x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 9.131

Quando o passivo exigivel é maior que o ativo

Katherine E. Souza

Katherine E. Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 11:25

Boa Tarde!
Eu imagino que seja um aborrecimento ler algo como o que vou escrever, no entanto se alguém puder me ajudar eu fico muito grata.
Eu trabalho em uma empresa familiar que se encontra na seguinte situação:
O passivo é maior que o Ativo.
As vendas a crédito superam e muito a entrada no caixa.
As vendas são recebidas em torno de 35 dias e os pagamentos de fornecedores são de 28 dias.

Estou no 4º período de CC, sei que essa situação não é em nada favoravel, mas talvez por ter uma relação emocional com a empresa me vejo impedida de desistir dela.
Há alguns meses que a empresa anda em uma montanha russa, alguns meses passa mergulhada no vermelho, outros não.
Pelas informações superficiais que dei, na visão de vocês que possuem mais experiência há alguma salvação?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 12:26

Boa tarde, Katherine E. Souza


As vendas são recebidas em torno de 35 dias e os pagamentos de fornecedores são de 28 dias.

A resposta já está em seu texto: é necessário readequar os prazos médios e compatibilizar o ciclo operacional com o financeiro.

Este problema persistirá enquanto a empresa não tiver caixa suficiente para pagar as compras; assim se condena a sempre comprar a prazo e pagar as parcelas antes de receber de seus clientes.

Em anexo estão as diretrizes gerais de uma aula que preparei há pouco tempo e talvez lhe sirva.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.