x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 23

acessos 8.990

Dificuldades na profissão contábil

Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 17:22

Sim, a dificuldade citada é real, mas hoje como profissional que sou, a maior dificuldade enfrentada por mim, é a pouca experiência administrativa dos clientes.
Isto faz com que tenhamos muito trabalho ao desempenhar nossas funções.

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 10:38

Bom dia!

O que o Claudio Teles disse acima é pura verdade.
Trabalho em escritório e a maio dificuldade é a falta administração dos clientes, o que chamamos de empresário...

Como diz o nosso gerente: Esses donos de empresas não poderia chamar de EMPRESÁRIO... Deveria criar outro nome a eles, pois empresario é muito forte!!!

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Izabelle

Izabelle

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 09:22

A verdade é que os empresarios colocam a culpa dos seus proprios erros e a sua falta de organização nos contadore...
Nós sempre assessorando e indicando o melhor caminho é quando não aceitam o nosso conselho vão ao fracasso nos culpando por isso.

Izabelle Cristina
Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 09:54

Dentre muitas verificações que faço no meu dia-a-dia, perguntei a vários clientes se eles sabiam ou tinham idéia do que nós contadores faziamos no desempenho de nossas funções.
Evidentemente que emitir balanços, prestar orientações, são as respostas mais recorrentes, mas o que vejo é que a maioria esmagadora não tem idéia da quantidade de leis que temos que ler e interpretar, prazos para cumprir e obrigações acessórias e declarações que temos que entregar.
Minha conclusão final é de que a ignorância sobre nosso valor e trabalho faz com que os clientes não nos valorize como profissionais.

Claudio Teles

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Juan Gustavo Lorente Gaston

Juan Gustavo Lorente Gaston

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 10:50

Como já comentado a maior dificuldade dos escritórios contábeis, são a falta de conhecimento do cliente sobre a contabilidade.
Muitos e muitos acreditam que nós nos atualizamos diariamente, apenas para calculo de folha, emissão de impostos e preenchimento de planilhas para fornecedores e bancos.

Uma dificuldade um pouco maior, que normalmente não abrange tanto um escritório, mais sim empresas de médio ou grande porte com contabilidade própria, é o labirinto feito pela legislação.

Juan Gaston
Consulcamp Auditoria e Assessoria
Campinas - SP
https://www.consulcamp.com.br
Júlio César F. C.

Júlio César F. C.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 14:05

Olá companheiros, concordo com todos vocês...

hoje o nosso trabalho não é valorizado, e sabemos que se recusarmos algum serviço o cliente vai embora... pra um escritorio com uma carteira consistente isso é facil, mas pra alguém que está começando, as coisas não são bem assim...

o problema é quando isso passa a fazer parte da rotina do escritorio... tirar nota pro cliente, ficar pegandoi no pé pra tirar nota, tomar cuidado com o caixa, fisco...

pra mim isso não é fazer contabilidade, tenho vergonha de fazer esse tipo de coisa, não estudei 4 anos pra isso... mas quem é empregado nem sempre tem muita opção...

o tempo é perdido nessas coisas que tomam muito tempo e não da tempo de se especializar em nada...

Júlio César
Jarinu - SP
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 14:58

Victor Hugo Silva

ótima colocação do seu gerente, me deparei em determinada situação onde um cidadão, sócio de uma micro empresa exige quê funcionários o chame de "diretor"

fiz uma pergunta para estê cidadão e ele fez a seguinte pergunta!!!

oquê é uma cláusula???

você acha quê eu chamaria estê cidadão de diretor., fala sério amigo.

marcelo

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 15:09

Claudio Teles

recêntemente foi postada uma pergunta na sala registro de empresas., oquê é uma declaração de extinção!!!

até ai tudo bem., o problema é quem fêz a pergunta é um contador do norte do brasil.

onde está cada vez mais concentrando-se multinacionais, pólos indústriais.

e infelizmente isto arrasta-se brasil afóra é bem complicado.

até

marcelo

Edson Moraes Neto

Edson Moraes Neto

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 01:24

Concordo com o Julio cesar, quando ele cita que o trabalho do contador não é valorizado. Um ponto lamentável advém dos contadores mais antigos de profissão, que se limitam a geração de relatórios para o fisco e não em ser um membro que pode sim auxiliar na evolução da empresa em si e na tomada de decisões, devido ao fato de se autodenominarem ( em maioria ) " detentores da experiência contábil ", se torna dar murro em ponta de faca debater esse tipo de assunto com alguns desses profissionais.

Mas infelizmente o que mais me incomoda nem é esse tipo de profissional, mas sim os universitários dessa área. Estou cursando na UFES, e o que me impressiona é a falta de valor e até de respeito dos próprios alunos quanto ao curso, tratando apenas como um curso pra colocar no curriculum algo de nível superior. Esse tipo de atitude, que classifico até como desonrosa, é o que perdura na sociedade a desvalorização da profissão contábil, visto que até mesmo os futuros contadores desmerecem a classe.

A unica maneira de fazer com que as pessoas lembrem de você, é fazer algo que valha a pena ser lembrado
Viviane Geraldine

Viviane Geraldine

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 11:37

Olá!
Olha, não vejo que a profissão contábil seja desvalorizada ..
Sempre quando precisei procurar uma nova recolocação, minha graduação em Ciencias Contabeis, sempre me ajudou.
O que percebo é que os novos contadores, deixaram aquele estigma de não se renovar, o velho guardador de livros. Mas ao contrario, tem se aperfeiçoado, eu por exemplo, adoro ler sobre a profissão, estou fazendo uma nova graduação e nao quero parar por aí.
Enfim, nao me incomodo se existem outros colegas de profissão, alunos, que deteriorizam a profissão.
Em todas as profissões existem as laranjas podres ....

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 12:01

Nunca faltei com respeito com usuários do forum contábeis, ao contrário tenho a cada dia novos amigos onde faço troca de informações e tenho recebido muitos " obrigados " pela prestatividade em dar respostas de uma forma clara e objetiva., amo minha profissão tenho muito respeito com o próximo mas isso não quer dizer quê vou concordar com uma pessoa quê diz sêr "contador" e não sabê oquê é uma declaração de inatividade., isto sim é uma falta de respeito com todo uma classe quê a cada dia precisa estudar o maxímo para dar um bom atendimento a seus clientes e colaboradores.

Obs.: expliquei o passo a passo para este senhor oquê é uma declaração de inatividade, e para quê serve a mesma.

Marcelo

NELSON VASCONCELOS PORTO

Nelson Vasconcelos Porto

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 10:34

Colegas, sou recém-formado (2011), passei no exame e não tenho a minima idéia de como começar a minha profissão e como cobrar pelos serviços de contabilidade. Há alguma tabela? Percebo que na nossa profissão não basta saber manusear as contas mas devemos conhecer a legislação tributária, previdenciária e trabalhista. Qualquer ajuda me seria proveitosa pois estou meio perdido.

PEDRO CARDOSO DE OLIVEIRA

Pedro Cardoso de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 13 setembro 2011 | 23:27

boa tarde o mais triste é que os donos de empresa se acham o máximo e já viu ?



Pedro Cardoso

Boa Noite a todos e desde já parabenizar a todos por bela iniciativa, ajudando a principantes como como eu neste encantador mundo da Contabilidade estou feliz de ter achado este tesouro, pois o mesmo me será util.


Pedro Cardoso de Oliveira
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 01:12

Nelson Vasconcelos Porto

Coléga seguir tabéla de honorários é algo muito complexo e em alguns casos vejo contadores fazendo abertura de empresas sem cobrar nada, exclusivamente para posteriormente têr esta empresa como cliente, não vou criticar quem faz isto pois cada um tem o direito de fazer oquê bem entender com seu escritório, mas não deixa de provar quê é uma forma desleal e uma péssíma forma de captar um novo cliente, o pior de tudo é quando a empresa já está aberta fica alguns mesês e na sequência migra para outro escritório, fica comprovadamente a incapacidade de manter o cliente e ainda assumir um cérto prejuízo.

Quando tenho alguma duvída sobre honorários mesmo sendo de s.paulo

Acesso https://www.sesconserragaucha.org.br

Marcelo

Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 09:20

Prezado Nelson Vasconcelos,

Começar é sempre um desafio, principalmente quando não se conhece o universo em que se está entrando...

Nosso universo contábil é muito diverso e se fossemos lhe esplicar como começar, seria longo e exaustivo, pois muitos são os assuntos.

Aconselho a você iniciar um estágio em um escritório de contabilidade. Falo num escritório, pois funcionará como uma verdadeira escola para você. Lá com toda certeza aprenderá não só a rotina, mas os problemas que surgem, o que lhe trará muita bagagem e inteligência emocional para enfrentar as dificuldades da profissão, pois conheço profissionais que praticamente não exerce a ciência contábil, para viver resolvendo problemas de clientes.

E não desanime, é uma profissão muito rica, apesar de não muito valorizada, e necessária não só às empresas, mas também cada vez mais aos cidadãos.

Um abraço,


Claudio Teles

Ps. Sugiro inciar com boas leituras. Existem portais primordiais à nossa profissão:

https://www.receita.fazenda.gov.br
Junta Comercial do seu estado
Prefeitura Municipal do seu estado
Secretaria da Fazenda estadual
Fenacon
CFC
Forum Contábeis

Sempre pesquise!!! pesquise muito!!

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Bruno Pacheco da Costa

Bruno Pacheco da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 12:43

Boa tarde a todos, dei uma olhadinha rapida no debate em questao e achei muito pertinente, pois é verdade sim que a profissao esta sendo classificada como desvalorizada, mas acredito que nos temos uma parcela de culpa pois na eminencia de jogarmos as responsabilidades de erros e culpas para nossos clientes, nos esquecemos do quao necessaria e a nossa responsabilidade, nos dias de hoje se observarmos praticamente existe um profissional contabil em cada empresa por menor que ela seja, o profissional contabil de hoje vem ganhando mercados promissores e prova disto sao as novas normas contabeis. Leio muito sobre esta tao apaixonante profissao e nao acredito que seja assim de toda desvalorizada apenas acredito que no mundo em que vivemos nao sabemos ao certo dar o devido valor aquilo que somos temos ou pensamos. Mas assim parabenizo a todos aqueles profissionais que assim como eu amam o que fazem, e o fazem nao so pelo simples e ilusorio retorno financeiro mas sim que o fazem pelo amor a profissao.

Bruno Pacheco - Tecnico em Contabilidade.
Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2011 | 16:22

Disponha, Nelson!

Mas com o que eu disse, não se encerra aqui a sua jornada.. Fique a vontade para perguntar o que quiser nos tópicos apropriados. Nos sentiremos úteis em ajudá-lo.


Claudio Teles

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 21:08

Sem dúvida temos parcela de culpa pela desvalorização da profissão.Atuei (e atuo) como gerente financeiro em diversas empresas e encontrei contabilistas bastante defasados.. Outro ponto que me chama a atenção é a quantidade excessiva de empresas (clientes) que os escritórios de contabilidade atendem. Conheço escritórios que atendem 600 empresas! Voces acham que é possivel um escritório com 600 empresas conseguir atender bem a todos?

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 21:15

Em tempo: Também sou contabilista.

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 07:43

Acho que a pior desvantagem da área são contadores que cobram honorários de 30 reais por exemplo para empresas do Simples Nacional por mês, isso não tem lógica para quem preza por um bom serviço.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.