x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 1.536

Brunoo

Brunoo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 15:22

Por favor alguém poderia me explicar

um pouco sobre PIS e CONFINS, por que eu to meio perdido ainda.

para que serve.

grato, para quem tiver a paciência de me explicar ..

att,

Bruno



"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes."
-- Henry Ford
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 17:02

É um tema complexo, e bem amplo quando se lida com estas contribuições na prática.

Vamos aos conceitos básicos e gerais:

PIS

Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

Quando foi instituído, o PIS tinha a finalidade de promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas, viabilizando melhor distribuição da renda nacional.

Mais informações: PIS - PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL



COFINS

Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) é uma contribuição federal, de natureza tributária, incidente sobre a receita bruta das empresas em geral, destinada a financiar a seguridade social.


Mais informações: COFINS – CONTRIBUIÇÃO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL



Qto a aplicações especificas do PIS/COFINS sobre determinado regime de tributação, produto, operação, etc., eu sugiro pesquisar no fórum os tópicos relacionados aos respectivos assuntos.

Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 17:15

E são impostos Federais. Portando são recolhidos através de DARF´s (Documento de Arrecadação da Receita Federal) com códigos especificos. Neste LINK tem estes códigos para exemplificar.

Nas empresas optantes do Lucro Real e Presumido, estas contribuições são declaradas à receita através da DACON (qto a apuração) e da DCTF (qto ao recolhimento)

Obs: Nas empresas optantes do SIMPLES NACIONAL, estas contribuições são recolhidas junto com os outros impostos no DAS.

Espero ter sanado boa parte das dúvidas.

Brunoo

Brunoo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 09:17

oK
Muito obrigado

Com essas explicações que você me deu ajudo muito ..

Fico agradecido mesmo valew !!

att,

Bruno



"Nada é difícil se for dividido em pequenas partes."
-- Henry Ford
MAURO ANTONIO ALMEIDA SANTOS

Mauro Antonio Almeida Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 10:45

Bom alguém pode me ajudar nesta atividade escolar

Projeto : Implantação do EFD PIS COFINS
Para realizar esta atividade imagine que você foi contratado fazer a implantação do EFD PIS COFINS.

marcadorA empresa pode ser Fictícia ou Real

marcadorItens que deve constar no projeto:

A - Informar a Razão Social da Empresa e seu regime de Tributação

B - Determinar o Cronograma de implantação ( respectivas atividades para cada etapa de implantação )

C - Descrever quais áreas serão envolvidas em cada atividade de implantação

D - Custo estimado para execução do projeto

E - Identificação de riscos e oportunidades de melhorias nos processos das áreas :fiscais, contábeis, financeiros e etc.

F - Montar o fluxograma de geração do arquivo, após a implantação do projeto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.