x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 58

acessos 11.359

Opinião do Exame de Suficiência!!!

Alexander Esteves Machado

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 17:26

Será que estamos falando da mesma Lei?
Pelo link que informou observe que ele vai direto para CF/88, portanto, continuo dizendo que é do CFC.

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Alexander Esteves Machado

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 17:41

Olha o que regulamenta essa Lei 12249:

Conversão da Medida Provisória nº 472, de 2009
Institui o Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento de Infraestrutura da Indústria Petrolífera nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste - REPENEC; cria o Programa Um Computador por Aluno - PROUCA e institui o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional - RECOMPE; prorroga benefícios fiscais; constitui fonte de recursos adicional aos agentes financeiros do Fundo da Marinha Mercante - FMM para financiamentos de projetos aprovados pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante - CDFMM; institui o Regime Especial para a Indústria Aeronáutica Brasileira - RETAERO; dispõe sobre a Letra Financeira e o Certificado de Operações Estruturadas; ajusta o Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV; altera as Leis nos 8.248, de 23 de outubro de 1991, 8.387, de 30 de dezembro de 1991, 11.196, de 21 de novembro de 2005, 10.865, de 30 de abril de 2004, 11.484, de 31 de maio de 2007, 11.488, de 15 de junho de 2007, 9.718, de 27 de novembro de 1998, 9.430, de 27 de dezembro de 1996, 11.948, de 16 de junho de 2009, 11.977, de 7 de julho de 2009, 11.326, de 24 de julho de 2006, 11.941, de 27 de maio de 2009, 5.615, de 13 de outubro de 1970, 9.126, de 10 de novembro de 1995, 11.110, de 25 de abril de 2005, 7.940, de 20 de dezembro de 1989, 9.469, de 10 de julho de 1997, 12.029, de 15 de setembro de 2009, 12.189, de 12 de janeiro de 2010, 11.442, de 5 de janeiro de 2007, 11.775, de 17 de setembro de 2008, os Decretos-Leis nos 9.295, de 27 de maio de 1946, 1.040, de 21 de outubro de 1969, e a Medida Provisória no 2.158-35, de 24 de agosto de 2001; revoga as Leis nos 7.944, de 20 de dezembro de 1989, 10.829, de 23 de dezembro de 2003, o Decreto-Lei no 423, de 21 de janeiro de 1969; revoga dispositivos das Leis nos 8.003, de 14 de março de 1990, 8.981, de 20 de janeiro de 1995, 5.025, de 10 de junho de 1966, 6.704, de 26 de outubro de 1979, 9.503, de 23 de setembro de 1997; e dá outras providências

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 8 julho 2011 | 16:42

Sobre ser inconstitucional, segundo este LINK, o exame de suficiência da OAB também passa pelo mesmo questionamento junto ao STF.


Segundo a Constituição Federal:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Citado por 834.815

XIII - e livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; "


(A Lei que diz respeito a profissão contábil que o inciso XIII do art. 5 da CF se refere, é a Lei 12.249/2010 (art. 76) assinada pelo Presidente Luis Inácio Lula da Silva.)

A discussão que fica é:

- Para os que são contra qualquer tipo de exame a citação do artigo "livre o exercicio de qualquer trabalho" é a que vale.

- Para os Conselhos de Classe, a citação: "atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer" é a que manda.

Quem ganhar esta briga, mudará o panorama de duas das grandes profissões existentes no mercado: Contabilidade e Advocacia.

Creio que o Exame do CRC, que possui a mesma natureza (habilitar o registro profissional ) e se enquadra na mesma base legal que o exame da OAB, obterá decisão semelhante.

É aguardar para ver o que acontece.

Edson Moraes Neto

Edson Moraes Neto

Bronze DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 02:37

Essa questão do exame de suficiência ainda vai dar muito o que falar.

Gostei muito dos argumentos postados por Carlos Denelli e por Alexandre E. Machado, principalmente.

Analisando tudo, acredito que pode vir sim a ocorrer da lei ser considerada inconstitucional e ser revogada. Agora não concordo em plenitude com a sua anulação. Um numero muito inferior de pessoas se interessariam pelo curso ? No início provavelmente sim, mas penso que com a falta de profissionais qualificados aumentaria a remuneração e a procura, o que, consequentemente com o passar do tempo, atrairia mais e valorizaria a profissão perante a sociedade.

O que ocorre atualmente, infelizmente, é a imagem " manchada " que o contador adquiriu. A juventude pouco anseia se formar em Contabéis, em se tornar um Contabilista, e isso se torna um revés para a profissão. Essas medidas do CFC e as mudanças a nível internacional visam, dentro outros aspectos, essa valorização do profissional que tanto esteve em falta nos últimos anos, e acredito que o exame de suficiência seja sim um bom início.

Mas como havia dito, o exame de suficiencia é apenas um bom início, não significa que alguém seja melhor profissional do que outro, simplesmente indica que algo está sendo feito visando a melhoria da profissão, e isso é o que realmente importa.

A unica maneira de fazer com que as pessoas lembrem de você, é fazer algo que valha a pena ser lembrado
Mayra Orlandi Fadel

Mayra Orlandi Fadel

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 18:25

Bom, discordo da afirmação de que a profissão contábil está em extinção, muito menos desvalorizada.
Nunca se falou tão bem da profissão, basta observar nas revistas, como por exemplo a última edição da Você S/A que a profissão mais em alta em PRIMEIRO lugar é CONTADOR.
Além disso, se antigamente não havia exame de insuficiente (aliás, tinha porém foi extinto e agora voltou) isso ocorreu porque as universidades não estavam em tão grau de expansão em que se encontram hoje.
Sendo assim é preciso dar uma "peneirada" nesse profissionais, pois muitos cursos não tem a mínima infraestrutura de aprendizado. Como é o caso que comentaram de juntar alunos de ADM com Contabeis, o que é um absurdo, porque podem tratar do mesmo assundo porém com enfases diferentes.
Além disso o MEC não tem condições, e até mesmo por ir contra muitas entidades privadas, para avaliar todas as graduações do país.
Uma medida ótima para auxiliar na qualidade da profissão é o exame de suficiencia, que diga-se de passagem eu, que terminei o segundo ano passado consegui fazer 65% da prova, que exige apenas 50% de acerto para aprovação.
Se existem advogados ruim mesmo com a OAB, e existirão contadores ruins mesmo com o exame de suficiencia, imagine sem!

Sou totalmente a favor!

Alexander Esteves Machado

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 08:01

Bom dia para todos!
Eu acho estranho, tantas pessoas que dizem que passaram no último exame de suficiência, sendo que, quando eu procuro os referidos nomes de quem diz, não aparecem na publicação, por quê será?

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Fabio Fanini

Fabio Fanini

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 setembro 2011 | 00:28

Quem disse que um exame aplicado em um dia específico avalia o potencial ou não de um profissional.
Ser reprovado em uma avaliação pontual, não quer dizer que a pessoa é um profissional ruim.
Este exame de suficiência no meu ver, além de ser inconstitucional, é uma forma errônea de avaliação.
O mercado faz a seleção dos melhores, não precisa o conselho com seu exame dizer se este profissional é bom ou ruim.
O problema é que a classe é dividida, uns aceitam imposições descabidas e batem palmas, outros discordam, mais não possuem força para mudar o cenário.

Alexander Esteves Machado

Alexander Esteves Machado

Prata DIVISÃO 4, Gerente Recursos Humanos
há 12 anos Segunda-Feira | 5 setembro 2011 | 07:53

Bom dia Fanini!

Concordo plenamente com você, por isso que existem tantas incostitucionalidades no nosso país.


Atenciosamente,


Alexander Esteves Machado.

Essa é a nossa missão:
"Servir com Amor e empenho, Priorizando a Vida"
Hospital Nossa Senhora Auxiliadora
Flávio Ricardo de Souza Andrade Lima Júnior

Flávio Ricardo de Souza Andrade Lima Júnior

Prata DIVISÃO 1, Trainee
há 12 anos Sábado | 10 março 2012 | 12:29

Discordo de alguns de vocês.

No que tange a incosntitucionalidade da lei, acredito que temos um supremo tribunal federal bastante competente para julgar esses casos.

Se o exame da OAB até hoje não caiu, não será o nosso para abrir esse precedente.

A classe contábil vai acabar? Não. Acho até uma ignorânica fazer uma previsão tão catastrófica a respeito disso.

Haverá na verdade um processo de seleção natural. Os que obtiverem o resgistro serão mais valorizados, pois se subentende que os mesmo são capazes de exercer a profissão com competência. Cria-se assim uma reserva de mercado, num futuro (não muito distante assim espero)os honorários cobrados serão mais justos.

No entanto se esquece de uma situação vital a respeito do exame: A qualidade do ensino das instutuições. Isso sim é fator preocupante! Isso sim que deve ser discutido e gerar revolta.

Vejo colegas de faculdade que estão no 7ºpériodo (último ano) e não sabe fazer uma contabilazão simples.

Na minha opinião a decisão da realização do exame de suficiência foi acertada e as intituições de ensino agora deverão se preocupar com a qualidade de ensino uma vez que o MEC parece que não esta nem ai pra isso.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 16:58

Caros colegas,


importante essa discussão, penso que tudo que é discutido resulta em conhecimento para as partes, minha opinião é que o conteúdo abordado no exame difere da realidade vivida na profissão contábil isso é fato, porém vejo uma oportunidade interessante para nós contadores o fato de ter o exame, principalmente porque estudando o conteúdo para o exame, estudo também para concursos públicos e me preparo melhor para a docência, atividade que tenho exercido há quase 1 ano.

tenho ainda compartilhado com meus alunos conhecimento e experiência de contabilidade na prática, pra que eles não fiquem somente no conhecimento científico como eu tive.

o fato de estudarmos a ciência contábil e discutir só agrega conhecimento e recicla os profissionais.

Abraço.
Celso.

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 17:05

Agregando às palavras do nosso amigo Celso, acredito ainda que o exame sirva como um filtro dos profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.
Sabemos muito bem que existem boas faculdades, mas que existem também péssimas.
E com o exame é óbvio que aquele que "comprou" seu diploma não estará ganhando o mesmo, recebendo os mesmos méritos, as mesmas honras do que aquele que se esforçou durante o curso todo, muitas vezes trabalhando, estudando e dormindo pouco pra estar onde está.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Flávio Ricardo de Souza Andrade Lima Júnior

Flávio Ricardo de Souza Andrade Lima Júnior

Prata DIVISÃO 1, Trainee
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 17:36

Bem Celso.

Concordo com você mas o fato do exame de suficiência não refletir a realidade do contador, não é culpa do conteudo abordado pelo exame. E sim pelo como o mercado exige do contador.
O conteudo do exame é pura e simplesmente a respeito de nossa ciência. O que aprendemos ( ou que deveriamos aprender) na cadeira da faculdade.
Se o candidato a contador, não tem o conhecimento básico a respeito da nossa área de atuação, não poderá assinar um balanço. Mas poderá ficar indo em orgãos, abrindo empresas e continuar fazendo seus afazeres que não exigem CRC.

Na minha opinão o exame de suficiência nada mais é, que um reflexo do mercado atual de trabalho. Que não for bom DANÇA!

A realidade é cruel, mas é a realidade! Temos que nos capacitar profissionalmente, aprimorar o conhecimento em nossa ciência e caminhar para frente.

jb martins

Jb Martins

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 17 março 2012 | 19:53

Bom dia,

Como estamos falando do exame de sufiência vou contar uma história de 2 colegas de trabalho que ocorreu recentemente, ano passado os 2 se formaram em ciências contabeis e foram prestar o dito exame, eu como trabalho com eles conheço bem os 2 não vou citar nomes para não ser despedido...hehehe, Marcos(ficticio) o teórico que não faz nada no escritório fica no msn, trabalha quando quer e é amigo do chefe...Carlos(ficticio) que este sim trabalhava, chegava sempre no horário esforçado, participava de todos os balanços da empresa e gostava de ajudar com um conhecimento profundo de contabilidade de custos, também sou grato a ele pois aprendi muito. Alguns dias antes da prova vi o Carlos conversando que tinha feito um curso específico para a prova do exame de sufiência. O Marcos comentou que iria fazer as questões principais e o resto iria colocar tudo B pois nem estudou e pra ele tanto faz. Querem saber o resultado? Sim o Marcos incrivelmente foi aprovado acertou 25 na lata e no chute também pois me mostrou e o Marcos coitado quase foi aprovado acertou 23 contando as anuladas e depois disso deixou a empresa. Resumindo minha opinião eu que vou fazer esse exame é que Dane-se esse conselho federal de idiotas, Querem adequar a contabilidade brasileira as normas internacionais, mas parece que falta muito ainda. Vivi nos Estados Unidos e o "Accountant" é totalmente diferente daqui, lá existe respeito especifico e não tem provas idiotas que se você assinalar tudo B pode ser aprovado sem estudar e ainda a remuneração é infinitamente maior. Essas manias que atrasam o desenvolvimento desse país. Mas fazer o que temos que se sujeitar as leis que mesmo sendo inscontitucionais e passando por cima até da Lei Federal mostram que nossa constituição federal não vale nada. Realmente sem mais o que falar.

Aline Araújo Martins Gomes

Aline Araújo Martins Gomes

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:48

Eu também sou contra o Exame. Tanto para técnicos quanto para bacharéis. As instituições de ensino teem como função qualificar o aluno para o exercício de sua profissão. O MEC é que deve avaliar as instituções. Além do mais, se um profissional tiver de ser medíocre ou não, não será uma prova que vai determinar isso. Mas sim o comportamento do profissional no desempenho e desenvolvimento da carreira.

"O homem bom exige muito de si; o homem mau exige muito dos outros" Confúcio
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 09:58

Sou totalmente a favor do exame!
Digo isso como futuro candidato ao exame. Se tiver que reprovar que assim o seja, mas acredito que somente dessa forma podem ser filtrados os conhecimentos adquiridos na faculdade. Ou acham justo que alguém que durante toda faculdade passou sempre raspando, reprovou e quase fez a faculdade 2 vezes por desinteresse obtenha o mesmo título que aqueles que se empenharam?
Não defenod nosso sistema de ensino que com certeza é deficitário, mas acredito que o exame seja uma das melhores formas de filtrar nossos conhecimentos.
Em minha opinião a proffisão de contador deveria ser tão respeitada quanto a de advogado. No entanto os contadores acabariam colocando em cheque seu prestígio se não houvesse a prova. Imagine, para ser contador é só fazer faculdade? Não há necessidade de ser testado? de ser provado?
Acredito que é uma ferramenta de teste. Por este e outros motivos sou a favor.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 10:28

discordo totalmente desse exame mesmo tendo passado com tranquilidade esse ano.
esse exame nunca medirá a capacidade de uma pessoa e tenho certeza que muita pessoa que sabe mais que eu nao passou, diria até que tem gente que nao sabe de nada e tenho certeza do que estou falando e passou.
o exame foi feito apenas pra diminuir a quantidade que vinha aparecendo nos ultimos anos pra concorrencia ser menor.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 11:10

Paulo, me sinto obrigado a discordar de você. Pois, entendo que toda e qualquer classe profissional necessita ter um crivo para constatar a qualidade de seus profissionais. Afinal de contas temos que valorizar a nossa profissão, caso contrário, podemos até voltar a ser tão descrentes perante a sociedade como em tempos atrás.

Penso que o método de avaliação que possa não ser totalmente correto, já que ele visualiza apenas a visão acadêmica da nossa profissão e não a pratica (o dia a dia), mais isso não é algo exclusivo do exame, mais sim do curso como um todo. Mais esta não é a questão deste fórum.

Sei que a sua alegação é totalmente verdadeira, profissionais preparados são reprovados e o inverso também ocorre. Sendo que em minha opinião é regra geral nossos companheiros não estão dando a devida importância que o exame tem para a profissão contábil, em grande maioria se importa apenas em passar para poder estar habilitado, isso para mim é uma pena e uma clara demonstração de falta de comprometimento com a classe. Essa é a minha opinião.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 11:36

é exatamente por isso que vc citou acima que nao concordo com esse exame " em grande maioria se importa apenas em passar para poder estar habilitado"

e muitos que eu diria até que sabe bastante o dia a dia nao passou infelizmente

Juliano Gomes de Camargo

Juliano Gomes de Camargo

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 13:04

Boa tarde a todos.

Inconstitucional já está claro que é desde sua criação, foi foco de algumas discuções fervorosas quando de sua re-instituição, no entanto ele está ai, e enquanto a LEGISLAÇÃO, assinada e registrada pelo responsável á época estiver em vigor há de ser cumprida, é na verdade a isto que estamos sempre vinculados, legislações que mudam constantemente e sempre, de uma forma ou de outra, influenciam no nosso dia a dia como profissionais da classe contábil.

Quando soube que haveria a necessidade de se fazer o exame de suficiencia foi um dia muito feliz pra mim, claro que me preocupei e que um frio na barriga chegou de subito, sempre existe a possibilidade de não se sair bem em uma avaliação, o que não quer dizer que tenha ou não conhecimento, pra mim no máximo quer provar se você age bem sob pressão ou se tem boa percepção do assunto de maneira que interprete e responda a altura do desafio.

Sou a favor do exame, sinto-me orgulhoso por ter de fazê-lo, prestei esse ultimo e espero ter sido aprovado, mas o fato de não ser aprovado não mudará minha opinião, acho válido prestar o exame, pode não ser suficiente para qualificar os profissionais da área, mas é o bastante para que as pessoas que nos veem de fora respeitem mais o nosso trabalho.

Fabio Fanini

Fabio Fanini

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 15:12

Independente se este exame é válido ou não, minha pergunta é, já que o mercado está tão exigente de "bons profissionais" na área contábil por que a remuneração dos contadores não respeita um piso mínimo,como de muitas outras profissões ?
Não adianta comparar nossa profissão aos Advogados e outras mais se no mundo real recebemos honorários que não refletem o esforço dispendido.Para mudar a situação de nossa classe é preciso mais que um exame de suficiência.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 abril 2012 | 15:40

Fabio, concordo com você até certo ponto, também acredito que só o exame não seja suficiente, contudo, tudo inicio partir de algum lugar e creio que esse seja o nosso ponto de partida.

Também vejo que esta questão da remuneração por parte também é culpa nossa - "contadores", quando muitos de nos aceitam serviços a qualquer preço e realizam o serviço de qualquer forma, pensando unicamente em ganhar alguma grana. São esses "falsos profissionais" que fazem com que toda a classe sofra por tamanha desvalorização.

Justamente por isso que penso que a fiscalização do Conselho deveria ser mais eficaz, bem como, proceder de forma similar como acontece com a carteira de habilitação veicular, onde, de tempos em tempos, precisamos realizar novos testes para comprovar que continuamos aptos.

At.
Marcos Vinicius

HUGO DE SOUZA JOSÉ

Hugo de Souza José

Iniciante DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 13:49

Na minha opinião um exame aplicado em um dia específico não avalia o potencial de um profissional contabil, uma carreira que tem um ramo de trabalho bem extenso.

Já o assunto do exame valorizar o contador , discordo, há profissionais de outras categorias que não possuem exame tem a mesma valorização que a nossa ou melhor.

Desde que o MEC credencie uma instituição, reconhece e avalia seu ensino, a instituição esta apta a dar o Diploma de um profissional habilitado. E ainda avalia através do ENADE, a instituição dando conceitos a elas.

Não adianta ficarmos discutindo existem varias opiniões, o que importa é que o maior objetivo dos conselhos foi alcançado, ARRECADAÇÃO COM OS EXAMES E ANUIDADES.

Alex de Oliveira

Alex de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escrevente
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 16:29

Acho o exame totalmente pertinente. Quero fazer o exame e ser aprovado com uma boa nota. Esse exame além de filtrar melhor os profissionais que entram no mercado, também serve para nos preparar para futuros concursos públicos. Eu gosto de Contabilidade e gosto de desafios. Trabalho com contabilidade há cerca de 6 anos e todo dia é dia de vencer batalhas. Amo o que eu faço. E nada melhor do que vencer um desafio usando a arma que eu estudo e amo: a Ciência Contábil. Talvez os mais inseguros e os que não gostam de estudar dirão que o exame não é constitucional e demais ideologismos, mas tenho certeza de que quem gosta de estudar contabilidade por amor à ciência de forma alguma vai achar o exame desnecessário. É a minha opinião, respeitando sempre a opinião e pontos de vista dos demais colegas do fórum. abraços!

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.