x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 1.841

Gao e Risco Operacional

Carlos Eduardo

Carlos Eduardo

Iniciante DIVISÃO 1, Engenheiro(a)
há 13 anos Sábado | 4 junho 2011 | 14:45

Olá, desculpe se estou postando em lugar errado. Mas vamos lá. Tenho um exercício para ser resolvido, mas não estou tendo um insight para poder finalizá-lo.

Queria já deixar claro que não preciso que resolvam o exercício, apenas apontem se as suposições que fiz estão corretas. O exercício é o seguinte: Dado uma tabela com a probabilidade de ocorrer um determinado nível de vendas (Pr) e Unidades vendidas (u).

1) deve-se calcular a receita de vendas, os custos operacionais, o lucro líquido. Enfim, calcular o GAO. Dados: custo fixo = 20k, preço de venda=2/unidade, custo variável = 1,5/unidade, capital próprio = ativos = 175k, IR=40%.
A primeira parte é tranquila (receita, custos e ll), minha dúvida é se devo utilizar o Pr em alguma parte desses cálculos? Como deve ser o procedimento para o cálculo do GAO da empresa, já que há várias situações diferentes de vendas... seria alguma média ponderada por Pr?

2) Calcular o ROE de cada linha da tabela. Utilizei a fórmula ROE = LL/PL. Devo utilizar o Pr para modificar o valor aqui?

3) Calcular a média ROE. Fiz uma média normal, sem pesos, dos valores do ROE. Devo utilizar o PR para ponderar?

4) Calcular o desvio padrão. Utilizei a função do Excel. Algum erro aqui?

5) Mostrar mediante um gráfico de distribuição do ROE qual empresa é mais arriscada e justificar. Construí um gráfico dos valores de unidades vendidas pelos ROE calculados em 2). Correto? Posso concluir que a mais arriscada é a empresa com maior variação no gráfico?


Muito obrigado!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.