x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 1.126

Consultor Empresarial

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 17:03

Prezados(as) boa tarde!

Estou precisando de algumas orientações de como me tornar um consultor empresarial, como fazer para entrar nesse mercado de consultoria, o que devo estudar alem da faculdade que já estou fazendo de administração de empresas, quais os livros devo ler para ter mais conhecimento desta área, como iniciar o meu primeiro trabalho como consultor??

Por gentileza, se alguém puder me orientar, ficarei muito agradecido!!

Desde já obrigado!

Eduardo

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 19:02

Caro Eduardo,

Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa! Vamos ver se posso ajudá-lo.
Antes de mais nada, é preciso que você analise profundamente a sua decisão em tornar-se um consultor. Digo isso porque hoje em dia, o "consultor" e a "consultoria" tornaram-se sinônimos de "vendedor" e "bico".
É muito comum encontrarmos com alguém que nos diz: "Fiquei desempregado, agora estou trabalhando com consultoria". Ou, mais comum ainda, os "consultores" ligados às empresas, ou seja, não passam de vendedores disfarçados, uma vez que a consultoria pressupõe independência total de soluções e/ou fornecedores.
Pense, acima de tudo, na Consultoria (caixa alta proposital) como uma profissão, e para tal, é necessário vocação e dedicação.
Independente de qual área irá atuar (Empresarial, TI, Jurídica, Contábil etc) a sua postura como consultor é fundamental.
O consultor é um conselheiro. Seu trabalho consiste, grosso modo, em analisar uma situação, elaborar um diagnóstico e um plano de ação. Seu sucesso é medido na razão direta em que suas opiniões e ações propostas são seguidas pelas empresas, e claro, bem sucedidas.