x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 514

acessos 62.439

Exame de Suficiência 25/09 - Bacharel

Rodrigo Gonçalves de Oliveira

Rodrigo Gonçalves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 00:40

Segunda Impressão da Prova




Primeiramente, não achei a prova fácil, por mais que o nível de aprovação irá subir. Essa prova teve uma quantidade de Normas Brasileiras de Contabilidade muito grande, pouca doutrina, entendimentos, práticas etc... (decorar)


"Foram 4 questões que estavam no enunciado, as NBC, mas com o uso real para a resolução ( 6, 7, 8,10, 13, 16, 20, 25, 26, 27, 28, 29, 31, 32, 35, 36, 37, 41, 42, 43,) foram 20 questões, um número muito alto de questões.


Como professor, isso é ruim, o aluno deixa de raciocinar o conteúdo para decorar.


Na prova passada, já tínhamos essa característica, porém as questões eram cópias, dessa vez, mudaram um pouco o texto delas, deixando em alguns momentos confusas.


As questões de contabilidade de custos foram mais simples, porém contabilidade pública foi assustador, utilizar o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do STN, não mede conhecimento da contabilidade pública.


A prova de Contabilidade Geral foi ótima, tirando a questão que envolve a NBC TG .16, número 7 da prova, pois essa foi uma questão muito difícil para ser feito um julgamento preciso em uma prova objetiva, por fim temos questões bem diversificadas em geral.


A prova de Matemática Financeira e Estatística também foi mais simples que a anterior, 3 questões.


Auditoria teve uma prova muito proveitosa, bem redigida, o que não pode ser dito na prova de perícia, pois na questão de perícia (nº 30) tem muitas falhas na questão.


Contabilidade Gerencial e Controladoria muito bem feita.


E, por fim português, sempre na história desse exame, provas com muitos questionamentos, um dia acertam na mão. ( não estava difícil, somente ambígua)


Sobre a minha correção: fundamentei todas as questões, por um motivo, caso o resultado oficial for diferente, temos argumentos para recursos. É importante, como da vez passada, argumentos válidos, fundamentados em normas, doutrinas reconhecidas.


No exame anterior, descobrimos que a questão (que fora anulada) era um assunto de administração de empresas, e na contabilidade somente um livro americano que tratava, anulamos (alunos) a questão, ou seja, administração está fora do nosso edital.


Dessa vez, as questões estão sem esse tipo de possibilidade, a única chance de montar recursos serão sobre os sentidos das premissas, com exceção da questão 30 que tem erros graves.


Pelo que notei na minha experiência com recursos nas bancas, tanto na OAB como CFC, noto uma decisão política para anular uma questão. Exemplo: Anular uma questão acarreta aprovar quantos, anular duas questões mais quantos.


Digo isso, pois no exame passado tivemos três questões amplamente fundamentadas: uma fora do edital, outra com mais de três doutrinas contábeis, com a mesmo problema, porém com outra resolução, e por fim, uma com uso do estudo das premissas lógicas. Somente uma dessas anulada.


Na OAB, o caso é ainda mais grave, normas contrárias, e ainda, não anulam.


Então vou dizer as questões que tem a possibilidade de surgir recursos com sucesso: para mim a 30 é a mais anulável; questão 6; questão 16; questão 20; questão 48 com chances remotas.


Por fim, agora é aguardar ! As nossas chances foram lançadas, aprovação ou reprovação. (do professor também ! )


Digo, nossas, pois também estou passivo de erros, como todos. Por isso, falo: Vamos aguardar o gabarito oficial.


E, desejo do fundo do meu coração: muita aprovação !!!


Um abraço !




Postado por Christian Abrão ... às 20:17

Cleverson Alex Mezzomo

Cleverson Alex Mezzomo

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 08:33

Cara amiga Suely
Obrigado pela sua explicação

Mas no enunciado da qestão nao informa se a empresa optou pelo regime de competência. Pois sabemos que a empresa pode optar pelo de caixa. Como no enunciado nao informou, e as duas respostas, tanto A como C estão corretas, pois nao explicita a forma de regime, uma vez que a empresa é livre para optar, creio em anulação..........

Rodrigo Gonçalves de Oliveira

Rodrigo Gonçalves de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:49

Bom dia a todos é realmente meu caro Jaison, eu me incluo neste grupo, segundo prof. estou com 24.

Apesar se haverem questões extremamente ambiguas, eu na realidade estou torcendo para que a questão 19 do nosso mestre disseminador de conhecimento esteja equivocada e que nossa amiga Suely esteja certa, ao qual creio que tenha a melhor interpretação do enunciado proposto.

No mais, para aqueles que ultrapassaram meus parabéns, e vamos aguardar o gabarito oficial.

Grande abraço a todos, obrigado pela troca de idéias...

" A mente que se abre através do conhecimento, nunca volta ao seu tamanho original."

Ótima sexta, fiquem com Deus.

Jaison Oliveira Neves

Jaison Oliveira Neves

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:56

É Rodrigo, fiz a inscrição na ultima hora pra fazer a prova mais como conhecimento pra tentar passar em março, na realidade nem estudei, nem vi o conteudo prográmatico. Imaginava acertar de 15 a 20 o qual já ficaria contente mas 24 ai fica um pouco frustrante, visto que fica o gostinho de que podia mais, porém se não der estamos ai em março, pra ir pra cima mesmo, boa sorte pra nós, se não for nessa que seja em março

valmir dos santos rodrigues

Valmir dos Santos Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:10

Jailson!!! to na mesma situação!!!!!!!!!
termino ainda esse ano a faculdade e fiz a inscrição de ultima hora só pra testar e me preparar para março!!!! porem segundo o professor cristian estou com 24 acertos; segundo o site do CONTTADOR estou com 27 acertos!!! e no gabarito da sescon eu tbm to com 25 acertos torcendo agora pra que algumas qustoes seja anuladas!!


sucesso a todos!!!!!!!!!!

Peixoto

Peixoto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:27

Bom Dia Pessoal,

Mas de ultima hora o Presidente do CFC liberou para quem esta concluindo o curso este ano que esteja no 7º ou 8º a fazer e ter direito a tirar o registro após concluir.... vocês leram o edital retificado?

Abraços




"Para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar"
Adriano Gomes de Almeida

Adriano Gomes de Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:36

Jaison, aconteceu exatamente o mesmo comigo...
ja conferi com 3 gabaritos diferentes na net, fiquei com 28 em dois e 27 em um... agora, posso ter passado sem estudar mesmo! eu to ficando louco pra ver esse gabarito pq se eu passar eu vou dar uma esta de arromba pra comemorar

Thiago diniz oliveira

Thiago Diniz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:47

Olá adriano nossa é dois viu se eu passar coisa q tá difícil muito apertado vou fazer uma festa tb rs boa sorte para vc e todos aqui tomara que o gabarito saia hoje rs coisa que acho q não sai mas pelo menos segunda e tomara q algumas sejam anuladas de preferencia que eu tenha errado

Adriano Gomes de Almeida

Adriano Gomes de Almeida

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 11:52

Tiago, vc viu o q o prof christian escreveu ontem sobre recursos, no texto analise da prova? agente fica torcendo mas o cfc num da mole nao! e o professor ainda disse q a anulação é politica! tipo: se anular uma passam tantas pessoas a mais, se anular duas, passam mais tantas...

Engraçado. Sera que os conselhos não querem aprovar o maximo de contadores possivel?

Thiago diniz oliveira

Thiago Diniz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 12:15

Adriano , sei lá qual é a deles viu, unica coisa e torcer para que o gabarito sai logo vc acha q a questão 19 segundo a Suely pode ser a 19 ou ta fora de questão ??/ pois marquei a C

lidinei correa

Lidinei Correa

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 13:16

pessoal, como podem confiar num gabarito que marca a questão 36- D, é só ler que é B Estoques.
Unisescon que faculdade!
Acho que a maioria que foi reprovada no exame anteriro passou por lá!

Thiago diniz oliveira

Thiago Diniz Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 13:16

Segundo o 1° exame o gabarito sai com 8 dias seguindo esta logica provavelmente segunda feira sai o gabarito, uma coisa engraçada no 1° exame já saiu com a anulação de 1 questão será q vai ser dá mesma forma o 2° exame vai sair com a anulação claro se tiver alguma ??/ BOA SORTE A TODOS !!!

suely luzia pereira

Suely Luzia Pereira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:18

Lidinei Correa e guerreiros,

A minha opinião é que o gabarito do Professor Christian é o mais confiável apesar da questão 19, e na sequencia o do conttador, mas esse do sescon é uma vergonha, se fosse eles tinha até vergonha de publicar, deve ser somente para aumentar a apreenção dos colegas.

Sinceramente acho que a 19 é letra C, até pelo que ja li sobre a apropriação do custo da materia prima requerida, mas vamos aguardar, boa sorte a todos.

Terminei a Faculdade em julho e graças a Deus deu pra ser de primeira fiz 37 pontos com o gabarito do Professor.

Uma boa sorte a todos e não vamos desistir pois ainda tem os recursos.

Abraços.

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:30

Pra quem passar os documentos requisitados são esses:


RG
CPF
Titulo de Eleitor
3 Foto 3X4
Diploma
Formulario Preenchido do site do CRC
Escolher a Taxa a pagar


Bom foram estes os documentos que me passaram hoje quando liguei no Escritório que representa o CRC aqui na região.,


Vania Lazaro da Guarda

Vania Lazaro da Guarda

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 14:42

Sobre a questão 19

"Despesas:
Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, eo produto originario desse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo be.
Logo, os custos incorporados nos produtos acabados são vendidos.
Notamos então , que as despesas são valores que reduzem o Patrimônio Liquido, demonstrando ser um sacrificio no esforço de se obter uma receita

Perda:
É o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrificio para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como caracteristica geral da receita.
No entanto , assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do periodo da empresa.
As perdas normais de matéria-prima no processo de produção são consideradas custo de produção do periodo."


Christian Abrão ... disse...
Concordo com o argumento apresentado mesmo. Pode ser a letra C.

Página 15 de 18

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.