x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 1.806

Trabalho de Conclusão

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:06

Bom dia,

Estou em fase final de graduação e penso em fazer um TCC relacionado a área tributária. Já pensei em fazer algum relacionado a área esportiva, como por exemplo a influência da avaliação dos jogadores de futebol no resultado social do clube ou coisa do gênero. No entanto decidi desistir devido a falta de material e a dificuldade em tão curto espaço de tempo para fazer. Portanto a área tributária que é minha paixão virou meu foco. Gostaria de algumas dicas do pessoal, tanto sobre assuntos que poderiam ser abordados quanto de leituras a fazer.
Fico grato desde já

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:16

Bom dia Robson!

Muito interessante sua ideia sobre o TCC na área esportiva. Já tive o mesmo pensamento e, como além da contabilidade, sou apoixonado por futebol, já estudei essa questão tendo em vista que os jogadores são provavelmente o maior Ativo Intangível de um clube de futebol.

Tenho alguma material já pronto e, se quiser escrever sobre o assunto em parceria, podemos combinar.

Já sobre a área tributária: por que você não faz algo sobre Substituição Tributária?

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 março 2012 | 08:26

Bom dia Revson,

Acredito que vou ter que esperar um pouco para realizar meu desejo de também escrever sobre o futebol. Questões maiores estão envolvidas, pois além de ser de fato um assunto difícil, não terei nenhuma orientação em minha universidade pelo fato de não existir nenhum professor que tenha nem noção sobre contabilidade esportiva. Enfim, quanto a isso pode ter certeza que voltaremos a conversar pois ainda vou escrever a respeito.
Quanto ao que sugerisse é uma boa ideia sim. Não havia pensado ainda sobre substituição. Penso que se fizer algo relacionado a um imposto que modifica com frequencia terei de atualizar muitas vezes meu trabalho antes da banca.

Ueliton Sinhoreto

Ueliton Sinhoreto

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 12 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 12:59

Robson,
Quando fui fazer meu trabalho de conclusão também queria algo relacionado a área tributária, minha idéia inicial foi trabalhar com a perícia de autos de infração e notificações, recalculando os impostos...
Mas não consegui material, tanto que fui orientado pela própria universidade a mudar de tema.

Atenciosamente
Ueliton Sinhoreto
Alex de Oliveira

Alex de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Escrevente
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 17:28

Hora complicada essa não é mesmo? Eu estou vivendo o mesmo dilema... Mas penso que seria interessante falar sobre algo mais recente e que tenha bastante material. Tenho pensado muito em fazer sobre o impacto da implantação da NF-e na receita dos estados... mas gostei muito também dessa ideia sobre a área esportiva. Pena que é muito difícil conseguir material e bibliografia.

"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33
Gustavo Soares

Gustavo Soares

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 abril 2012 | 18:07

Quando fiz meu trabalho, optei por algo simples (não muito abrangente) e que eu tivesse acesso as informacoes e com conhecimento.

Escolhi ICMS SUBSITUICAO TRIBUTARIA dos Tecidos (e congeneres) aqui no estado do Ceará, embasado pelo Decreto 28.443/2006. Fiz um estudo de caso em cima disso e o comparativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.