x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 5

acessos 1.340

auxilio por favor

INGRID THAIS FLEURI MATHEUS

Ingrid Thais Fleuri Matheus

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 18:46

ola me chamo Ingrid sou novata no fórum tenho 17 anos, e estou em duvida, qual fazer primeiro?? vocês podem de ajudar?

quero muito saber mais sobre essa área, ciências contábeis

queria saber de vocês qual é melhor fazer primeiro o técnico de contabilidade de duração 2 anos

ou direto a graduação,? (4anos)

desde já agradeço

att
Ingrid Thais F. Matheus

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 19:26

Boa Noite,

Prezada Ingrid,

O curso técnico em contabilidade, segundo resolução do CFC foi autorizado para ainda obter o registro no CRC de qualquer unidade federativa (UF), diga-se Estado, até o ano de 2015, desde que você se submeta ao exame de suficiência e seja aprovada.

Você citou curso de 2 anos para técnico, mas existem locais onde este tempo poderá ser de 1 ano por exemplo, pesquise no google, poderá até ser por correspondência, o que eu não indico lógico, mas existe esta possibilidade, e tem reconhecimento pelo MEC.

Isto quer dizer que você não precisaria de todo este tempo, logo a sua formação seria mais rápida, e tendo cumprido os requisitos citados, passar a exercer esta gratificante profissão.

A formação na categoria TC tem alguns impedimentos comparada a formação na categoria Contador, mas regra geral lhe dará uma ampla condição de acessar o mercado de trabalho, podendo assinar demonstrações econômico-financeiras até de empresas constituídas no formato S/A (Sociedade Anonima), seja de capital aberto ou fechado, então veja o quanto é interessante.

Ocorre que a formação como Bacharel em Ciências Contábeis, ampliará os seus horizontes, uma vez que abre outro leque de opções, como por exemplo atividades como Auditoria, Perícia Contábil, bem como concursos públicos que exigem este tipo de formação, ou seja o TC não tem prerrogativas para acessar estas situações citadas.

Posso falar por minha experiência que tive a primeiro momento a formação na modalidade TC, e deste a minha formação já constituí a época um escritório de contabilidade, porém a formação de técnico em contabilidade lhe dá uma visão limitada, ou seja, uma visão literalmente técnica, e você como operadora da contabilidade, precisa ter uma visão mais ampla, ou seja, uma visão de negócios, de gestão.

Na sequência busquei a formação em Ciências Contábeis, onde além da rede de networking formada na instituição que logrei êxito na minha formação, permite acessar outro mundo, fora a questão do status, que embora para a minha pessoa não seja tão importante, mas por incrível que pareça, faz muita diferença no mercado, pois é pouco provavel, não digo que não possa acontecer, mas que uma multinacional alemã ou americana, contrate para o posto de Controller por exemplo, um técnico em contabilidade, regra geral a formação exigida será a de Contador.

Com este breve relato, depende muito do que você quer para a sua vida profissional, e como você é jovem, e vem postar esta questão, oriento que administrar a carreira profissional é algo muito importante.

Então você terá que ponderá algumas coisas, ou seja, que mercado você quer acessar, ou seja, tem pretensões de fazer concurso público e ser uma AFTN (RFB) Auditora da Receita Federal, quer poder participar de um concurso público na Petrobrás, pretente candidatar-se a vaga de Controller ou Contadora de um grupo econômico familiar ou não, nacional ou multinacional, ou ainda transnacional, então o caminho é buscar a graduação.

Agora se você pensa em abrir um escritório de contabilidade ou trabalhar com consultoria, ou acessar concursos públicos para o cargo de técnico em contabilidade, então se basta a formação técnica, lógico quando digo que se basta, não quer dizer que você não tenha que estudar áreas correlatas, como por exemplo administração, direito, entre outras áreas.

Digo também, que dependendo do que você deseja, obrigatoriamente deverá fazer uma especialiazação e para esta situação, regra geral o requisito é você possuir uma graduação, se você também desejar acessar a área acadêmica, a exemplo de ministrar aulas na graduação ou na pós, precisará ter a graduação também.

Verdade é que eu conheço técnicos em contabilidade que tem escritório de contabilidade que tem uma excelente remuneração no seu negócio, e também conheço contabilistas com formação na graduação que possuem empregos medíocres, ou seja, isto é relativo depende de cada pessoa.

Não há como deixar de falar, que se buscar a graduação a sua possibilidade de remuneração é muito mais ampla, mas isto não necessariamente é uma regra.

Espero que você possa inferir sobre tudo o que foi relatado pela minha pessoa neste post, e que tome a melhor decisão, espero também que possa ter acesso ao posicionamento de outros colegas do fórum.

Se possível vá em alguma instituição de ensino superior, e veja se existe alguma palestra agendada que trata das perspectivas da profissão contábil na qualidade de Contador.

Não deixe de acessar o site do CRC-SP e CFC, onde nos mesmos sempre existem palestras com este tema.

Acesse os links abaixo, são interessantes:


http://www.marion.pro.br/portal/

Vá no menu em artigos, depois em palestras, downloads, enfim delicie-se.

É o site de um Professor Doutor José Carlos Marion, apaixonado como eu pela Profissão de Contador


http://www.contadores.cnt.br/portal/noticia.php?id=24712&Cat=4&O futuro do estudante das Ciências Contábeis.html


www.contadores.cnt.br da mão de obra para o setor contábil – Questão de estratégia e bom senso.html


http://contabilidadefinanceira.blogspot.com.br/

Este contabilidade financeiro, este blog é um dos melhores que eu conheço.

http://blogsdecontabilidade.blogspot.com.br/







Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

.

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 16:52

eu sei que o topico nao é pra isso mas fico cada dia mais impressionado com as postagens do claudionei tanto pelo amor como pela clareza na sua informaçao


acredito que eu aprenderia muito trabalhando com ele

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 abril 2012 | 17:00

Boa Tarde,

Prezado Paulo,


Grato pelos elogios, não poderia deixar de me manifestar.

Mas tenho um motivo para que eu me dedique tanto, até você citou na sua manifestação, mas posso ser enfático neste sentido.

Apenas Amo ser Contador, amo a minha profissão, e sempre que eu puder auxiliar alguém nesta área farei sempre com o maior cuidado e amor.

Ganhar dinheiro eu ganho com os meus clientes, aqui eu tenho prazer em disseminar informação, quanto mais pessoas estiverem capacitadas, melhor para toda a sociedade.

Forte Abraço.

Cordialmente,

Claudionei Santa Lucia

]
.

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.