x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 2

acessos 1.188

Porquê o ensino da contabilidade se mantem manual?

Clovis Cara Mansano

Clovis Cara Mansano

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 11:54

De fato, porquê – sendo a contabilidade uma das primeiras atividades beneficiadas com o advento do computador, seu ensino básico permanece manual e praticamente imutável? Porquê as pessoas em geral possuem dificuldade de aprender a contabilidade básica e a detestam?

Para tentar responder essas perguntas pesquisei se seria possível desenvolver um modelo de software que permitisse o ensino informatizado da contabilidade de forma a tornar o mesmo mais estimulante. Constatei que, de fato, seria muito difícil realizar esse projeto a partir da metodologia adotada pelos livros de contabilidade introdutória: neles a contabilidade é apresentada de forma muito fragmentada dificultando uma visão de conjunto. Concluí que para alcançar o objetivo seria necessário mudar o modelo mental que praticamente padronizou a forma com que os autores apresentam a matéria. Como resultado das pesquisas realizadas nesse sentido, acabei estimulado a construir um software que – finalmente - viabilizasse o ensino informatizado da contabilidade básica e se constituísse num laboratório disponibilizado na rede a estudantes e professores. O resultado desse trabalho pode ser visto no meu site laboratoriocontabil.com.br. Trata-se de iniciativa pioneira e como tal é suscetível de todo tipo de crítica (serão bem vindas). clique aqui

Que tal criar um novo método para o ensino da Contabilidade Básica, que permita ao aluno "aprender fazendo"? Esse foi o desafio que me propus e o resultado pode ser aferido através do site https://www.laboratoriocontabil.com.br.
Francine Meire

Francine Meire

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 12:50

Nossa muito legal o site Clovis.
Simples e objetivo.
Parabéns..

"Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento"...
(Clarice Lispector)
Diogo Angelo Leardine Gagetti

Diogo Angelo Leardine Gagetti

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 13:59

Concordo com vc.

Sou estudante de Adm estou no terceiro semestre e a sala de Contabeis estuda junto comigo, vejo que alunos de ambos os cursos tem uma dificuldade enorme em entender a contabilidade em si, suas aplicações, seus conceitos, creio que uma mudança didatica seria válida. O mundo de hoje está diferente do de antigamente, as matérias estão mais dinâmicas, por que não mudar a forma de se aplicar a contabilidade na sala de aula......

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.