x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1

acessos 4.245

Casos Práticos em Auditoria

Livia Barros

Livia Barros

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Domingo | 30 outubro 2011 | 21:41


Caso 1

Durante a revisão da conta de adiantamento a empregados para despesas de viagens, você observou que existiam muitos saldos antigos pendentes de prestação.


Caso 2

Revisando as fichas de estoques, você constatou que a matéria-prima "algodão fibra curta", utilizada na fabricação do produto "Linha zebra", não foi requisitada há mais de 12 meses. Conversando com o gerente da fábrica, você ficou sabendo que esse produto foi retirado da linha de produção no ano passado, ou seja, ele não será mais produzido em função de uma empresa concorrente ter colocado outro produto no mercado, com preço mais baixo e maior produtividade.
Além disso, você apurou que o valor de venda dessa matéria-prima é inferior ao valor de custo de estoque.

Com base nas informações acima: Qual a falha? O que poderá acarretar ? e qual a sua sugestão para solucionar o problema?

Luan Damin

Luan Damin

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 11:42

Caso 1: O erro está na apresentação das despesas, a conferencia do valor que realmente foi gasto não foi efetuada. As despesas do colaborador podem não ter sido superiores ao valor disponibilizado pela empresa....Sugestão: Obrigatória a apresentação e conferencia das NFs de despesas ocorridas em viagens, se o valor não foi totalmente gasto o colaborador é obrigado a devolver a diferença....


Caso 2: O preço de entrada de estoque foi laçado errado ou a margem do produto está incorreta, verificar a ultima requisição e a produção da materia prima e do produto para verificar a veracidade das informações obtidas com o Gerente.

Os valores retirados da venda desse produto, foram retirados da ultima venda efetuada? Como o produto parou de ser produzido o valor pode ter sido baixado para eliminar o estoque restante do mesmo....

Espero ter ajudado em algo.
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.