x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 27.051

Ativo e Passivo

marcia cristina de oliveira

Marcia Cristina de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 13:45

Boa tarde,

Faço contabilidade, porem meu professor não consegue enfiar na minha cabeça a forma para montagem do balancete ( Ativo e Passivo)
Me confundo tudo naquelas colunas de lado esquerdo e direito...positivo e negativo...
Tem algum macete para que eu não erre no lançamento?
o que entra no lado direito do ativo e passivo e vice-versa?

Esnark Frank Guedes Pereira

Esnark Frank Guedes Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 16:26

Marcia. Do lado esquerdo é Débito ou Natureza Devedora. Já o lado Direito é Crédito ou Natureza Credora. Sendo assim o Ativo tem Natureza Devedora assim como as Despesas, e o Passivo tem Natureza Credora assim como o PL e as Receitas.

Um título universitário não te encurta as orelhas: só as esconde.

E. Hubbard
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 13:32

Marcia Cristina complementando a explanação dos nossos amigos Ernask e Rafael Carvalho.
Primeira coisa que você tem que compreender é a natureza da contas certo!
Ativo = Natureza Devedora
Passivo = Natureza Credora

Todas as contas de natureza devedora aumentam pelo debito e diminui pelo credito ( ex: bancos, estoques, despesas, custos)
Todas as contas de natureza credora aumentam pelo credito e diminui pelo debito (fornecedores,duplicatas a pagar, receitas).
Marcia contabilmente falando não existe na contabilidade saldo positivo ou negativo,ou, a conta esta com saldo devedor ou credor

Raquel Lopes

Raquel Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 7 fevereiro 2012 | 17:41

Complementando as respostas anteriores,
Sobre os lançamentos, vc não pode errar o nome da conta, e para cada Débito há um Crédito correspondente, ou seja, de igual valor.
os elementos de natureza devedora fiacam no lado do ativo, e os elementos de natureza credora ficam no lado do passivo; Só uma dica: Tudo o que entra é Débito(mercadorias, veículos,movéis e utens. etc ), e tudo o que sai é Crédito(fornecedor, dup. a pgr, financ. )

Raquel R. Lopes
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 17:15

Basta olhar num balancete o posicionamento em qualquer sistema contábil que for mexer ou planilha de excel, estarão na mesma posição, basta gravar quem está do lado de quem.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2012 | 08:50

Olá vou te passar um esquema para decorar a natureza das operações, compartilhei a dica com meus alunos e eles não esqueceram mais, segue:

Contas / Natureza

Ativo (devedora) lembre do sinal -

Passivo (credora) lembre do sinal +

Despesa (devedora) lembre do sinal -

Receita (credora) lembre do sinal +

Portanto segue abaixo:
A-; P+; D-; R+

boa sorte,
Att,
Celso

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.