x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 6.956

CATIANE CARVALHO

Catiane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 12:43

Olá!! Estou concluindo contabilidade e tentando fazer o meu TCC, escolhi falar sobre o SPED, achei interessante falar sobre a dificuldades das empresas para a adequação exigida pelo fisco.
Bom, gostaria de fazer uma pesquisa de campo dentro desse assunto, mas não estou conseguindo sair da primeira pergunta, gostaria que alguem me ajudasse....

Agradeço desde já...


Abraços!

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 12:51

Catiane, pensando em sua linha de raciocínio, seu foco seria as empresas certo?

Creio que suas perguntas podem estar vinculadas a:

* Conhecimento das exigencias por parte dos empresários;
* Os Sistemas Operacionais estao prontos para atender as exigencias do fisco?
* Porte das empresas (Pequenas empresas normalmente não possuem sistemas operacionais que atendam a grande demanda de exigencias, dessa forma, o Contador se torna responsavel por gerar o arquivo e transmiti-lo ao Governo. Dê uma olhada nos comentários do colega Saulo Heussi aqui no fórum, ele expoe que é necessário que a empresa gere os arquivos...)
* Quais obrigações as empresas já estao obrigadas a atender dentro do SPED?
* A empresa já teve alguma multa por atraso ou falta de entrega das obrigaçoes acessórias (vinculadas ao SPED)? ECD, EFD etc?


Creio que a partir daí voce já poderá ter algumas ideias.

Espero ter ajudado...

Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
CATIANE CARVALHO

Catiane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 16 novembro 2011 | 17:36

Caroline, ajudou muito, é exatamente isso que quero expor no meu trabalho, toda essa dificuldade que os empresarios tem enfrentado para cumprir com suas obrigações e as dificuldades de empresas que ainda não estão prontas para atender essas exigencias...


Fico muito grata...

Caroline Lemes e Leme

Caroline Lemes e Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 08:27

Catiane, recebi um email da Fiscosoft, e espero que te ajude essa informação...

Pesquisa sobre PIS e COFINS revela que as empresas não estão preparadas para a EFD-PIS/COFINS (FISCOSoft)

Em pesquisa inédita com mais de 500 empresas realizada pela FISCOSoft, ficou demonstrado que a alta complexidade da legislação da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS, somada às alterações constantes, tornam difícil para as empresas a apuração correta dessas contribuições.

Especialmente no que se refere ao aproveitamento de créditos do regime não cumulativo, pode-se verificar pela pesquisa que a dificuldade na interpretação dos dispositivos que tratam desse assunto leva as empresas a não aproveitar créditos a que têm direito, ou ainda, a aproveitar créditos de forma errônea em desconformidade com a legislação ou entendimento do fisco.

Com relação à EFD-PIS/COFINS, mais de 65% das empresas afirmam não estar preparadas para a geração da obrigação, e apontam a implantação do sistema como principal dificuldade nessa questão.

Para ver o resultado da pesquisa na íntegra, acesse: http://fiscosoft.com/pesquisa-efd-pis-cofins


Caroline Lemes e Leme
Analista Fiscal
CATIANE CARVALHO

Catiane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 23:05

Boa noite!

Caroline, a pesquisa do fiscosoft é muito boa, me deu até novas ideias sobre o meu TCC. Se tudo dé certo meu trabalho vai sair como desejo.
a experiencia que tenho tido é que muitas empresas estão desatualizadas, acho que falta muita informação para os empresarios...



Muito grata,



Catiane Carvalho

CATIANE CARVALHO

Catiane Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 23:14

Luan, boa noite...

Dei uma olhada no site que você me enviou... A pesquisa foi feita para avaliar a opiniao dos empresarios em relação a implantação do SPED e a positividade com que elas encaravam esse desafio, meu objetivo é mostrar a dificuldade da empresas em se adequar as exigencia, mas é sempre bom avaliar o que se era esperado...
E ainda é positiva na minha opinião tambem

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.