x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 1.126

Consultor Empresarial

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 17:03

Prezados(as) boa tarde!

Estou precisando de algumas orientações de como me tornar um consultor empresarial, como fazer para entrar nesse mercado de consultoria, o que devo estudar alem da faculdade que já estou fazendo de administração de empresas, quais os livros devo ler para ter mais conhecimento desta área, como iniciar o meu primeiro trabalho como consultor??

Por gentileza, se alguém puder me orientar, ficarei muito agradecido!!

Desde já obrigado!

Eduardo

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 19:02

Caro Eduardo,

Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa! Vamos ver se posso ajudá-lo.
Antes de mais nada, é preciso que você analise profundamente a sua decisão em tornar-se um consultor. Digo isso porque hoje em dia, o "consultor" e a "consultoria" tornaram-se sinônimos de "vendedor" e "bico".
É muito comum encontrarmos com alguém que nos diz: "Fiquei desempregado, agora estou trabalhando com consultoria". Ou, mais comum ainda, os "consultores" ligados às empresas, ou seja, não passam de vendedores disfarçados, uma vez que a consultoria pressupõe independência total de soluções e/ou fornecedores.
Pense, acima de tudo, na Consultoria (caixa alta proposital) como uma profissão, e para tal, é necessário vocação e dedicação.
Independente de qual área irá atuar (Empresarial, TI, Jurídica, Contábil etc) a sua postura como consultor é fundamental.
O consultor é um conselheiro. Seu trabalho consiste, grosso modo, em analisar uma situação, elaborar um diagnóstico e um plano de ação. Seu sucesso é medido na razão direta em que suas opiniões e ações propostas são seguidas pelas empresas, e claro, bem sucedidas.
Infelizmente não existe uma disciplina de "consultoria" ou "formação de consultores" nos cursos universitários.
A bibliografia sobre Consultoria não é muito extensa, mas aconselho que você inicie sua jornada pelo livro "Consultoria, um guia para a profissão" de Milan Kubr, Ed. Guanabara. É um trabalho editado originalmente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e uma verdadeira "Bíblia", um livro para ter sempre à mão.
Espero que tenha ajudado por enquanto. O assunto é bastante extenso, podemos ir seguindo nos próximos "posts", aguardando os aportes dos outros colegas.
Abraços,
Fernando Aidar

Eduardo Maia Rocha

Eduardo Maia Rocha

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 19:50

Fernando,

Muito obrigado pela resposta, irei procurar esse livro já está semana. Além do livro teria outro material como exemplo que eu possa focar também, existe a possibilidade de prestar o meu primeiro serviço como consultor, e não cobrar nada por isso, só para ver se a maneira irei dar o meu parecer/ diagnóstico para melhorar a empresa/comércio etc... está sendo rentável???Posso fazer isso, só para começar adquirir experiência no assunto??Você me sugere algo para iniciar esse trabalho?Estipulei uma meta para cumprir, tenho que montar o meu escritório até eu completar 30 anos de idade. Pretendo não trabalhar mais como empregado, estou sugando livres, apostilas a internet e alguns professores da faculdade. Espero conseguir, pois já estou com 25 anos.


mais uma vez, muito obrigado!

Eduardo

Fernando Aidar
Articulista

Fernando Aidar

Articulista , Consultor(a)
há 12 anos Domingo | 9 outubro 2011 | 20:11

Eduardo,

Tenha sempre em mente que o trabalho do Consultor está baseado principalmente em conhecimento acumulado. Você usou um termo que se encaixa perfeitamente: "sugando". O Consultor é uma esponja (ou um HD virgem para ser mais moderno!). Claro que só isso não basta, é preciso saber como aplicar esse conhecimento, aí entra a experiência.
E a experiência, não tem jeito, vem com a prática. É preciso "praticar". O primeiro trabalho (ou os primeiros) sempre são muito difíceis.
Não sei qual a sua experiência, profissional e acadêmica, isso também é muito importante.
Quanto a possibilidade de prestar serviço e não cobrar por isso eu não recomendo. Está provado que quando não se cobra por alguma coisa, as pessoas (e empresas) tendem a não dar o valor devido, mesmo que o trabalho seja excelente. Talvez se for uma entidade beneficente, filantrópica, aí sim, isso se encaixaria.
Uma outra possibilidade a se pensar é estagiar ou trabalhar em uma empresa de consultoria.
Vamos ver se outros(as) colegas postam outras opiniões.
Abraços,
Fernando Aidar

Guilherme Baptista

Guilherme Baptista

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Diretoria
há 12 anos Quinta-Feira | 13 outubro 2011 | 09:48

Na minha opinião, o consultor deve ter alto nível de conhecimento técnico e experiência no tema a ser desenvolvido / trabalhando na empresa. Sugiro que entre numa firma de consultoria (big4 ou mckinsey) para adquirir bagagem, conhecimento, experiência e know how. Não adianta só estudar, pois na prática tudo é diferente...
Eu, pessoalmente, muito provavelmente só contrataria um consultor com grande experiência na área e/ou background (por exemplo: um consultor que atuou por 30 anos como gerente/diretor financeiro de grandes instituições).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.