x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 3.563

Contabilização de Juros de Duplicatas a Receber

Heitor Rodrigues da Cunha Fiel d'Oliveira

Heitor Rodrigues da Cunha Fiel D'oliveira

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 16:41

Eai galera,

Estou fazendo um exercicio de contabilidade basica e surgiu um lancamento que fiquei em duvida.

A questão fala que a empresa vendeu 30 unidades da mercadoria B por R$350,00 a unidade, sendo 20% a vista, 20% para recebimento em 60 dias e 60% para 90 dias.

A questão fala, ainda, em uma informação adicional que:
Nas transações a prazo a empresa costuma cobrar de seus clientes juros de 1,601% ao mês.
E que a empresa trabalha com expectativa de inadimplencia de 5% para as vendas a prazo.

Como eu contabilizo esses juros? Na verdade, como faço esse lançamento?

RENEU GRAEBNER

Reneu Graebner

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Tributário
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 11:01

Caro Heitor.... em relação a venda a contabilização é normal, em relação aos juros, mesmo estando embutidos na venda, sao considerados como receita de venda, poderao se tornar juros ativos a serem contabilizados quando doefetivo atrazo no pagamento das parcelas a receber. em relação a expectativa de inadimplencia, de 5% a contabilização é
D provisao para devedores duvidosos (conta de resultados)
C Duplicatas (clientes) a receber
Valor a %sobre o valor a receber

A conta d e resultado provisao para devedores duvidoss deve ser ajsutada quando ´há recebimento dos titulos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.