x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 7.900

Formação em Auditoria

RITIELE SOUSA ANDRADE

Ritiele Sousa Andrade

Prata DIVISÃO 1
há 13 anos Sábado | 30 abril 2011 | 13:06

Boa tarde a todos,
No final do de 2012 estarei concluindo minha graduação em Ciências Contábeis e pretendo seguir careira na área de auditoria. Se possivel gostaria de informações e opiniões dos profissionais cadastrados no fórum para maiores esclarecimentos.
Grato.

"Não há um problema que resista a um ataque do pensamento"
Wiliam Pereira da Silva Junior

Wiliam Pereira da Silva Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 6 maio 2011 | 16:34

Ritiele,

Primeiramente tenha muita certeza que realmente é isso que deseja, para isso procure informações sobre o mercado, o trabalho e as melhores formas de iniciar na profissão.

A carreira de auditor, talvez seja a área mais nobre da contabilidade, mas da mesma maneira é a que mais exige do profissional, para isso esteja consciente que no início da carreira você trabalhará muito e viajará muito e ganhará muito pouco, mas a curto prazo você conseguirá enxergar o retorno através do nível técnico que você atingirá em pouco tempo.

O salário inicial para um trainee varia de R$ 1000 a R$ 1500, dependendo da empresa e do porte dela e por incrível que pareça as empresas média pagam mais do que as chamada big four, por outro lado não dedicam a mesma quantidade de treinamento que uma big four.

Hoje, no mercado as principais empresas são:

PwC, Ernst & Young Terco, KPMG e Deloitte, as chamada big four. Estas empresas auditam 90% das cias abertas do país.

Abaixo destas, porém existe um outro grupo dedicado a atender as empresas de middle market, capital fechado, limitada e empresas referidas, as principais são:

Mazars, Baker Tilly e BDO RCS.

Julliene Sousa

Julliene Sousa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 10:15

Bom dia Ritiele,
Me formo em 2013, também tenho a vontade de fazer auditoria, porém quero me especializar numa area especifica que é a Auditoria Parcial: quando abrange especificamente determinadas unidades
operacionais. Não concordo com o amigo Wiliam, hoje um mero contador ganha mais de R$1500,00, e um auditor creio que poderá ganhar bem mais!

LUIZ ANTONIO CAMARGO FERNANDES

Luiz Antonio Camargo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 12:24

o trabalho do auditor é verificar se as informações contábeis descritas nos balanços patrimoniais são verdadeiras, mas não se limitando somente a isso. A auditoria se divide em externa ou independente e interna. Para ser um auditor externo tem que atender as diversas exigências proposta a profissão, como por exemplo, registro na CVM e outros.

Wiliam Pereira da Silva Junior

Wiliam Pereira da Silva Junior

Iniciante DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 12:27

Julliene

Acho que você não entendeu o meu comentário, um trainee em auditoria ganha em média esse valor. Se pudéssemos fazer um paralelo a relação é inversa ao mercado de trabalho da profissão.

No começo da carreira, um auditor ganha menos do que outros profissionais do mercado de trabalho, com o passar do tempo, essa diferença vai diminuindo e da metade para a frente da carreira do auditor o salário se iguala e em algumas vezes ultrapassa.

A grande diferença é nível técnico que um auditor aufere e o contínuo crescimento profissional, coisa rara dentro das tradicionais empresas.

Julliene Sousa

Julliene Sousa

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 12 maio 2011 | 12:53

Wiliam, depende de muita coisa, não é? Como você mesmo disse na mensagem anterior. Talvez eu precise me informar mais, rs mas na minha opnião um contador com qualquer que seja a especialização, ganha muito mal, tendo em vista a tanta responsabilidade que a ele é atribuido. Deveriam valorizar mais essa profissão.

ANDRE VINICIUS

Andre Vinicius

Iniciante DIVISÃO 2, Corretor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 18:11

Ritiele Sousa Andrade

Ja trabalhei como traine de auditoria externa, na kmg dreyfuss, que hoje se chama kmgp, o mais interessante é exatamente começar como traine, procure uma dessas empresas que os demais colegas citaram.

E acima de tudo, tem que se manter no firme proposito de aprender todas as tecnicas e instruções que os demais da equipe te passarem, pois disso não só depende o seu exito como de todos os demais, até das gerencias e diretoria, das mesmas empresas.

Quanto mais treinado, mais voce estará apto a desenvolver o mesmo trabalho ou de comandar suas equipes.

Boa sorte.
Atenciosamente,

Andre Vinicius

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 17 maio 2011 | 17:46

Ritiele

Existe bons cursos preparatórios, e também é bom ter contato com algum profissional da area pra te ajudar nos primeiros passos.

Ser Trainee é um bm caminho, mas você não precisa seguir exatamente ele para ser uma Auditora Contábil de sucesso. Também seria bom obter algumas técnicas de pericia, como as ministradas pelo Sindicato dos Economistas de São Paulo.

Lúcio Cássio Lima Carvalho

Lúcio Cássio Lima Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 13 anos Quarta-Feira | 18 maio 2011 | 12:01

Sei que pouco acrescentarei nesse tópico, mas, vale ressaltar que a maioria dos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis ao adentrarem na IES, sonham em ser auditor Contábil. Todavia ao decorrer do curso acabam se identificando com outras áreas de atuação que o profissão possibilita.

Atualmente existem aproximadamente 22 áreas de atuação, dentre elas:

Principais Atividades:
Empresa

- Contador Geral
- Controller
- Contador de Custos
- Cargos Administrativos
- Analista Financeiro
- Auditor Interno
- Gerente de Impostos

Órgão Público
- Contador Público
- Tribunal de Contas
- Contador Militar
-Agente Fiscal de Renda
- Outros concursos públicos

Autônomo
- Consultor
- Contador (Terceirizado)
- Auditor Independente
- Perito Contábil

Acadêmico
- Professor
- Pesquisador
- Autor
- Palestrante
- Parecerista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.