x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 1.013

Tributos de empresas

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 15:04

Boa tarde, pessoal!

Sou novato no fórum, tanto que este é meu primeiro tópico.

Sou estudante de graduação do curso de ciências contábeis da universidade UNIBAN, recentemente adquirida pelo grupo ANHANGUERA, 4º semestre.

A contar de Agosto/2010, estou atuando diretamente no setor, visto que antes, como era o responsável pelo financeiro (C.pagar / C.Receber), tinha contato indireto na área.

Muito embora esteja na área a 1 ano, contando com os avanços quais já obtive, ainda não me sinto á vontade, ainda não consigo sentir "a coisa" na sua essência.

Minha dificuldade, é quanto aos impostos (tributos).

Como fazendo conciliações só vejo o resultado final da coisa, ou seja, só os números prontos, saldos, apresento dificuldade no entendimento dos tributos e as contas que os mesmos movimentam.

Infelizmente, não posso contar com apoio do profissional da área de lançamento de notas fiscais da empresa onde atuo, pois o mesmo mal fala bom dia, e quando tento pedir alguma explicação, logo sou repreendido com um "espírito de porco".

É com este intuito, de quem tem curiosidade e interesse de aprimorar-se na área, é que venho abrir este tópico.

Se eu pegar uma NF de entrada na minha mão hoje, não tenho noção, não sei quais os movimentos, quais são os impostos que a compõe, se de fato está correta ou não, e isto me desespera, pois gosto de aprender e "sentir" as coisas sabe.

Pergunto aos nobres colegas deste fórum e de profissão:

Como posso me inteirar sobre isto?
Como faço para aprender?
Há algum livro com noções básicas, apostila, algo assim?