x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 14

acessos 2.164

Dúvida sobre um tema à pesquisar!

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 09:37

Bom dia, estou prestando um exame seletivo e nele me foi pedido um anteprojeto, tenho que fazer um trabalho científico com quinze páginas que fale sobre um tema contábil atual, estava pensando em falar sobre as mudanças do CPC, mas eu gostaria de ouvir opiniões sobre outros temas atuais e de impacto, desde já agradeço.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 14:49

Mychell Cleomar

micro empreendedor conhecido como ( mei )

é um tema quê está em alta., pois é uma pédra no sapato de contadores de todo brasil.

é um projeto do governo federal, quê obriga contadores fazer a inscrição de um mei , não podendo cobrar um real do mesmo.

como não gósto de trabalhar com estê ramo de atividades, ao menos realizaria um bom trabalho escolar colocando meu ponto de vísta a respeito dos mei.

procure o maxímo de informações désta atividade e bom trabalho.

esta é minha dica...

marcelo

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 16:51

Marcelo, analisei alguns textos sobre o MEI e estive pensando em pesquisar sobre um destes dois tópicos:

1º Falar sobre o papel do contador em relação ao MEI, demonstrando as obrigações impostas ao mesmo.

2º Fazer uma pesquisa para demonstrar se esse projeto governamental foi lançado com o principal intuito de ajudar o trabalhador informal, ou para benefício do governo.

Qual dos dois tópicos você acha que está mais em alta e teria mais impacto?

Se tiver alguma dica sobre um terceiro tópico, também seria de muita ajuda, e obrigado pela dica do MEI, realmente é um tema muito discutido e com vários pontos de vista divergentes.

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 20:35

Muito obrigado pela ajuda Marcelo, encontrei um material bastante interessante que fala exatamente sobre o segundo tópico, vou seguir essa linha de pesquisa e tentar demonstrar o lado negativo do MEI, não deixando de de comentar sobre os benefícios, para que o trabalho não fique com um tom extremista contra o governo e o MEI.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 22:54

Mychell Cleomar

é exatamente por estê motivo quê dei a sugestão da 2º opção pois é um grande tema e através dos estudos você vai formar sua própria opinião sobre tudo quê envolve os " mei " riscos, benêfícios etc

aconselho o coléga sempre lêr as postagens na sala de registro de empresas destê forum pois quase quê diariamente existe alguma pergunta sobre mei.

ámigão só vale lembrar quê é expressamente proibido usar a tecla caps lock, quando estiver digitando algo nêste forum., de boa é só para mantermos as regras do mesmo.

coléga caso precise ou tenha alguma dúvida pode contar comigo e c/ centenas de outros usuários do forum contábeis.

marcelo

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sábado | 30 julho 2011 | 21:08

Opa valeu pelas dicas, não li todo o termo de usuário, pensei que não tinha bronca em escrever uma sigla em letras maiúsculas para dar mais ênfase, mas depois vou olhar ele com atenção o termo para não cometer mais esses erros, qualquer dúvida eu volto a pedir conselhos.

Mayra Orlandi Fadel

Mayra Orlandi Fadel

Iniciante DIVISÃO 3, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 21:42

Nossa adorei o tema, mas acabei de fazer um artigo sobre a Distribuição do Valor Adicionado no Setor de Telecomunicações do Brasil, vendo o que mudou etc. Foi interessante, mas não muuuito relevante.
Gostei muito do tema, e sugeriria vc pesquisar com contadores sobre a opinião deles sobre isso, se são a favor/contra.
Acho que inclusive se fizer questionários pelo fórum as respostas não serão demoradas, pelo que tenho visto!
Boa sorte! Quando ficar pronto avise, gostaria de ler!

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 10:01

Bom dia Mayra eu também gostei muito do tema, já tinha algum material separado para estudar e começar a pesquisa, mas esse final de semana fui à um congresso e procurei me informar mais sobre o projeto que tenho de fazer, me falaram que é um inicio do trabalho de conclusão de mestrado, ou seja se eu for aprovado terei que desenvolver esse projeto para receber o diploma, e observando melhor o tema que fala sobre o mei, percebi que não existe muito material, são poucos os livros e talvez em 2013~2014 o tema já não esteja tão em alta quanto está nos dias atuais, e pensando nisso resolvi fazer meu anteprojeto sobre o rumo que a contabilidade brasileira está tomando com as novas normas contábeis, e que de acordo com um professor de dentro do cfc em 2013 sairá um novo pacote de regras inspiradas pelo Iasb, então.. pensando melhor esse tema se enquadrou perfeitamente no projeto, pois estará atual para os dias de hoje e com as novas regras tbm estará em 2013.

Se surgir a oportunidade farei sim o trabalho sobre o mei, e utilizarei sua idéia de fazer um questionário, que sem dúvidas dá mais confiabilidade no trabalho, pois terá opiniões de diversos contadores demonstrando sua satisfação/insatisfação com o mei, e se o fizer, vou me lembrar de você, Tenha um bom dia.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 11:35

Mychell Cleomar

bom dia meu caro coléga, como foi eu o " culpado" em incentivar você a fazer um trabalho sobre os " mei " aconselho não comprar lívros para estudar sobre tal questão, pois existe um vasto material disponivel nas sédes do sebrae de todo brasil.

acesse o site.: https://www.portaldoempreendedor.gov.br

o outro é o site do sebrae do seu estado - verifiquê se tem séde do sescon em sua cidade., mêsmo quê não faça um estudo abordando este tema ao menos vai ter um grande conhecimento deste projeto e não têr nenhuma despesa comprando lívros.

como trabalho na aréa poderia sugerir vários temas para você, mas vamos interagindo aos poucos., qualquer dúvida envie a pergunta diretamente ajudarei com muito prazer dentro do possível.

bom dia

até

Mychell Cleomar

Mychell Cleomar

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 09:09

Marcelo, já tinha visto o portal do mei, mas não sabia desse material no sebrae, se conseguir entrar no mestrado e surgir a oportunidade, sem dúvidas irei falar sobre o tema do mei que tem bastante repercussão e a ideia de Mayra também é bastante interessante, pois mostra a visão que os contadores tem do projeto de governo.

Muito obrigado pela ajuda e por se dispor ao me dar dicas sobre a realização do projeto, qualquer dúvida entro em contato, tenha um bom dia.

MARCIO LOCATELLI FERREIRA

Marcio Locatelli Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:49

21. (Gerente Junior CEF 2001 FCC) Um certo capital, aplicado a juros simples durante 15 meses, rendeu um determinado juro. Se aplicarmos o triplo desse capital à mesma taxa, em que prazo o juro obtido será igual ao dobro do obtido na primeira aplicação?


a) 5 meses
b) 7 meses e meio
c) 10 meses
d) 12 meses
e) 18 meses

ALGUM PODERIA ME AJUDAR A RESOLVER ESSE EXERCÍCIOS ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.