x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 39

acessos 43.425

Setor Fiscal ou Contábil?

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 16:57

Eu acredito que o Setor Contábil percebe remunerações um pouco superiores as do setor fiscal.

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
Wenyo Silva

Wenyo Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 20:27

Do meu ponto de vista as áreas fiscal e contábil, se relacionam pois uma completa a outra. Mais a área fiscal que abrange todos os impostos, legislação, leis complementares e dentre outros e o que mais gosto de fazer. Mais creio que cada trabalho sendo bem feito ele é bem valorizado.

Wenyo Silva
Contador em Graduação
Lilian Laís

Lilian Laís

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2011 | 11:08

O setor fiscal é melhor remunerado, pelo menos aqui na região, pela necessidade de conhecimento mais aprofundado em impostos, dentro outros legislações. Porém é no setor contábil que se encontra os erros do setor fiscal.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 23 dezembro 2011 | 10:46

Fala-se muito do setor fiscal, contábil, rh, porém todo escritório tem o societário ou legalização, automaticamente dependemos de informações fiscais, contábeis e previdenciarias pois quando abrimos uma empresa e erramos um cnae comprometemos todo seu sistema de tributação e quando precisamos encerrar atividades de uma empresa qualquer detalhe errado compromete seu encerramento, baseando no dia a dia do societário procuro aprimorar meus conhecimentos em toda rotina de um escritorio de contabilidade plugando-se em legislações em geral.

O contabilista do século 21 precisa a cada dia aprimorar seus conhecimentos em diversas aréas da contabilidade em geral e suas tecnologias.

Marcelo

WILTON P MORGADO

Wilton P Morgado

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 11:29

Bom o setor Contábil sempre ganha mais que o Fiscal, com poucas exceções, pois o setor Contabil é um cargo superior ao Fiscal, o setor Contabil engloba todos os setores de uma empresa, o problema é que o setor Fiscal tem a maior carga de trabalho e obrigações de uma empresa, são legislações e impostos municipais, estaduais e federais, e em qualquer que seja a tributação do imposto de renda, a correria é sempre fiscal, com impostos que vencem no 3º dia util, no 10 º, no 15º, no 20º, no 25º e no ultimo do mês, fora as Declarações, mas eu me dou bem na area Fiscal e costuma pegar rápido as obrigações novas, mas como sou contador de escritorio contabil (o que é bem diferente de ser contador em uma empresa) preciso saber de todas as areas, pra mim o maior problema é que varias obrigações que deveriam ser Contábeis, passam para o setor Fiscal fazer, a exemplo da DCTF e da DIRF, que são obrigações que englobam informações de DP e do Fiscal, mas geralmente passam para o Fiscal fazer né hehehe ..... mas o Contador que não sabe de Fiscal e D.P. terá muita dificuldade.
Vai ai meu protesto pois o Contador é a ferramenta mais importante de uma empresa ele é inclusive um quase Advogado de seus clientes, mas na hora de pagar eles sempre menosprezam nosso serviço talves por ser nós que calculamos seus impostos, mas quando eles precisam de um Advogado eles pagam o quanto for pedido e nem reclamam.

Wilton
Encar.Dep.Fiscal/Pessoal
WILTON P MORGADO

Wilton P Morgado

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 11:34

Há me esqueci de sitar que além de tudo isso o Contador do Futuro tem também que saber e muito de informatica, até uma noção de programação por causa dos arquivos magnéticos que precisamos entregar ultimamente e futuramente.

Abraço a todos e um Feliz Ano Novo, e que nosso serviço seja menos complicado futuramente .....

Wilton

Wilton
Encar.Dep.Fiscal/Pessoal
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 18:00

Boa tarde !

O setor Contábil é mais abrangente que a área Fiscal, pois há necessidade de conhecimento além da área Fiscal, da área de RH, Custos, partindo para Análise de Balanço, enfim, exige muito mais conhecimentos do que a área Fiscal.

Por outro lado, o profissional que trabalha na área Fiscal, precisa ter conhecimento contábil para que possa ter uma evolução no trabalho fiscal.

A questão da remuneração é muito relativa, mas o profissional da área Contábil em sua plenitude tem a tendência de ter uma maior remuneração pela maior complexidade e exigência de conhecimentos.

Eu trabalhei em todas estas áreas, gosto mais da área contábil, e atualmente trabalho na área Fiscal por opção profissional, por ser um setor diferenciado com apuração de Crédito Acumulado do ICMS.

Este setor em particular, exige um conhecimento maior na área tributária e contábil, sendo que são poucas as empresas ou poucas as atividades que possuem esta apuração de Crédito de ICMS Acumulado.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.