x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 7

acessos 1.013

Tributos de empresas

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 15:04

Boa tarde, pessoal!

Sou novato no fórum, tanto que este é meu primeiro tópico.

Sou estudante de graduação do curso de ciências contábeis da universidade UNIBAN, recentemente adquirida pelo grupo ANHANGUERA, 4º semestre.

A contar de Agosto/2010, estou atuando diretamente no setor, visto que antes, como era o responsável pelo financeiro (C.pagar / C.Receber), tinha contato indireto na área.

Muito embora esteja na área a 1 ano, contando com os avanços quais já obtive, ainda não me sinto á vontade, ainda não consigo sentir "a coisa" na sua essência.

Minha dificuldade, é quanto aos impostos (tributos).

Como fazendo conciliações só vejo o resultado final da coisa, ou seja, só os números prontos, saldos, apresento dificuldade no entendimento dos tributos e as contas que os mesmos movimentam.

Infelizmente, não posso contar com apoio do profissional da área de lançamento de notas fiscais da empresa onde atuo, pois o mesmo mal fala bom dia, e quando tento pedir alguma explicação, logo sou repreendido com um "espírito de porco".

É com este intuito, de quem tem curiosidade e interesse de aprimorar-se na área, é que venho abrir este tópico.

Se eu pegar uma NF de entrada na minha mão hoje, não tenho noção, não sei quais os movimentos, quais são os impostos que a compõe, se de fato está correta ou não, e isto me desespera, pois gosto de aprender e "sentir" as coisas sabe.

Pergunto aos nobres colegas deste fórum e de profissão:

Como posso me inteirar sobre isto?
Como faço para aprender?
Há algum livro com noções básicas, apostila, algo assim?

Ou a saída mais óbvia, é eu estar migrando de empresa, de repente, quem sabe até mesmo para um escritório, onde acompanho desde a chegada dos documentos na empresa e lançamentos dos mesmos até seu fechamento e apuração de impostos e devidas guias?

Grato,

Gomes, Renato

T+ pessoal

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 18:09

Renato,


Um dos requisitos Você já preenche que é a sede por conhecimento.

Assim sendo,o caminho mais prático é tentar conciliar o que aprende na graduação com a prática.

No caso específico de sua empresa, tente descobrir em qual regime de tributação a mesma esta recolhendo os impostos/contribuições.


Atualmente temos:

Simples Nacional;

Lucro Presumido;

Lucro Real
- Apuração Trimestral;
- Estimativa Mensal
- Balanço ou Balancete de suspensão/redução

Lucro Arbitrado

Talvez todos es termos possa parecer estranho para Você pois esta iniciando na carreira, más não se preoculpe, com o tempo, tudo ira clareando.

Após identificar o regime de tributação de sua empresa, passe a pesquisar como se apura os impostos/contribuições da mesma.

Aqui mesmo no Portal, pesquisando, encontrara farto material para estudo.


Veja no link a seguir, vários livros sobre a área tributária.

Bons estudos e sempre que precisar, poste sua dúvida que certamente, vários colaboradores do site podem te ajudar.


www.editoraatlas.com.br

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 08:47

Opa, bom dia, Mário!

Muito obrigado pela colaboração, valeu mesmo.

Acessei o link fornecido por vossa parte, realizei a impressão dos livros.
Vou estar analisando com o professor do meu curso de graduação, qual a indicação, visto que há vários temas abordados sobre o quesito tributação.

Quanto ao regime da empresa onde atuo hoje, acredito que seja o "Real" conforme descreveu acima, visto que muito embora façamos fechamento mensal, os recolhimentos são trimestrais.

Mais uma vez, agradeço a força.

Grato,

Gomes, Renato

Francine Meire

Francine Meire

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 setembro 2011 | 17:26

Nossa muito bom o link...
boa dica. Mário

"Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"...
(Clarice Lispector)
Ederson Silva de Carvalho

Ederson Silva de Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 20:00

Opa, bom dia, Mário!

Muito obrigado pela colaboração, valeu mesmo.

Acessei o link fornecido por vossa parte, realizei a impressão dos livros.
Vou estar analisando com o professor do meu curso de graduação, qual a indicação, visto que há vários temas abordados sobre o quesito tributação.

Quanto ao regime da empresa onde atuo hoje, acredito que seja o "Real" conforme descreveu acima, visto que muito embora façamos fechamento mensal, os recolhimentos são trimestrais.

Mais uma vez, agradeço a força.

Grato,

Gomes, Renato


O regime da empresa acredito que seja lucro presumido.

Os recolhimentos trimestrais são apenas da CSLL e do IRPJ, os demais impostos são mensais.

.......  
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 08:44

Bom dia Ederson,

Correto, estando no regime de tributação pelo Lucro Presumido:



PIS E COFINS, Apuração mensal; IRPJ e CSLL, apuração trimestral.

Vencimentos: PIS e Cofins = dia 25 mês seguinte;

IRPJ e CSLL = 1º trimestre = 30/04; 2º trimestre = 31/07; 3º trimestre = 31/10; 4º trimestre = 31/01.

Em ambos os casos, caindo final de semana e ou feriado, antecipar pagamento.

Códigos do DARF:

PIS = 8109;

Cofins = 2172;

CSLL = 2372;

IRPJ = 2089.

Alíquotas:

PIS = 0,65%;

Cofins = 3,00%;

Comércio/Indústria:

CSLL = Base de presunção 12,00%, alíquota da CSLL = 9,00%;

IRPJ = Base de presunção 8,00%, alíquota do IRPJ = 15,00%.

Servicos:

CSLL = Base de presunção 32,00%, alíquota da CSLL = 9,00%;

IRPJ = Base de presunção 16,00%, alíquota do IRPJ = 15,00% (receita bruta anual até R$ 120.000,00), acima deste valor, base de presunção 32,00%, alíquota do IRPJ = 15,00%.

Para algumas atividades, para cálculo do IRPJ sempre sera base de presunção de 32,00%, caso queira, informe a atividade de Serviços para confirmação dos percentuais.


Obs.: No caso do IRPJ, tera adicional de 10,00% a parcela do Lucro Presumido que ultrapassar R$ 60.000,00 no trimestre.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
G. Sperotto

G. Sperotto

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 16:01

Boa tarde Renato.

Como você está no 4º Período do curso, acredito que terá contato futuro (se ainda não tiver tido) com a disciplina de "Legislação Tributária" ou outra equivalente, pois se não me engano, em conversa com a coordenadora do meu curso, esta me revelou que o MEC exige que a matriz curricular de Faculdades de Ciências Contábeis aborde o assunto.

Assim sendo, se o que deseja é aprender a disciplina ao longo do curso, apenas espere o momento de cursar a disciplina e aproveite para fazer a devida correlação do que vai aprender nas aulas com sua atividade prática do dia-a-dia.

Porém, se o seu interesse no tema é imediato, acredito que este seja o melhor plano de ação para você:

1 - Ordene seu estudo da melhor maneira possível.

Procure na internet os programas (também chamados "ementas") da disciplina de Legislação Tributária (ou das equivalentes) e das complementares, se houver (Contabilidade Tributária), de faculdades conceituadas pelo MEC que estiverem disponíveis. Esses programas são planos de estudo da disciplina elaborados por professores mestres e doutores, para facilitar a formação do entendimento geral e conciso do tema a partir da ordem de estudo dos subtemas que o compõem. Exatamente por isso eles são bem melhores que índices de livros como plano de estudo, já que os livros se preocupam muito mais em aprofundar-se nos subtemas do que ordená-los. É por isso que vemos muitas cadeiras nas quais o professor "pula" capítulos da bibliografia utilizada quando se baseia nela.

Tomei a liberdade de encontrar o primeiro para você:

www.serverweb.unb.br


2 - Encontre materiais de estudo do tema disponíveis na internet através da busca direta pelo nome dos subtemas.

Procure na internet materiais diversos sobre cada um dos tópicos do programa e estude-os na ordem pré-determinada pelo programa.

3 - Faça uso do seu "laboratório".

Utilize o material disponível na sua empresa para "testar" os conhecimentos que adquirir. Por exemplo, quando você achar que aprendeu a apurar o ISS da empresa, busque os documentos e o valor dos impostos apurados, refaça os cálculos e veja se o valor que encontrou bate com o previamente encontrado pela empresa. Em caso de resposta negativa, busque ajuda em fóruns especializados no tema (como este) ou com colegas e amigos que tem escritório de contabilidade, ou ainda procure os professores desse tema na sua instituição mesmo que não esteja cursando as cadeiras deles. O importante aqui é que suas dúvidas sejam explicadas de forma que você entenda.



Espero ter contribuído de alguma forma com o colega.

Um abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.