniel Portella

Daniel Portella

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 21:08

Cara Marta,

Verifique abaixo, texto retirado da Resolução CFC nº 1.170/09, que aprova a NBC TG 16 - Estoques:

11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.273/10)


Tal texto me motivou a imaginar que o Custo a ser considerado como "Insumos adquiridos de terceiros", fosse líquido dos tributos recuperáveis.

Porém, observe abaixo, texto retirado da Resolução CFC nº: 1.010/05, que aprova a NBC T 3.7 - Demonstração do Valor Adicionado:

"(...)3.7.2. ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO(...)"

"(...) 3.7.2.5. No grupo de insumos adquiridos de terceiros, devem ser apresentados:

a) materiais consumidos incluídos no custo dos produtos, mercadorias e serviços vendidos;

b) demais custos dos produtos, mercadorias e serviços vendidos, exceto gastos com pessoal próprio e depreciações, amortizações e exaustões;

c) despesas operacionais incorridas com terceiros, tais como: materiais de consumo, telefone, água, serviços de terceiros, energia;

d) valores relativos a perdas de ativos, como perdas na realização de estoques ou investimentos, etc.

3.7.2.6. Nos valores constantes dos itens “a”, “b” e “c” acima, devem ser considerados todos os tributos incluídos na aquisição, recuperáveis ou não.(...)"


Portanto,

Minha afirmação acima foi equivocada.
Agradeço-a pela correção.

Abraço!

Daniel Portella
Analista Fiscal, Professor e Estudante das Ciências Contábeis
Osame Morinishi Neto

Osame Morinishi Neto

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Domingo | 8 maio 2011 | 20:20

Boa noite.

Senhores,

Eu gostaria de contribuir com a minha resolução da questão 16 da prova de bacharel.
Achei uma das mais interessantes....

O comprador de uma indústria tem a opção de compra de 5.000 kg de matéria - prima por R$ 2,00 o quilo, á vista, ou R$ 2,20 o quilo, para pagamento em dois meses. Em ambos os casos, incidirá IPI à aliquota de 10 % e ICMS à alíquota de 12 %, recuperáveis em 1 mês. Considerando uma taxa de juros de 10% ao mês, a melhor opção de compra para a empresa é :

Para se comparar a melhor opção de compra, deve-se trazer todos os montantes a valores presentes.
O imposto em questão só será recuperável em um mês, logo eu devo trazer ele a valor presente, tanto na venda a vista como na venda à prazo.

Compra à vista

5000 x 2000 = 10.000
ipi = 1000
Icms = 1200
Total a pagar pela nota = 11000

O valor da mercadoria é o valor total menos os impostos recuperáveis:

Mercadoria = Total a Pagar - Imp/Recup.

O total a pagar já esta à valor presente, o mesmo deve ser feito com os impostos. Eu só poderei recuperar 2200 depois de um mês, logo devo saber qual o valor presente destes tributos:
n
M = C x(1+i)

2200 = C x(1+1)¹
C = 2000 (valor presente dos imp/ recup)

Qual é o valor presente da mercadoria comprada?
Mercadoria = Total a Pagar - Imp/Recup
Mercadoria = 11000 - 2000
Mercadoria = 9000

A mercadoria comprada a vista terá valor presente igual a 9000.

E na compra a prazo?

5000 x 2,2 = 11000
IPI = 1100
ICMS = 1320
Total a pagar pela nota = 12100

Imp/Recup/ = 2420 (valor futuro - só posso me recuperar um mês depois da compra)
n
M = C x (1+i)
2420 = C x (1 + 0,1)¹
C = 2200 (valor presente dos impostos recuperáveis)

O pagamento da nota é para dois meses no valor de 12100, logo deve-se trazer a valor presente a obrigação:
n
M = C x (1+i)
12100 = C x (1+0,1)²
C = 11000 ( valor presente do total a pagar pelas mercadorias - obrigação)

Qual o valor presente da mercadoria na compra à prazo?

Mercadoria = Total a pagar - Imp/ Recup/
Mercadoria = 11000 - 2200
Mercadoria = 7800

Senhores, a resposta é a alternativa D.
Acredito que a lógica para resolver tal problema seja esta... pelo menos chegou-se ao valor indicado no gabarito.
Dá para recorrer da questão... até dá...

Um forte abraço.

Osame Morinishi Neto
Contador/ Advogado
@Oculto







Victor

Victor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 16:06

Claro que são os dois... até porque, depois dos recursos não terão outros recursos... se tivesse, teria que ter mais um recurso. Mais um e mais um... rs

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 16:09

kkkkk.. pois é, acho que a dúvida foi no sentido de "vai que nem dão satisfação dos recursos" rsrs

espero que depois também não haja muita burocracia pra ter o registro em mãos.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 17:53

Carlos,

Não duvido que seja assim mesmo! A começar pela demora no resultado final.. O jeito será solicitar a certidão de aprovação (previsto no edital); que aliás, é informado que seria fornecido sem ônus (da parte do CRC). Mas vai colocar as exigêncais no papel.. Até isso tem custo pra gente. rsrs

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 9 maio 2011 | 19:17

pessoal o registro Você pode ter quase na hora rsrsrs digo o numero do crc,porem a carteirinha rsrsrsrsr essa demora

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 09:17

é verdade rsrsr,ja esta na hora heim nao sei por que a excessiva demora para entregar este resultados ,imagine se tivesse questoe teoricas rsrsrs entao seria 8 meses para o resultado rsrsrsrs
mas eu compreendo a demora.

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 09:30

verdade rsrsrsr,nem tinha me lembrado do diario rsrs,apesar que pelo menos eu espero que o pagamento da anuidade seja proporcional tb né rsrsrsrsr

Victor

Victor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 10:13

Ih é... espero também que o pagamento seja proporcional. E eu ainda vou converter de técnico para contador. Já paguei a anuidade deste ano e não é muito diferente do valor para contador. Vamos ver o que eles vão fazer!

Será que sai no DOU? Está escrito isso no edital?

O registro sai na hora, dependendo da urgência. A minha carteirinha demorou 20 dias para chegar. Porém, para exercer a profissão, basta o número de registro e a identidade.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 11:16

Victor,

Sai no DOU sim! É o ato que oficializa a aprovação.. É, pagando (o pequeno valor) tudo se resolve! Mas a parte mais complicada realmente já passou.

Agora? Só falta ver a cor do dinheiro né.. kkk

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Victor

Victor

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 11:37

"5.5. A relação dos aprovados será publicada no Diário Oficial da União (DOU) até 60 (sessenta) dias da data de realização das provas. Os aprovados no Exame de Suficiência terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado. "

É verdade. Acho que nesta semana, sai!


Quando fui fazer o registro de técnico, por ser a primeira anuidade, paguei bem pouco... Acho que o desconto foi de 80%.

Página 32 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.