x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 0

acessos 2.591

Dúvida Livro - Contabilidade Intermediaria

Lauro Sesma

Lauro Sesma

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 15:57

Olá amigos contadores,
Sou novato no forum e na profissão também. Nunca atuei como contabilista, sou estudante da ciência contábil e a usarei voltado para concursos públicos.
Recentemente comprei o livro "Contabilidade Intermediaria" dos professores da FEA-USP. Estou tentando resolver todos os exercícios do livro.
Atualmente estou no capítulo 6, no qual tem um exercício que simplesmente não bate com a resposta. Irei transcrever o mesmo aqui, deixando minhas conclusões, se alguem puder me ajudar ficarei muito grato.
Obrigado

---------------
Exercício 6.7
As contas de Receitas, Despesas e outras natureza semelhante, da Cia. Brasília, no exercício findo em 31-12-x4, após ajustes e antes de encerramento, apresentavam os seguintes saldos: Receita Bruta de Vendas $1.510.000 ; Deduções da Receita Bruta $95.000 ; Custo das Vendas $500.000 ; Despesas com Vendas $35.000 ; Despesas Administrativas $115.000 ; Encargos Financeiros Líquidos $60.000 ; Outras Despesas Operacionais $9.000 ; Outras Receitas Operacionais $32.000 ; Prejuízo não Operacional $15.000.
O saldo da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados era Devedor e igual a $10.000 .
Do estatuto da companhia constava que dos lucros líquidos após o Imposto de Renda e Contribuição Social de 30% apurados no exercício seriam destacados:
a) 10% para gratificação a Diretoria
b) 5% para a formação de Reserva Legal
c) 25% a serem distribuidos aos acionistas
d) 10% para a formação da Reserva Estatutaria
Pede-se
a) Efetuar, só em razonetes, o encerramento das contas de Receitas, Despesas e outras de natureza semelhante, e a distribuição do resultado do exercicio
b) elaborar as demonstrações do resultado do exercicio e dos lucros/prejuizos acumulados, da Cia. Brasília, para o exercicio findo em 31-12-x4.