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Solução de questões e exercícios

Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Sábado | 28 janeiro 2012 | 21:38

Boa noite a todos. Estou a disposição para ajuda e orientação nas disciplinas de custos, controladoria, contabilidade gerencial e TCC. Um abraço.

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Alan Pierre Batista Vaz

Alan Pierre Batista Vaz

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Domingo | 29 janeiro 2012 | 23:58

Olá Carlos,

Que legal, estou com um projeto de escrever um artigo sobre controladoria dentro das empresas juniores das universidade federais.

Vou desenvolver melhor essa ideia no mês de fevereiro, depois disso quem sabe você poderá me ajudar e contribuir para esse projeto.

abração!

Atenciosamente,

Alan Pierre Batista Vaz
Graduando em Ciências Contábeis - UFES
Gerente Contábil - Consultores Juniores Associados - CJA/UFES


Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 07:47

Excelente iniciativa Carlos R Malheiros, vai ajudar bastante gente por aqui.

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Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
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Orçamento gratuito
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Tel/Whats - (81) 99801.9055
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 09:49

Bom dia a todos,

Também fico a disposição para ajudar os colegas no que for possível.


Carlos,

Estou com o meu TCC bem adianta e estou precisando de alguem que já tenha experiência para avalia-lo, pois, o professor que era meu orientador entrou de licença e não sei qual a faculdade irá deixa a minha disposição.
E também como se trata de um TCC na área de custo, achei que você pudesse me ajudar de alguma forma.
Desde já agradeço qualquer possibilidade de ajuda.

At.
Marcos Vinicius

Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 11:49

Bom dia a todos. Acho que a palavra correta não é orientação e sim dicas, não é? Seria impossivel orientar um TCC totalmente à distância, aliás, quem deve orientar relamente é o "professor Orientador". Além disso, não seria ético me intrometer no trabalho do professor. Mas, estou sim à disposição para o que for possivel. P. exemplo: dívidas com relação a escolha de temas, estrutura do trabalho, abordagem do "problema" a ser resolvido, e assim por diante. Muito obrigado a todos pelas mensagens.
Com relação à ajuda nas soluções de exercícios, provas etc... não há nenhuma ressalva. Estou atualmente, ministrando aulas em um curso preparatório para o exame de suficiêncua e estou solucionando em classe todos os exercícios de custos das provas anteriores.

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Lucas Fernandes Maciel

Lucas Fernandes Maciel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 17:34

Boa tarde Carlos,

segue um duvida encontrada na segunda edição do exame do CRC de 2011.

5. Uma empresa industrial possui um Ativo Imobilizado cujo custo histórico é igual a R$50.000,00 e cuja depreciação acumulada equivale a R$12.000,00. A empresa apurou, para esse ativo, um valor justo líquido de despesas de venda de R$10.000,00 e um valor em uso de R$20.000,00.
Com base nos dados informados, considerando a NBC TG 01 – Redução ao Valor Recuperável de Ativos –, o valor a ser registrado como perda por desvalorização do Ativo Imobilizado será de:
a) R$18.000,00.
b) R$28.000,00.
c) R$30.000,00.
d) R$40.000,00

A resposta correta é a letra A, ao que parece ele somou a depreciação + o valor em uso e obteve o valor da perda por desvalorização. Achei sem “cabimento” este calculo, existe alguma formula pra ele?? Como ele pode classificar os 18 mil como perda por desvalorização?


grato

Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2012 | 21:25

Lucas, boa noite. O valor registrado como perda por desval do at imobiliz é o montante pelo qual o valor contábil excede o valor recuperável; Valor recup é o maior montante entre o valor justo líquido de desp de venda e o valor de uso (neste caso, $ 20.000). Então, resposta: $ 38.000 - $ 20.000 = $ 18.000. Em tempo: vr contábil = Custo hist - depr acum.

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Lucas Fernandes Maciel

Lucas Fernandes Maciel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 10:02


Bom dia,

Carlos/Marcos

Mais uma duvida encontrada no segundo exame do CRC de 2011.


4. Uma sociedade empresária apresenta no seu Ativo Não Circulante investimento em uma Subsidiária Integral. Em 31 de dezembro de 2010, foi apresentado o seguinte papel de trabalho para que fossem identificados os registros de eliminações e os saldos consolidados. Não existem lucros não realizados decorrentes de transações entre as companhias.


Contas Controladora

ATIVO CIRCULANTE R$525.000,00
Caixa R$75.000,00
Clientes – Terceiros R$150.000,00
Clientes – Subsidiária R$ 100.000,00
Estoques R$ 200.000,00
ATIVO NÃO CIRCULANTE R$ 475.000,00
Investimentos em Subsidiária R$125.000,00
Imobilizado R$350.000,00
TOTAL DO ATIVO R$1.000.000,00
PASSIVO R$450.000,00
Fornecedores – Terceiros R$450.000,00
Fornecedores – Controladora -
PASSIVO NÃO CIRCULANTE R$0,00
PATRIMÔNIO LÍQUIDO R$550.000,00
Capital Social R$500.000,00
Reserva de Lucro R$50.000,00
TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO R$1.000.000,00



Subsidiaria
R$225.000,00
R$85.000,00
R$40.000,00
-
R$100.000,00
R$0,00
-
-
R$225.000,00
R$100.000,00
-
R$100.000,00
R$0,00
R$125.000,00
R$125.000,00
-
R$225.000,00


Eliminação de consolidação Saldos Consolidados
Debito Credito


a) O Ativo Circulante consolidado é de R$650.000,00.
b) O Ativo Não Circulante consolidado é de R$350.000,00.
c) O Patrimônio Líquido consolidado é de R$550.000,00.
d) O Ativo consolidado é de R$1.100.000,00


A resposta certa é a letra D. Quais as regras para consolidação nesse caso? Existe alguma “pegadinha”?

obs: não consegui copiar o quadro exatamente igual


grato




Lucas Fernandes Maciel

Lucas Fernandes Maciel

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 10:35

Carlos/Marcos

18. As seguintes informações foram extraídas do departamento de escuderia de uma indústria, no mês de junho 2011, que utiliza o Sistema de Custeio ABC:


Produto MATERIAIS DIRETOS MÃO DE OBRA DIRETA
A R$22.000,00 R$8.000,00
B R$28.000,00 R$12.000,00
Total R$50.000,00 R$20.000,00


Pedidos de alterações de engenharia Quilowatt-hora
15 7.000 W
25 13.000 W
40 20.000 W


Foram identificadas as seguintes atividades relevantes:

ATIVIDADE DIRECIONADOR DE CUSTO
1- Realizar engenharia 1- Pedidos de alterações de engenharia
2- Energizar 2- Quilowatt-hora


Os custos indiretos de manufatura para o mês foram:
Realizar engenharia R$84.000
Energizar R$15.000
Total dos custos indiretos de manufatura R$99.000


Com base nos dados apresentados, assinale a opção que apresenta o custo total do Produto “A” e do Produto “B”, utilizando o método ABC, respectivamente:

a) R$66.750,00 e R$102.250,00.
b) R$69.600,00 e R$99.400,00.
c) R$72.429,00 e R$96.571,00.
d) R$73.560,00 e R$ 95.440,00

Resposta certa é a letra A, qual a memoria de calculo desta questão.

grato pela ajuda

att

Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 11:09

Lucas, bom dia. Em relação às questões do CRC, vou solucionar somente as questões de custos, ok? Nas aulas que estou ministrando no curso preparatório estou solucionando as questões das provas de 2004 e 2011. Um abraço

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Carlos R Malheiros

Carlos R Malheiros

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a) Universitário
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 19:11

Lucas, boa noite. A questão 18 trata de custeio ABC, que é uma tentativa de solucionar os problemas de rateios dos CIF, mas, geralmente, os cálculos que são pedidos em provas não são muito diferentes das de rateio. Basta distribuir os custos proporcionalmente às atividades.
Primeiramente, calculamos os custos unitários (CIF) de cada atividade:
. Realizar engenharia --> $ 84.000 : 40 alterações = $ 2100/unit
. Energizar ----> $15.000 : 20000 kw/h = $ 0,75/kwh
Após, distribuimos os custos (CIF) proporcionalmente às quantidades de cada produto:
. Produto A ----> 15 alter x $ 2100 = $ 31500 ; 7000 kwh x $ 0,75 = $5250.
. Total custo produto A ---> Mat+MOD = $ 30.000 + CIF = $ 36750 = $ 66.750.
O procedimento é idêntico para o produto B.

Carlos R Malheiros
Professor Universitário Finanças, Controladoria, Contabilidade Gerencial
Economista e Contabilista CRC 1SP2896969
Pós-graduação em Administração Financeira e Auditoria
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2012 | 18:57

Este tópico poderia ser fixado para melhor visualização já que é de extrema importância nesta área de assuntos acadêmicos do fórum.

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Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
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Orçamento gratuito
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Tel/Whats - (81) 99801.9055
JOHNATHAN AGUIAR DOS SANTOS PINTO

Johnathan Aguiar dos Santos Pinto

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Domingo | 15 abril 2012 | 21:24

Gostaria de Ajuda neste exercicio pois não consigo resolver.
A Indústria XPTO iniciou suas operações em 1.08 e em 31.08 apresentava os seguintes dados:

-compras de materiais de produção $ 12.000
-vendas $ 15.500
-frete de vendas $ 200
-despesas de administração $ 1.800
-materiais indiretos consumidos $ 4.000
-materiais de escritórios da adm $ 240
-depreciação de máquinas fabris $ 200
-MOD $ 6.400

1.em agosto, fabricou 50.000 kg de Alfa, 30.000 kg de Beta e 20.000 kg de Gama;
2.os materiais de produção são proporcionais às quantidades produzidas;
3.gasta-se o mesmo tempo para fabricar 1 kg de Alfa, 0,5 kg de Beta e 0,4 kg de Gama;
4.os custos indiretos são apropriados com base no valor do materiais de cada produto;
5.o estoque final de materiais foi avaliado em $ 5.000;
6.a empresa vendeu em agosto 60% da produção, obtendo os seguintes valores:
- vendas de Alfa $8.500
- vendas de Beta $4.000
- vendas de Gama $3.000
PEDE-SE DETERMINAR O LUCRO BRUTO DE CADA PRODUTO.


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