x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 11

acessos 3.022

BP - Estrututa das contas

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 14:02

Boa tarde!

Estou resolvendo um exercício, na qual pede-se que apresente algumas contas na estrutura do Balanço Patrimonial conforme a Lei nº 11.638/2007. Contudo, surgiu a seguinte dúvida:

Investimento a Longo Prazo – Sei que fica no Grupo do Ativo Não Circulante – Investimentos.
Mas, e a conta Investimento a Curto Prazo? O termo curto prazo está causando a minha dúvida.
Qual seria a melhor classificação dessa conta no Balanço Patrimonial.


Obrigada!

Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 9 março 2012 | 14:26

Olá Juliana,

As contas denominadas " a Curto Prazo" devem ser classificadas no Ativo Circulante, uma vez que só entra como Ativo Não Circulante os direitos realizaveis após o encerramento do exercicio posterior, o que não vem a ser o caso.

Portanto os investimentos a curto prazo entra em Ativo Circulante.

Espero ter ajudado.


SUCESSO!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]
claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:10

Boa tarde,

Por favor, poderiam me ajudar? Estou em dúvida sobre a estrutura de plano de contas que utilizei até 2011, empresa do lucro presumido (serviço - faturamento anual de 150.000,00)

Utilizo a seguinte estrutura de plano de contas:

1 Ativo
1.1 Ativo Circulante
1.2 Ativo Realizável a Longo Prazo
1.3 Ativo Permanente

2 Passivo
2.1 Passivo Circulante
2.2 Exigível a Longo Prazo
2.4 Patrimonio Liquido

3 Receitas

4 Despesas

Existe algum problema em utilizar esta estrutura?

Agradeço toda ajuda,
Claudia

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:12

Se ela atende as necessidades de sua empresa, não há problema algum.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:51

Olá Claudia Sesti,

Com relação a sua pergunta, entendo que você deverá adequar o seu plano de contas as novas normas contabeis. Desta forma deverá observar o que trata a Resolução CFC 1255/09:

(...)

"Informação que deve ser apresentada no balanço patrimonial

4.2 O balanço patrimonial deve incluir, no mínimo, as seguintes contas que apresentam valores:

(a) caixa e equivalentes de caixa;
(b) contas a receber e outros recebíveis;
(c) ativos financeiros (exceto os mencionados nos itens (a), (b), (j) e (k));
(d) Estoques;
(e) ativo imobilizado;
(f) propriedade para investimento, mensurada pelo valor justo por meio do resultado;
(g) ativos intangíveis;
(h) ativos biológicos, mensurados pelo custo menos depreciação acumulada e perdas por desvalorização;
(i) ativos biológicos, mensurados pelo valor justo por meio do resultado;
(j) investimentos em coligadas. No caso do balanço individual ou separado, também os investimentos em controladas;
(k) investimentos em empreendimentos controlados em conjunto;
(l) fornecedores e outras contas a pagar;
(m) passivos financeiros (exceto os mencionados nos itens (l) e (p));
(n) passivos e ativos relativos a tributos correntes;
(o) tributos diferidos ativos e passivos (devem sempre ser classificados como não circulantes);
(p) Provisões;
(q) participação de não controladores, apresentada no grupo do patrimônio líquido mas separadamente do patrimônio líquido atribuído aos proprietários da entidade controladora;
(r) patrimônio líquido pertencente aos proprietários da entidade controladora".

(...)

"Distinção entre circulante e não circulante

4.4 A entidade deve apresentar ativos circulantes e não circulantes, e passivos circulantes e não circulantes, como grupos de contas separados no balanço patrimonial, de acordo com os itens 4.5 a 4.8, exceto quando uma apresentação baseada na liquidez proporcionar informação confiável e mais relevante. Quando essa exceção se aplicar, todos os ativos e passivos devem ser apresentados por ordem de liquidez (ascendente ou descendente), obedecida a legislação vigente.

Ativo circulante

4.5 A entidade deve classificar um ativo como circulante quando:

(a) espera realizar o ativo, ou pretender vendê-lo ou consumi-lo durante o ciclo operacional normal da entidade;
(b) o ativo for mantido essencialmente com a finalidade de negociação;
(c) esperar realizar o ativo no período de até doze meses após a data das demonstrações contábeis; ou
(d) o ativo for caixa ou equivalente de caixa, a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo seja restrita durante pelo menos doze meses após a data das demonstrações contábeis.

4.6 A entidade deve classificar todos os outros ativos como não circulantes. Quando o ciclo operacional normal da entidade não for claramente identificável, presume-se que sua duração seja de doze meses.

Passivo circulante

4.7 A entidade deve classificar um passivo como circulante quando:

(a) espera liquidar o passivo durante o ciclo operacional normal da entidade;
(b) o passivo for mantido essencialmente para a finalidade de negociação;
(c) o passivo for exigível no período de até doze meses após a data das demonstrações contábeis; ou
(d) a entidade não tiver direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data de divulgação.

4.8 A entidade deve classificar todos os outros passivos como não circulantes".

(...)

Portanto entendo que não há mais no plano de contas um grupo de ativo permanente e ativo realizável a longo prazo, sendo utilizado os grupos de Ativo Circulante e Não Circulante, assim como o Passivo Circulante e Não circulante conforme as regras da Lei nº. 6404/76, art. 178 a 182, alteradas pela Lei 11.638/07.

Espero ter ajudado.
Abraços e
SUCESSO!




MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]
claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 15:59

Olá Mateus, obrigada por sua orientação.

Sim atende as necessidades da minha empresa, é que nas postagens acima alguns colegas mencionaram ativo não circulante, aí pensei que este plano de contas que utilizo estava ultrapassado.
Ufa...mas não está! Que ótimo!
Obrigada novamente,
Claudia

claudia sesti

Claudia Sesti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 16:12

Olá Maurício Barros, obrigada por sua orientação e explicação. Agradeço também o tempo que se dispôs em me ajudar.

Mas e agora? O que devo fazer? Todos os lançamento até o ano de 2011 foram classificados e lançados no plano de contas que mencionei logo acima.

Se puder me dar mais uma orientação, fico muito grata.

Claudia

Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 17:06

Claudia Sesti,

Como você pode observar nas orientações do CPC PME, aquelas contas apresentadas é o mínimo que sua empresa precisa ter no plano de contas.
Ao meu ver é uma questão de ajuste nos nomes das contas.
Em suma o plano de contas deve atender as expectativas da empresa, utilizando o mínimo exigível.

Caso você queira ajustar, utilize o seguinte plano.


1 Ativo
1.1 Ativo Circulante
1.2 Ativo Não Circulante
1.3 Ativo Ativo Imobilizado

2 Passivo
2.1 Passivo Circulante
2.2 Passivo Não Circulante
2.4 Patrimonio Liquido

3 Receitas

4 Despesas

Me corrijam se eu estiver errado, mas não vejo maiores problemas nesta questão.

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.
Mateus Calegare

Mateus Calegare

Prata DIVISÃO 3, Assistente Auditor
há 12 anos Quarta-Feira | 21 março 2012 | 21:16

Concordo com você Antonio.

Nesse caso, ficaria da seguinte forma:

1 Ativo
1.1 Ativo Circulante
1.2 Ativo Não Circulante
1.2.1 Ativo Ativo Imobilizado

Correto Antonio?

A vida é uma doença mortal e sexualmente transmissível.

Ler fornece ao espírito materiais para o conhecimento, mas só o pensar faz nosso o que lemos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.