x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.079

acessos 156.727

Exame de Suficiência 2011

Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:36

Eu fiquei com dúvidas na questão 2

respondi letra A levando em consideração que lá está escrito que o valor da nota foi R$110000,00

Sendo assim, não está informado se os juros fazem parte do total dessa nota.

Se o valor da nota foi esse, não é considerado a receita bruta?

Michel Douglas Batista

Michel Douglas Batista

Bronze DIVISÃO 4, Analista Tributos
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:40

Obrigado Danilo, to ancioso para responder a provar. Da mateira que caiu(edital) só não tive ainda Pericia, Controladoria e Auditoria.

Abraço

Michel Douglas Batista
Universitário - Ciências Contábeis.
Curitiba-Pr
@Michel_Dougs
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:44

A seguir, resolução para a Questão 2 tirada do site http://papocomchristian.blogspot.com

"Lançamento de uma venda de mercadorias para o recebimento com o prazo de 13 meses, considerando uma taxa de juros de 10 % no período. O valor da nota fiscal foi de R$ 110.000,00

Interessante esse assunto venda a prazo com juros

Letra B ou D

d- Contas a Receber R$ 110.000,00
c- Receita Bruta com Vendas R$ 100.000,00
c- Receita Financeira R$ 10.000,00

Obs. Em relação a questão existe um ponto interessante, ele deixou a possibilidade de entender que a venda a prazo seria um valor que estaria incluído ou não, fazendo parte do negócio do preço de venda (nota), lançamento da letra D (correção ), apenas reconhecendo a venda a prazo, pois a idéia desse tipo de questão era de reconhecer os ajustes do valor presente no recebimento de juros, pré-acordado, assim o texto do exercício diz " [...] considerando uma taxa de juros de 10% no período [...] " sem completar a posição com frases :/... para o recebimento com atraso, /... para o recebimento pré-fixado, / ... para o recebimento já acordado, / ... incluso na nota,/ ... a ser apropriado, etc...


Uma contribuição da Mary


Q02 - LER CPC 30 Reconhecimento das receitas:

Vendas para recebimento parcelado (prestações). A receita atribuível ao preço de venda, líquido de juros, é reconhecida à data da venda. O preço de venda é o valor presente da retribuição, descontando-se das parcelas a receber a taxa de juro imputada. Os juros são reconhecidos como receita à medida que são gerados, utilizando-se o método do juro efetivo.


A opção que reconhece a receita financeira gerada é a B"

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Michel Douglas Batista

Michel Douglas Batista

Bronze DIVISÃO 4, Analista Tributos
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:44

Ronaldo, pelo que estive vendo a Questão 2 a letra é B ou D.
d- Contas a Receb R$ 110.000,00
c- Rec Bruta com Vendas R$ 100.000,00
c- Rec Finan R$ 10.000,00


Considerando que a questão esta mal escrita, os 10% Não da pra entender se é de atraso, pré fixado, acordado, incluso.

Michel Douglas Batista
Universitário - Ciências Contábeis.
Curitiba-Pr
@Michel_Dougs
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:48

Michel, a idéia da ciência contábil, por ser uma ciência social, é justamente feita por pessoas com pontos de vista diferentes que, debatendo, chegam a um acordo que beneficiará a todos!

Sobre as matérias de Auditoria, Controladoria e Perícia foram (infelizmente) minoria na prova de bacharel.

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:51

Visto isso, acredito que seja a resposta B a correta, pois de acordo com o principio de competencia a receita deverá ser apropriada no momento em que ocorre

mesmo assim, a questão está mal formulada, não diz se esses juros são condicionais ou não

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:53

O jeito é esperar e ver o posicionamento do CFC diante de possíveis recursos que certamente irão aparecer..

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:58

tomara q cancelem essa e deem o ponto..rsrsrs

to precisando e mto, pelas minhas contas se eu conseguir passar vai ser em cima

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:58

O jeito é aguardar o gabarito oficial mesmo. pq eu tava tentando fazer um ideal aqui de todas as pessoas que deram ctz e argumentaram as questões, e cheguei a conclusão que não tem como isso... a questão 40 por exemplo, acabaram de falar que é ctz, e mandaram uns artigos, falando que era a A, agora recebemos um novo artigo e com outra alternativa, Desisto, vou aguardar mesmo. hahaha uma hora eu conferindo deu 30 acertos, agora pouco 23... =/...

Boa sorte a todos.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 15:58

Mesmo diante destas explicações, ainda não me convenci de que a resposta da questão 02 seja outra letra, que não a "A". Segue meu raciocínio.

Ainda que a questão tenha mencioanado o fato da receita financeira, e o pagamento a prazo, em meu entendimento, o valor da nota fiscal é o valor dos protudos, portanto, a receita com vendas e o contas a receber deveriam ser contabilizados como 110.000,00.

Não há na nota fiscal campo próprio destinado ao "valor de juros" que interfira no campo "valor do documento" a não ser que se tenha considerado isto como Outras despesas acessórias, o que seria uma tremenda incoerência, afinal tributariam de ICMS e demais tributos uma receita financeira.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:02

Questão 40 é alternativa B, já está resolvido. Em caso de dúvida, consultar RESOLUÇÃO CFC Nº 1282/10

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:03

para responder a questão 40, verifique a redação da Resolução do CFC Nº 750/93, já considerando as modificações promovidas pela Resolução CFC Nº 1.282/2010. Depois de uma rápida busca, vai perceber que o correto é letra B. Induscutívelmente.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:04

resposta 40 a correta ao meu ver é a letra B


Os ativos são avaliados pelo valor de liquidação quando do encerramento de suas atividades, e não pressupondo-se que a Entidade continuará em operação futura.


As outras duas estão corretas de acordo com a resolução CFC1121/2008

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:04

Ainda que a questão tenha mencioanado o fato da receita financeira, e o pagamento a prazo, em meu entendimento, o valor da nota fiscal é o valor dos protudos


Mailson, não é bem assim. Vide caso do IPI, que está incluído no valor da nota porém é cobrado "por fora".

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:06

eu concordo que houve receita de juros, mas a receita de juros só deverá ser reconhecida no momento do recebimento. Vocês podem argumentar que já sei a quantia de juros que haverá sobre a operação, e claro, poderia ser feita de antemão a provisão de juros a receber, mas... imaginemos um cenário em que o pagamento das parcelas seja feita antecipadamente, ora, teremos que estornar a provisão de juros a receber.

Também concordo com que a redação deixou a desejar, mas a reposta "menos errada" ao meu ver seria letra A.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:07

Eu pensei isso também mailson

mas pra efeitos de PIS/COFINS essa receita de juros é considerada receita financeira, mesmo que esteja integrando o valor total da nota.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:08

o IPI possui um campo específio da nota fiscal, e seu valor engloba o total dos produtos (se não recuperável), já no caso da receita financeira não há campo na nota fiscal que a distingua.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go
DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:11

CPC 30 Reconhecimento das receitas:

Vendas para recebimento parcelado (prestações). A receita atribuível ao preço de venda, líquido de juros, é reconhecida à data da venda. O preço de venda é o valor presente da retribuição, descontando-se das parcelas a receber a taxa de juro imputada. Os juros são reconhecidos como receita à medida que são gerados, utilizando-se o método do juro efetivo.

Penso que tem a ver com isso!

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
vitor

Vitor

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:17

se vc reconhece uma receita financeita ja pode descartar a alternativa A pois ela reconhece somente a receita de vendas.

Eu FICO ENTRE b e d

Ronaldo

Ronaldo

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:18

olhem só retirei esse pedaço de um site sobre PIS/COFINS

"Referidos encargos financeiros (juros) embora tenham origem na operação de compra e venda, são adicionados ao valor da operação em razão do credor ficar privado do seu capital, ou seja, ele ao mesmo tempo remunera e mantém o poder de compra da moeda não recebida no ato da compra e venda.
Embora integre o valor da operação de compra e venda e, por esta razão ser considerado receita bruta e, portanto, tributável para fins de PIS e COFINS, tal fato não tem o condão de transmutar sua natureza jurídica de receita financeira.
O encargo financeiro (juros) constitui resultado operacional das atividades desenvolvidas pela Recorrente, no entanto é “receita financeira”, ou seja, espécie do gênero “receita bruta”. O Regulamento do Imposto sobre a Renda, na parte em que dispõe sobre outros resultados operacionais (Seção IV), relaciona os resultados enquadrados como “Receitas e Despesas Financeira” (Subseção I). E, em seu art. 373 traz expressa referência aos encargos denominados “juros”."

joaocarlos.net.br

Aldrey Kich

Aldrey Kich

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:18

Pessoal

Estive vendo vários gabaritos provisórios, e todos estão indicando a 21 como resposta a letra A.

Analisando vejo que a correta é a B, pois conforme manual de CONTABILIDADE APLICADA AOS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDENCIA SOCIAL
Da autora: Diana Vaz de Lima.


Receita a Realizar - Código 1.9.1.1.1.00.00

Função Conta Escriturada. Registrar os valores relativos à previsão inicial e adicional da receita, segundo a sua natureza.

Funcionamento Debita-se pela previsão inicial e adicional da receita, pela restituição, dedução, desconto e anulação da receita. Credita-se pela anulação da receita prevista, pela realização da receita e pelo encerramento do exercício.

Natureza do saldo Devedora.

Ou seja, o lançamento correto para a fixação da Receita Orçamentária será:
Débito: 1.9.1.1.1.00.00 - Receita a Realizar
Crédito: 2.9.1.1.1.00.00 - Previsão Inicial da Receita/Ou Receita Fixada.

DANILO LIMA CHAVES

Danilo Lima Chaves

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 16:30

Vou abrir uma exceção! kkkk

PREVISÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA

10.1
Código daConta Título da Conta Valor (R$)
5.2.1.x.x.xx.xx Previsão inicial da receita 1.200.000 D 6.2.1.x.x.xx.xx Receita orçamentária a realizar 1.200.000 C


FIXAÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA

10.2
Código daConta Título da Conta Valor (R$)
5.2.2.x.x.xx.xx Dotação orçamentária inicial 1.200.000 D
6.2.2.x.x.xx.xx Crédito orçamentário disponível 1.200.000 C



Confirmado: alternativa A

"Uma longa viagem começa com um único passo." (Lao Tsé)
Larissa Cardoso Lima

Larissa Cardoso Lima

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 17:00

Vitor, a 31 acho que todo mundo foi pela logica. Ninguem sabia fazer de fato pelo que parece, e como essa prova tudo que foi pela logica tinha resposta e estava errado. Entao nao deve ser B.hahahaha

Alguem aí concordou com o professor Cristian quando ao gabarito da 11?

Resposta:A

Acho que ele se enganou. E voces?

Página 6 de 36

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.