x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 344

acessos 37.419

Exame de Suficiência 25/09 - Técnico

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 19:46

Boa Noite!

Bastante legal essa discussão sobre a questão 12...

Muito Obrigado ao Daniel De Avila Aguirre, que me fez rever sobre esta questão

Vamos resolver esta questão...

NBC TG 1000 - Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs)

Definição de PME

"...não têm obrigação pública de prestação de contas;"

Mais à frente:

"...Uma empresa tem obrigação pública de prestação de contas se:
... possuir ativos em condição fiduciária perante um grupo amplo de terceiros como um de seus principais negócios. Esse é o caso típico de bancos, cooperativas de crédito, companhias de seguro, corretoras de seguro, fundos mútuos e bancos de investimento."

"...no Brasil as sociedades por ações, fechadas (sem negociação de suas ações ou outros instrumentos patrimoniais ou de dívida no mercado e que não possuam ativos em condição fiduciária perante um amplo grupo de terceiros), mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, para fins desta Norma, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte. As sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte, também são tidas, para fins desta Norma, como pequenas e médias empresas."

Então, tudo que não estiver enquadrado dentro da Lei nº. 11.638/07 é considerado PME.

Lei nº. 11.638/07

"Art. 3o ... Parágrafo único. Considera-se de grande porte, para os fins exclusivos desta Lei, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 240.000.000,00 (duzentos e quarenta milhões de reais) ou receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00 (trezentos milhões de reais)."

Como diz a questão, o FATURAMENTO foi de R$ 280.000.000,00. Portanto seu ativo total com certeza será maior que o valor determinado em lei.

Conclusão: a PJ do ítem I é de grande porte e a empresa do ítem II não se enquadram na NBC TG 1000, restando apenas o ìtem III.

Resposta Certa: LETRA C

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 20:47

Questão 1 – Considerando os conceitos de passivos e provisões, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Provisões são passivos com prazo ou valor incertos.
Verdadeiro. IAS 37 (International Accounting Standard, ou IFRS - International Financial Reporting Standards) - Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes, diz exatamente isso.

II. Passivos são obrigações presentes.
Verdadeiro. IAS 37. Passivos são obrigações presentes de uma entidade, decorrentes de eventos passados, cuja liquidação se espera resultar em uma entrega de recursos com benefícios econômicos.

III. Passivos podem representar obrigações formais ou legalmente exigíveis ou obrigações decorrentes de práticas negociáveis costumeiras.
Verdadeiro. IAS 37. Obrigações - são eventos que gerados por imposições legais ou não formalizadas;
Obrigação legal - é aquela que deriva de um contrato (por meio de termos explícitos ou implícitos), de uma lei ou de outro instrumento fundamentado em lei.
Obrigação não formalizada - é aquela que surge quando uma entidade, mediante práticas do passado, políticas divulgadas ou declarações feitas, cria uma expectativa válida por parte de terceiros e, por conta disso, assume um compromisso.

IV. Provisões estão relacionadas a perdas operacionais futuras.
Falso. IAS 37. Provisões para perdas operacionais futuras não devem ser reconhecidas, pois não satisfazem à definição de passivos.

Resposta certa: LETRA D: V, V, V, F.

Suellen Lorena Ferreira

Suellen Lorena Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:23

Sobre a Questão 24, estou fazendo uma revisão que constatei que a letra correta é a LETRA D - v v f v v e não a letra C.


RESOLUÇÃO CFC Nº 1170/09

DE 29 DE MAIO DE 2009
APROVA A NBC TG 16 - ESTOQUES.

27. O critério PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) pressupõe que os itens de estoque que foram comprados ou produzidos primeiro sejam vendidos em primeiro lugar e, consequentemente, os itens que permanecerem em estoque no fim do período sejam os mais recentemente comprados ou produzidos.

Pelo critério do custo médio ponderado, o custo de cada item é determinado a partir da média ponderada do custo de itens semelhantes no começo de um período e do custo dos mesmos itens comprados ou produzidos durante o período.



Benjamim e Fernando e outros me ajudem a concluir essa questão!!!

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:27

Suellen Lorena Ferreira

Ainda farei a resolução completa (com o enunciado), mas por hora fazemos assim... Espero ajudar.

Questão 16

Vamos analisar os seguintes aspectos:
- O exercício diz que o exercício social coincide com o ano-caledário, ou seja, vai de 01/01 até 31/12.
- A cobertura da apólice vai de 01/05/2009 a 30/04/2010
- O valor pago (R$30.000,00) foi pago como se a despesa fosse inteiramente de 2009.

Agora, verificando o que diz o Princípio da Competência: "As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento." E sobre seguro: "A apólice de seguro, regra geral, apresenta um prazo de vigência de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
Sendo o prazo de cobertura do seguro igual a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, a empresa segurada deverá apropriar, no respectivo período de emissão da apólice, a parte correspondente a esse lapso temporal. A parcela correspondente ao período seguinte deverá ser classificada no Ativo Circulante, uma vez que se trata de uma despesa ainda não incorrida até a data do balanço anterior."

Então em 2009, só cobraremos a parte relacionada a esse ano.

Agora a continha. Sem em 1 ano eu pago R$30.000,00, quanto eu pagarei em 8 meses (05/2009 a 12/2009)?

R: R$20.000,00 (os outros R$10.000,00 são de 2010)

Como eu tinha pago esse valor a mais em 30/04/2009, quando foi feito o ajuste em 31/12/2009 esse valor foi adicionado ao resultado.

Resposta certa: LETRA A - R$20.000,00

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:31

Suellen Lorena Ferreira

Respondendo sucintamente a sua duvida...

Questão 24

o item "V" está incorreto pelo fato que no Custo Médio Ponderado (CMP), o custo de cada item não feito a cada período e sim quando entra mercadoria no estoque, quando há diferença no valor dos produtos comprados e os já presentes em estoque.

Suellen Lorena Ferreira

Suellen Lorena Ferreira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:34

Questão 27 . Com base nas NBC, em relação à mensuração... A questão correta benjamim você falou que seria a letra D, pois bem:


Art. 3º. O item 11 da NBC TG 16 – Estoques, aprovada pela Resolução CFC n.º 1.170/09, passa a vigorar com a seguinte redação:

......................

11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis perante o fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.


pelo art 3º acredito que a Letra C esteja correta! O que vcs acham? Ai meu Deus me ajuda...kkkk

Gerson Pias Cabral

Gerson Pias Cabral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:34

Boa Noite
Desculpe voltar a questao 12, pois discordo de vc,
Vejamos,

Item II, esta descartado, ok
Item I - empresa de grande porte, ok
Item III - Empresa de Pequeno Porte, ok

entao a resposta correta é: A

Pois a letra C: nao fala em pequena ou media empresa e sim pequeno porte.

Podemos classificar as empresas em três categorias: as que têm obrigação pública de prestação de contas; as sociedades de Grande Porte e as Pequenas e Médias Empresas.

Quem discorda....

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:35

Suellen Lorena Ferreira

Aumento de R$10.000,00... Não posso mais editar aquele post... de ter alagado a minha cabeça... :s

A despesa de 2009, com seguro, foi R$20.000,00, se foi pago R$30.000,00, eu tive 'prejuízo' de R$10.000,00. Quando foi feito o ajuste, esses R$10.000,00 voltaram pra empresa, AUMENTANDO o resultado.

Benjamim Inácio Pereira

Benjamim Inácio Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:36

Questão 16

Vamos analisar os seguintes aspectos:
- O exercício diz que o exercício social coincide com o ano-caledário, ou seja, vai de 01/01 até 31/12.
- A cobertura da apólice vai de 01/05/2009 a 30/04/2010
- O valor pago (R$30.000,00) foi pago como se a despesa fosse inteiramente de 2009.

Agora, verificando o que diz o Princípio da Competência: "As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento." E sobre seguro: "A apólice de seguro, regra geral, apresenta um prazo de vigência de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias.
Sendo o prazo de cobertura do seguro igual a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, a empresa segurada deverá apropriar, no respectivo período de emissão da apólice, a parte correspondente a esse lapso temporal. A parcela correspondente ao período seguinte deverá ser classificada no Ativo Circulante, uma vez que se trata de uma despesa ainda não incorrida até a data do balanço anterior."

Então em 2009, só cobraremos a parte relacionada a esse ano.

Agora a continha. Sem em 1 ano eu pago R$30.000,00, quanto eu pagarei em 8 meses (05/2009 a 12/2009)?

R: R$20.000,00 (os outros R$10.000,00 são de 2010)

Como eu tinha pago esse valor (R$10.000,00) a mais em 30/04/2009, quando foi feito o ajuste em 31/12/2009 esse valor foi adicionado ao resultado.

Resposta certa: LETRA A - Aumento de R$10.000,00

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:41

Suelen,

Questao 27... O enunciado está "recuperáveis, ou não..."... esse ou não é que pegou, na minha opinião.

Gerson Pias Cabral

Gerson Pias Cabral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:44

Questao 12
epp- empresa de pequeno porte
As normas específicas para as PME - pequenas e medias empresas
Acho que pega ratao, pois fala claramene assim a pergunta:
À luz da NBC TG 1000, que trata da Contabilidade para pequenas e medias empresas, assinale a opção correta.
entendeu....

Gerson Pias Cabral

Gerson Pias Cabral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 setembro 2011 | 21:49

nos termos definidos na Lei no 9.317, O Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples) é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido, aplicável às pessoas jurídicas consideradas como microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP)

Tentaram confundir,NBC TG 1000 com a lei 9.317

Página 10 de 12

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.