x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 11

acessos 9.405

exame de suficiencia CFC 2

Marcio Costa dos Santos

Marcio Costa dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 10:08

Olá Pessoal
Eu ainda estou cursando Ciências Contábeis (8º Período)
porém fiz o exame de suficiencia e fui aprovado....
gostaria de saber se posso pedir a carteira de registro profissional e se depois de concluir o curso vai ser necessário fazer um novo exame de suficiencia pra obter o registro definitivo.
me ajudem a esclarecer essa dúvida

Nem só de pão viverá o homem....
SÉRGIO BATISTA

Sérgio Batista

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:12

Somente poderão se inscrever no Exame candidatos que tenham efetivamente concluído ou que venham a concluir até a data do Exame o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade.

Fonte: CFC

Sérgio Batista
Contador
Esp. em Contabilidade, Planejamento Tributário e Societário
***************************************************
Cleverson Alex Mezzomo

Cleverson Alex Mezzomo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 16:56

Algém pod m ajudar. Na qestão 45 da prova de suficiencia para bacharel, nao é indicado o regime para apuração da despesa do mes de agosto. Sabemdo-se que uma empresa pode optar pelo sistema de competencia ou caixa, esta qestão poderia ser anulada?
Gostaria da opinião de vcs.

suely luzia pereira

Suely Luzia Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 17:09

Marcio,

Você agora so precisa esperar, quando receber o diploma da faculdade você vai ao CRC ou delegacia mais proximo da sua residencia e dá entrada no seu registro, pois no apagar das luzes antes da prova ficou liberado para os estudantes do curso de ciências contábeis do 7º e 8º periodo fazerem a prova e vc tem até 2 anos apos a publicação do resultado para dar entrada no registro.

Espero ter ajudado.

Parabéns, abraços.

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 00:28

Caro Marcio,

Vou discordar do Sergio Batista. A exigência da conclusão para o exame de suficiência foi derrubada por uma liminar concedida na Ação Civil Pública movida pelo MPF-RJ de No. 0012634-73.2011.4.02.5101.
Você pode consultar o andamento através do site http://www.jfrj.jus.br.
No caso dos técnicos, a abrangência da medida ainda está em análise pelo MPF.
Você pode terminar o seu curso tranquilamente e pedir o registro.
Parabéns,
Fernando Aidar.

Marcio Costa dos Santos

Marcio Costa dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 09:58

De acordo com a colega Suely eu tenho que concluir o curso e ser diplomado pra pedir o crc (prazo de dois anos)...
Eu gostaria de saber se eu já posso pedir o CRC provisório agora, pra trocar por um definitivo após a diplomação...
Se alguem souber alguma oisa a reseito me informem por favor...
Certo da colaboração de já agradeço atodos.

Nem só de pão viverá o homem....
suely luzia pereira

Suely Luzia Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 10:02

Marcio,

Desconheço essa possibilidade.
O registro é somente com o diploma, mas para ter certeza você pode ligar para o CRC do seu estado ou delagacia do seu municipio e pedir para falar com o setor de registro e tirar essa duvida.

Abraços.

Mailson de Oliveira Silva

Mailson de Oliveira Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 18 outubro 2011 | 10:54

Marcio, você pode requerer a carteira de habilitação provisória no CRC desde que a faculdade lhe forneça uma declaração de conclusão do curso. Para receber tal declaração é necessário que você efetivamente já tenha concluído seu curso, e que não haja qualquer disciplina pendente.

A carteira definitiva só é entregue após a apresentação no CRC do diploma de conclusão.

Muitas faculdades demoram para fornecer aos alunos o diploma (o meu estou aguardando a 8 meses...) por isso existe a opção de dar entrada na carteirinha com a declaração de conclusão.

________________________________________________________
Mailson de Oliveira Silva - Goiânia-Go

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.