x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Luisa Teodoro

Luisa Teodoro

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 12:55

Boa tarde pessoal, acabei de receber o seguinte e-mail do CFC :

Prezado(a) Senhor(a),


O prazo contido no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2010 é de até 60 dias para a divulgação do resultado. Assim, em virtude dos recursos interpostos e da análise dos mesmos, prevemos a divulgação entre os dias 25 e 27 de maio de 2011 da lista dos aprovados.


As respostas aos recursos deverão ser consultados via sistema de inscrição pelos interessados, informando CPF e senha após a divulgação do resultado.


A relação de aprovados será publicado no Diário Oficial da União bem como disponibilizado nos sites do CFC https://www.cfc.org.br e FBC https://www.fbc.org.br


Os gabaritos e as provas encontram-se disponíveis no site do CFC e FBC.


Atenciosamente,


Departamento de Exames (Depex)

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional

Conselho Federal de Contabilidade

( Oculto | Fax: Oculto

* @Oculto | @Oculto

Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:04

Só pode ser uma brincadeira o que o CFC está fazendo conosco.
O email que mandaram para mim diz o seguinte:
Prezado(a) Senhor(a),



O prazo contido no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2010 é de até 60 dias para a divulgação do resultado. No entanto, prevemos a divulgação na primeira quinzena do mês de maio/2011.



A relação de aprovados será publicado no Diário Oficial da União bem como disponibilizado nos sites do CFC https://www.cfc.org.br e FBC https://www.fbc.org.br



Os gabaritos e as provas encontram-se disponíveis no site do CFC e FBC.



Os recursos interpostos encontram-se sob análise da Comissão Operacional.





Atenciosamente,



Departamento de Exames (Depex)

Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional

Conselho Federal de Contabilidade

( Oculto | Fax: Oculto

* @Oculto | @Oculto

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:14

Prezada Luciele e Gilmar Pedrete,

Discordo completamente de vocês quando afirmam que a culpa é do CFC, pois as faculdades não preparam os alunos para o exame.
O exame foi feitopara avaliar os estudantes! Não para aprovar todos porque não tiveram um ensino bom o suficiente!

Podemos reclamar da desorganização, da demora, do descaso. Mas não podemos reclamar que o CFC está exigindo demais no exame. Se as faculdades são limitadas, caberia a nós, estudantes, reclamar por uma educação de mais qualidade.
Poderíamos reclamar com o CFC para que eles acompanhem mais de perto as faculdades, mas quem autoriza esses cursos deficitários é o MEC.
Para mim, isso seria premiar a medíocridade.

Me desculpem se fui um pouco rude, mas acredito que essa é a hora de dignificarmos a classe, pois trabalhei durante 02 anos no CRC e via de perto a situação dos "profissionais". Antes que me execrem, rstou tirando o meu registro agora também, pois sou recém formado e apoio o CFC nessa iniciativa.

Alexandre Lira

Alexandre Lira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:18

Boa tarde a todos

Acabei de receber um email exatamente igual ao postado acima por Luisa Teodoro.

Espero que o motivo que está imprerrando a divulgação, ou seja, o grande número de processos, possa surtir efeitos positivos principalmente no cancelamento de algumas questões duvidosas e com isso beneficiar aqueles que estão abaixo, no entanto, próximos dos 50% exigidos.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:26

sem duvidas Lucas, não acuso o CFC pela baixa qualidade do ensino e nem disse que a minha faculdade esta inclusa, porem critiquei o fato do exame surgir assim do nada, muitos estudantes optariam por outro curso se soubessem dessa prova, quando ja esta terminando aparece uma bomba dessa ai fica complicado neh? Mais enfim tbm concordo que o exame pode beneficiar, porem deve ser observadas as regras para criação dessas provas, eu critiquei foi isso meu querido. E vc ja trabalhou no CRc como disse neh? Sem duvidas ja esta contaminado. E desculpe se fui "rude" não tive a intenção.

Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:30

Para Vanessa Rodrigues.
Não se oriente apenas pela apostila do CFC, pois cairam muitas questões que não constam na apostila, "normativas CFC 2009 e 2010" e "pronunciamentos do CPC", portanto busque outras fontes de estudo para estar bem preparada.

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:35

Boa Gilmar, e se os CRCs acham que tem tanto profissional despreparado porque nao fiscalizam e caçam os registros?? isso é previsto pelo código de ética. Talvez seja porque nao querem perder a sua receita com as anuidades!!!!

Abraço a todos e vamos esperar mais 2 semanas.

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:41

Ja cansei dessa ladainha de que os CRCs estao querendo melhorar o nivel, ja cansei de denunciar casos de total irresponsabilidade e falta de ética de profissionais e o CRC nunca fez nada. Se realmente quizessem fiscalizariam de forma rigorosa. Outra quem vai ter que nivelar os profissionais são os CRCs, porque faculdade você faz uma vez e depois deu, pode exercer a profissao. Ninguem garante que vc vai continuar se atualizando, logo se os CRCs botarem em pratica a idéia de educação continuada talvez melhorara, agora que dizer que tem muitos profissionais desqualificados é o mesmo que dizer, "os CRCs são incompetentes porque sabem que tem despreparados, sabem quem são, e não fiscalizao.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:43

Parabéns Fabiano, vc conseguiu cortar a crista desses B... que defendem o CRC e CFC. Ate pararam de manifestar. Vc esta certissimo em tudo q fala.

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:45

bom pessoal eu tinha avisado que eles nao iriam liberar o resultado ate sexta.mas agora dizer que só dia 27 ,estao de sacanagem só pode.
Um lado positivo tem rsrsrs ,pagarei proporcional minha anuidade ,devido a demora

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:45

Gilmar,

Essa "bomba" já era anunciada faz muito tempo, pois o exame de suficiência estava suspenso por decisão judicial e sempre foi uma luta do sistema CFC/CRC's colocá-lo novamente em prática. E essa bomba não é muito diferente do ENADE que todos estamos sujeitos à enfrentar. E essa "bomba" ainda é melhor para nós, pois são assuntos inerentes ao nosso convívio acadêmico.
E quanto a já estar contaminado, sinceramente não entendi o que você quis dizer com tal afirmação, pois apesar de estarmos (e me incluo nisso) insatisfeitos com a atuação do sistema CFC/CRC's, existem profissionais que tem um carater que dificilmente encontrarei em outros locais.

Atenciosamente,

Guilherme

Guilherme

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:47

depois o proprio cfc nsao tem ideia o por que de tantos mandados de segurança , diminuindo o proprio prestigio da classe

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:49

Prezados,

Não estou defendendo o CRC, mas vocês sabem como são eleitos os integrantes? Vocês já participaram de alguma reunião de sindicato ou de órgão representativo?
Pois os integrantes do CRC são escolhidos através do voto.
E estive do outro lado também e pude conhecer "profissionais" que reclamavam que o CRC não fiscalizava, que não fazia nada!
Mas na hora de denuncia, não o faziam para "não prejudicar o colega".
Na hora de prestar uma queixa na Ouvidoria, não o faziam para "não sermos perserguidos".
Como se pode mudar algo, esperando que outros o façam por nós?

Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:50

Gilmar é que as pessoas nao analizam toda a situação. Ninguem aqui esta falando que exame é algo ruim, só que o problema não esta só ai. Principalmente quando se trata de profissão, porque qualquer tanso faz um cursinho e passa no exame de suficiencia, e ai?? vao dizer que esse cara que nunca trabalhou na area, nao teve na melhor faculdade, mais fez cursinho é um cara acima da média? garantira esse exame a qualificação desse cara pra sempre??? NAO.

O que vai garantir a qualificação desse profissional é um conselho atuante ( não digo atuante de cobrar anuidade, como é hj) digo, em fiscalizar e PUNIR, o mal profissional e se necessário exclui-lo do mercado, antes que o sistema de fiscalização dos CRCs começem a fazer isso, nao me venham reclamar de maus profissionais.

Só estou falando isso porque respeito todos aqui, e acho desmerecimento falar que alguns sao medianos, outros ruins. EXAME é EXAME, muitas variaveis inclusas, tenho certeza que tem bons profissionais que nao foram tao bem no exame, e vice e versa. Vamos nos respeitar e tentar entender todo o sistema.

Abraço Gilmar e a todo o restante do publico.

Gilmar Pedrete

Gilmar Pedrete

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:52

Lucas sinceramente não sabia dessa volta repentina da prova, fiquei sabendo quando divulgaram a lei que autorizava a volta da mesma, sem duvidas deveriam sim da um prazo para que as faculdades se adaptarem a tal questão. Todos fazem um curso esperando formar e seguir a carreira e aparece um "bomba" dessa para atrazar e ate mesmo impedir, e questão de ser ou não ser bom contador os CRC's estão ai para fiscalizar vc não acha? Infelizmente essa prova não mostra se somos ou não bons profissionais, isso so sera capaz quando realmente exercemos a profissão. Mais enfim meu caro não estou aqui pra discutir com ninguem, o forum foi criado para trocarmos opiniões, porem deve ser respeitada a de todos, coisa que vc não fez no seu comentario anterior. Bom tbm. Agora vou trabalhar um pouquinho pq meus clientes precisam do meu trabalho.

EDUARDO

Eduardo

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:53

Palhaçado do CFC, tudo pra arrumar dinheiro,mas, a gente sabe como é la dentro, ja vi coisas piores , podem falar o q quiser mas nao teve a divulgação correta.vergonha do CFC!!!!!!. não sabem nem aplicar uma prova,totalmente desorganizados,pelo gabarito eu passei,mas fico revoltado por outros que foram pegos de surpresa.

Eduardo Trigueiro-Rio de janeiro-RJ
Fabiano Marcucci

Fabiano Marcucci

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:54

Lucas não viaja, falasse que você no seu trabalho la no CRC cansou de ver maus profissionais, e é lógico que os CRCs conhecem muitos. Só eu ja denuncie algumas vezes, sabem quantas vezes deu certo minha denuncia?? nenhuma, uma hora o profissional cansa de denunciar isso é fato.

Albanir Oliveira

Albanir Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:56

Bom pessoal, pelo menos tem um lado bom, o excesso de recursos impetrados sobre as questões mal redigidas. isso significa que o "bixo pegou" tomara que anulem pelo menos umas 4 questões. ai vai ser só correr pro abraço e fazer um belo de um churrasco. ^.^

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:58

Fabiano,

Não estou dizendo que o CRC está correto. Longe disso! Acho que esse é um dos órgãos mais ineficazes que conheço!
Pode parecer em meus comentários que eu sou fã do CRC. Eu não sou!!!

O que eu quero que percebamos é que NÓS devemos mudar isso. A cada 02 anos existe votação para Presidente e Conselheiros!!
Por que não montarmos uma chapa e tentar mudar isso?
É um cargo benemérito, mas de grande importância.

Atenciosamente,

Humberto Fernando Ferreira da Silva

Humberto Fernando Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 14:03

Ai pessoal, segue email do CFC.

"Prezado(a) Senhor(a),



O prazo contido no Edital Exame de Suficiência n.º 01/2010 é de até 60 dias para a divulgação do resultado. No entanto, prevemos a divulgação na primeira quinzena do mês de maio/2011.



A relação de aprovados será publicado no Diário Oficial da União bem como disponibilizado nos sites do CFC https://www.cfc.org.br e FBC https://www.fbc.org.br



Os gabaritos e as provas encontram-se disponíveis no site do CFC e FBC.



Os recursos interpostos encontram-se sob análise da Comissão Operacional."

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 14:09

O problema desses tipos de órgãos, ainda mais se tiver sob influência política direta ou indireta, é que prevalece o interesse de poucos em detrimento dos interesses de muitos. A única forma de mudar isso será no dia em que cada um parar de pensar mais em si e começar a pensar também um pouco mais no outro!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 14:20

Pessoal, acabei de ligar pra lá.
Eles estão mais perdidos que cego em tiroteio.
Perguntei a previsão para divulgação do resultado, tendo em vista que em um email eles mandaram a data do dia 15 e em outro do dia 27. A mulher do setor disse que eles estão em fase de finalização da lista dos aprovados, que talvez semana que vem saísse.
Ou seja, já deram trÊs datas, essa semana, semana que vem e na outra.
Só deixei uma coisa bem claro pra eles. O resultado não pode sair dia 27/05 tendo em vista que o prazo máximo dos 60 dias encerra dia 26/05.
Como eles querem ter credibilidade com a classe agindo dessa forma, isso que este é só o primeiro exame após a lei.

Página 35 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.