x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 16:26

Maria Nascimento

Seja bem vinda Maria.

Caso tenha alguma duvida sobre determinado assunto, sinta-se a vontade para abrir tópicos, vamos te ajudar da melhor maneira possivel

Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 16:56

E ai pessoal!

Acredito que eles devem anular pelo menos 1 questão.
Acho muito difícil anularem mais q 2.
Fui relativamente bem na prova .. fiz 85%... mas não vou concordar nunca com a questão 46. As outras questões nem discuto pq eu naum sabia mesmo.
Vou ficar na torcida para que eles anulem algumas questões e para que todos que participam desse fórum sejam aprovados.
Mas oh caso não forem ... não desanimem.
Deus sabe o momento de cada um ... e talvez pode ser um momento para estudar mais e adquirir novos conhecimentos.


Boa sorte

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 16:59

Isso mesmo Igor.

Eu to com os 24 mas to tranquilo, seja o que tiver que ser...

Deus sabe a hora de cada um.

Já a questão 46 não concordo mto, seria compostos nesse caso, o racional é composto, tem até umas questões de concurso que eu postei, que não pedia nada e foi usado composto,eu até achei um artigo que falava que qndo não se pede nada é usado o cmposto eu errei essa mas não entrei com recurso pq acho q o cfc esta certo nessa questão, diferente da 25, 12, entre outras citadas, que realmente tem 2 respostas.

Vamos ver o que eles decidem, rsrs

Boa sorte para nós

amadeu augusto moraes

Amadeu Augusto Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 20:17

Pessoal tinha feito 23 pontos mas transcrevi uma errado, logo fiquei com 22 acertos, a maioria das questões que foram interpostas e comentadas aqui acabei errando, será que há ainda uma luz no fim do túnel...

Char

Char

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 20:54

Com Certeza será a semana mais demorada da minha vida...falta um ponto, e o dilema de ser anulada uma que acertei...tá doendo...é tenso, somente Deus na misericórdia pra nos ajudar, forças caros colegas...iremos vencer :)

JOSELIO SOUSA

Joselio Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 21:34

como ja disse fui aprovado, mas continuaria a torcer por vcs.

O thiago com relação a questão 12, num vejo como cabe recurso não,
aparentemente essa questão possui duas opções corretas, porem se apreciamos a NBC TG 15, vemos que ela diz que nesse caso registra-se "UMA COMPRA VANTAJOSA"; e não "um agio por espectativa de rentabilidade futura - goodwill em conta do ativo circulante".

A alternativa correta é a "D" uma compra vantajosa no periodo.
a alternativa "A" estaria certa se não fosse esse detalhe de registro na NBC TG 15.

BOa sorte a todos.

MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 21:52

Boa noite...

Eu acredito que tenha que ser cancelada as quetões 49, 49 e 50 do tecnico e as 49 e 50 do bacharel, pois não ha registro no edital de correção de gabarito se eles erraram ao divulgar deveriam levar ate o fim pois agora apos esta correção indevida cabe recurso judicial pois não estava em edital alteração de divulgação ou correção estas eles vão ter que rever.

Nilza Barbosa

Nilza Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 21:55

Boa noite a todos!

Vi que muita gente aqui do forum ficou com 24 pontos né?Eu faço parte desse grupo!Nossa como é ruim depender de uma questão para se livrar dessa prova hein?E só de pensar que por conta de 1 questão ter que encarar 50 questões dessa novamente?Muito injusto isso!Meu Deus iluminai...Sorte a Todos!

Greyce Kely

Greyce Kely

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 07:49

Pessoal bom dia....
Estou muito angustiada
To precisando de 2...
Será que pode acontecer de 2 ser anuladas??
Meu Deus .. Faz esse milagre em nossas vidas...
Abraço a todos...
E boa sorte a todos...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 07:57

Gente, tb estou por 1, só que a 25 que é a mais cotada para anulação eu acerte...ainda aposto na 3, 39 e 46...a 39 tb acertei. Só por Deus!! É certeza que sai o resultado pós recurso até dia 25.05???

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 09:14

Questão 12

Peço que seja anulada a questão 12, No enunciado da questão dá a entender que R$ 1.200.000,00 é a soma dos ativos identificáveis e dos passivos assumidos. Então não temos como calcular o valor liquido dos ativos identificáveis (ativos identificaveis - passivos assumidos) nao tem como aplicar a Norma para um balanço fechado.
A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de50.000 aprazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.

Essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa.
A Alternativa A está mais correta, a questão Goodwill explica bem, deixa bem claro:
O Goodwill é um termo contabilístico utilizado para designar a parte do valor de mercado (ou valor intrínseco) de uma empresa que não esteja directamente reflectida nos seus activos e nos seus passivos. Inclui-se neste tipo de valores a marca e a imagem de mercado, a carteira de clientes, o know-how dos funcionários, entre outros. Dado o seu carácter de intangibilidade e de difícil quantificação, apenas é possível a sua contabilização no caso de uma aquisição.
O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire uma outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus activos. Este valor pode posteriormente ser ajustado, ou por amortização ou por ajustamentos ocasionais do valor estimado dos activos. De referir que com a entrada em vigor das NIC's, deixa de ser possível amortizar o goodwill, restando apenas a possibilidade de efectuar ajustamentos periódicos.
Fórmula de Cálculo:
Apresenta-se abaixo a fórmula de cálculo do Goodwill contabilístico:
Goodwill =
+ Preço de Aquisição 1.200.000,00
- Valor do Capital Própria da Empresa Adquirida 1.000.000,00
= 200.000,00
RESPOSTA CORRETA. ALTERNATIVA = A

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 09:18

essa questão cabe anulação sim...

pois a letra A tmbm está correta...

qndo eu entreguei os meus recursos eu expliquei pra auditora, ela mesmo confirmou que a 25 e a 12 tem duas respostas...

por isso aposto nessas...

mas vamos ver o que dizem..

FALTAM 6 DIAS o/

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 18 maio 2012 | 10:32

Questão 48

Peço que seja revisto a alternativa D, da questão 48,

No gabarito postado, aponta B como incorreta, porem a resposta D, também está incorreta.

CONFORME Art. 1158 NCC.

- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA. Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS, (DENOMINAÇÃO COMERCIAL).

Está alternativa está INCORRETA, por sinal foi uma questão muito boa, veio cobrando conhecimento de português (interpretação), e também a (Contábil) é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova

Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação. Art. 1158 NCC.

Ou Seja:

D - O sinal “&” é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Já no texto, LINHA 7: olhos, constante em tudo que é razão social de firma ou companhia.

Art. 1158 NCC. Razão Social não é a mesma coisa que Denominação Comercial.

Sem contar que o sinal & não é apenas usado em denominações comerciais.

Por esses motivos, solicito o cancelamento dessa questão.

Página 147 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.