x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 3.930

TCC - CPC PME x MEI: Estudo sobre a viabilidade

Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sábado | 27 agosto 2011 | 16:37

Caros colegas,

Estou no último ano da minha graduação em ciências contábeis, ou seja, é tempo de TCC.
Minha faculdade (FMU) possui um modelo de TCC diferenciado, chamado trabalho integrado. Em resumo, o meu trabalho de conclusão de curso deve ser, obrigatóriamente, atrelado á uma empresa. No meu caso, farei o estágio supervisionado com o meu pai, que é microempreendedor individual devidamente cadastrado desde Agosto/2010.

Minha idéia é trabalhar o seguinte tema:
CPC PME x MEI: estudo sobre a viabilidade da adoção deste CPC como ferramenta de controle e expansão dos negócios do microempreendedor individual.

Com base nisso, efeturei estudos aprofundados em torno destes temas e tentarei efetuar a contabilidade da empresa do meu pai dentro das exigências do CPC (àquilo que for pertinente).

O segmento da empresa é Prestação de Serviços, meu pai possui uma oficina de funilaria e pintura de veículos. O patrimônio e o movimento não é grande, mas creio aprendi que onde há patrimônio a contabilidade pode sim ser aplicada, e quero provar com este trabalho que mesmo um negócio extramamente pequeno como o do meu pai pode sim melhorar seus resultados mediante um bom controle contábil.


Gostaria de poder contar com a visão experiênte de vocês para que me orientem sobre fontes de pesquisas, livros, sites .... e também se acham o tema escolhido coerente e possível de ser executado.



Muito obrigada desde já!



Bianca Carro Gonzaga

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror". C. Chaplin
JULIO CESAR SILVA COSTA

Julio Cesar Silva Costa

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 01:04

Bianca,

Gostei da sua proposta. Todavia, entendo que você deva fazer ajustes no tema da sua pesquisa. As normas do CPC ou mesmo as IFRS's aplicadas as micro e pequenas empresas não pode ser encaradas como "instrumentos de controle". Em verdade, são normas contábeis a serem adotadas a fim de se obter um nível de evidenciação mais adequado aos padrões financeiros internacionais. Trata-se de mais de um processo de harmonização, como sempre falam, do que propriamente de controle. Harmonização em relação ao práticas e normas contábeis e financeiras adotadas nas economias mais evoluídas. Presta-se, como você bem observou, às empresas que querem expandir seus negócios, pois evidenciarão informações mais próximas à linguagem financeira internacional. Mas, como disse, a aderência às IFRS's está mais atrelada ao arcabouço normativo contábil e financeiro que as economias mais evoluídas, bem como as emergentes, adotam.
Creio que você pode começar sua pesquisa avaliando o estágio atual da contabilidade adotada na empresa objeto de estudo. Atualmente, são adotados os padrões BR GAAP na empresa do seu pai? Qual o nível de evidenciação das informações contábeis na empresa que você irá estudar? E as demais empresas do mesmo porte da que está estudando, utilizam uma contabilidade baseada em normas contábeis (BR GAAP ou IFRS) ou somente fiscais?

Julio Cesar
Bianca Carro Gonzaga

Bianca Carro Gonzaga

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 12:44

Olá Julio Cesar,

Muito obrigada pela resposta.
Atualmente a empresa do meu pai cumpre apenas as exigências do fisco para este tipo de empresa, ou seja, há apenas um "controle" das entradas e saídas. Nunca fora elaborada qualquer demonstração financeira. Para ser bem sincera o trabalho lá terá de partir do zero, não será nem o caso de convergência.
Ao que pude observar em algumas empresas que tive acesso, também enquadradas no MEI, não há nenhum trabalho contábil além do simples controle de entradas e saídas e preenchimento do relatório de faturamento mensal a fim de não exceder o limite de faturamento estipulado para estas empresas.

Estive repensando meu tema, e considerei também analisar a contabilidade Gerencial para este tipo de empresa. Quero estudar a relevância deste tipo de contabilidade para os MEI e o quanto isto poderá contribuir para a expansão dos negócios.
Senti muita dificuldade, ao ler o CPC PME, em aplicá-lo à realidade da empresa do meu pai, uma vez que não há nenhum trabalho contábil anterior nela, isso dificulta muito pois não tenho um histórico para comparação.

Já com a contabilidade gerencial, encontrei muito mais material para pesquisa e acho que terei menos dificuldades para aplicar os conceitos à prática.
A idéia agora é fazer um levantamento de todo o patrimonio desta empresa e a situação financeira dela, e a partir disto verificar melhores soluções para maximização dos lucros, por exemplo.


Minhas ideias ainda estão muito genéricas, mas creio que para um TCC (onde a bagagem teórica deve ser muito ampla) misturar esses dois assuntos, Contabilidade gerencial x MEI, será uma boa forma de começar.

Tudo isso sem ignirar, é claro, o fato de que a empresa do meu pai e a de muitos conhecidos que estão na mesma situação precisam urgentemente do auxílio de um contabilista, pois ignorar a importancia de se ter uma contabilidade tem sido a maior deficiência do MEI. Isso eu posso afirmar com propriedade.

Acredito que o contador ainda é visto como um "guarda-livros" por muitas empresas, e o empreendedor individual acha desnecessário o trabalho deste profissional uma vez que a única obrigação que eles têm perante o fisco é o recolhimento da DARF única mensal, nada mais. O nosso trabalho é sempre ligado ao "cara" que calcula os impostos, todo o resto é ignorado. A própria legislação que rege as atividades do MEI o dispensa da contabilidade formal (escrituração e etc), e esquecem que a contabilidade vai muito além de calcular impostos e lidar com as exigências do fisco.
Tendo observado essa deficiência acho interessante implantar a contabilidade na empresa do meu pai, principalmente a gerencial, e tentar provar a importancia da valorização do nosso trabalho como uma ferramenta de sobrevivência, inicialmente, e expansão dos negócios.


Desculpe, me empolguei no texto.... corrija-me por favor se minha visão está equivocada. Ainda tenho muito o que estudar pela frente.

Abraços e muito sucesso!!

"Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror". C. Chaplin

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.