Caro Eduardo,
Em primeiro lugar, parabéns pela sua iniciativa! Vamos ver se posso ajudá-lo.
Antes de mais nada, é preciso que você analise profundamente a sua decisão em tornar-se um consultor. Digo isso porque hoje em dia, o "consultor" e a "consultoria" tornaram-se sinônimos de "vendedor" e "bico".
É muito comum encontrarmos com alguém que nos diz: "Fiquei desempregado, agora estou trabalhando com consultoria". Ou, mais comum ainda, os "consultores" ligados às empresas, ou seja, não passam de vendedores disfarçados, uma vez que a consultoria pressupõe independência total de soluções e/ou fornecedores.
Pense, acima de tudo, na Consultoria (caixa alta proposital) como uma profissão, e para tal, é necessário vocação e dedicação.
Independente de qual área irá atuar (Empresarial, TI, Jurídica, Contábil etc) a sua postura como consultor é fundamental.
O consultor é um conselheiro. Seu trabalho consiste, grosso modo, em analisar uma situação, elaborar um diagnóstico e um plano de ação. Seu sucesso é medido na razão direta em que suas opiniões e ações propostas são seguidas pelas empresas, e claro, bem sucedidas.
Infelizmente não existe uma disciplina de "consultoria" ou "formação de consultores" nos cursos universitários.
A bibliografia sobre Consultoria não é muito extensa, mas aconselho que você inicie sua jornada pelo livro "Consultoria, um guia para a profissão" de Milan Kubr, Ed. Guanabara. É um trabalho editado originalmente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) e uma verdadeira "Bíblia", um livro para ter sempre à mão.
Espero que tenha ajudado por enquanto. O assunto é bastante extenso, podemos ir seguindo nos próximos "posts", aguardando os aportes dos outros colegas.
Abraços,
Fernando Aidar