x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.658

Exame de Suficiência 2012.1

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:30

RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de Vendas
Abatimentos
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas Com Vendas
Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
Despesas Financeiras
(-) Receitas Financeiras
Variações Monetárias e Cambiais Passivas
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E SOBRE O LUCRO

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:36

eu não sei de mais nda, hahaha

se não der nessa na próxima eu passo rsrs...

Boa sorte a todos, que seja feita a vontade do Cfc haha

Seja o q Deus quizer.

TATIANE RODRIGUES

Tatiane Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Analista Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:42

O triste é saber que estamos nas mãos de pessoas incompetentes, pois foi isso que o cfc foi este ano, totalmente incompetente ao formular as questões desta prova, nunca tinha visto tanto erro junto....Eles poderiam ser mais humildes e assumir o erro deles anulando as tais questões........aff!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 11:50

é verdade Tatiane.

mas pelo que parece, será dificil anularem mais de uma questão, me animei um pouco pelo comentario da simone, que falaram questões, se for duas já está otimo.

mas não duvido de nada, pq vendo as provas de 2000 a 2004, teve uma com 4 anulações, e uma de tecnico com 3, e com duas teve algumas tmbm...

então o jeito é aguardar mesmo, se tiver erro eles vão assumir.

Assim espero, rsrs

ALISSON SANTOS AMORIM

Alisson Santos Amorim

Iniciante DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:06

Caríssimos, fiquem calmos, tenho quase que certeza que a 39 será anulada, e alem disso temos mais duas ou três questões no mínimo duvidosas. No meu ponto de vista e segundo analise de alguns professores,advogados e contadores aqui do orgão onde trabalho, quem precisa de até três pontos. ainda estão na briga. Eu preciso de 2 (dois). sorte a todos, vamos lá galera tenham fé. abrçs.

ALISSON SANTOS AMORIM

Alisson Santos Amorim

Iniciante DIVISÃO 2, Gestor(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:28

Thiago.
Segundo eles a 39 com certeza. Eles deram tanta certeza, que o advogado disse que se a mesma não for anulada cabe até mandato de segurança. As outras eles não tem tanta certeza, mas insistem que devem ser 03 questões canceladas no mínimo.

Marcos

Marcos

Iniciante DIVISÃO 1, Roteirista
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:32

caros colegas de forum
as canceladas serão

nr 39
nr 48

fonte 99,00 % segura

so conferir na quinta e sair para o abraço

Cleide Bernadete da Silva

Cleide Bernadete da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:58

Galera acabei de MAnda um e-mail para o CFC inclusive ao presidente do CFC...

segue e-mail

Boa tarde...

Quero manifestar a vergonha e o descontentamento que estou sentindo em relação ao exame de suficiência aplicado este ano, gente isso está uma vergonha como pode isso??? primeiro a demora e segundo o tamanho de erros contido na prova, dúbias respostas, erros de formulação. Se nós errarmos tudo bem pagamos por isso, mas o órgão não pode errar, pois como há a coragem de fazerem questionamentos da língua portuguesa se a prova apresentada continha erros inacreditáveis, é um prova que define o futuro de uma pessoa e agora muitos estão com o futuro nas mãos e da boa vontade da pessoa que está analisando, onde já se viu estudantes, candidatos se organizando para entrar com mandato de segurança se as questões que apresentam erro, duplas respostas não forem anuladas, o que é isso???? Isso é triste.

Não sou a única revoltada, são professores, muitos outros candidatos, advogados etc....

O CFC precisa admitir os erros cometidos... se não a prova se torna uma piada.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 14:58

Sim Cris.

É o lance da virgula hahahahaha

alem da virgula tem a comparação que eles na questão, colocaram que denominação comercial é a mesma coisa que razão social. ..

eu entrei com recurso nessa tmbm...

Questão 48

Peço que seja revisto a alternativa D, da questão 48,

No gabarito postado, aponta B como incorreta, porem a resposta D, também está incorreta.

CONFORME Art. 1158 NCC.

- O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Bom, como isso se trata de uma prova feita para Contadores, é de se saber que em momento algum o autor falou que DENOMINAÇÕES COMERCIAIS e sim em RAZÃO SOCIAL DE FIRMA OU COMPANHIA. Ou seja, com base no texto, eu não posso afirmar que o "&" é empregado em NOMES FANTASIA DAS EMPRESAS, (DENOMINAÇÃO COMERCIAL).

Está alternativa está INCORRETA, por sinal foi uma questão muito boa, veio cobrando conhecimento de português (interpretação), e também a (Contábil) é necessário saber que RAZÃO SOCIAL NÃO É A MESMA COISA QUE DENOMINAÇÃO COMERCIAL ( um conhecimento que todo bom contador deve ter). Então, houve uma união de conhecimento português + contabilidade/direito. Uma questão bem elaborada em se tratando do objetivo específico da prova

Razão Social é composta pelo nome de um ou mais sócios por inteiro ou abreviado aditando a expressão e CIA antes do tipo societário no caso LTDA, quando ocultar algum sócio.Denominação é composta por uma expressão qualquer seguida de uma das atividades e LTDA tipo societário. Podendo ainda mesclar a Razão Social com a Denominação. Art. 1158 NCC.

Ou Seja:

D - O sinal “&” é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Já no texto, LINHA 7: olhos, constante em tudo que é razão social de firma ou companhia.

Art. 1158 NCC. Razão Social não é a mesma coisa que Denominação Comercial.

Sem contar que o sinal & não é apenas usado em denominações comerciais.

Por esses motivos, solicito o cancelamento dessa questão.

39 e 48... é um belo chute, espero que seja confiavel, pra mim já serve tmbm.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 15:16

eu tava desanimado, mas pensando bem, talvez de certo mesmo... rsrs

se num der tmbm to nem ai, setembro tem denovo hahaha

mas q pudia cancelar a 39 e 48 pudia *_*

leandro francesci torres

Leandro Francesci Torres

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 15:16

e gente sabe o que vai acontecer com este exame de suficiencia vai cair pois este cfc não presta para nada nunca prestou eles não lutam por nós e o maior problema que vejo nestas provas e que não qualificam ninguem onde ja se viu conheço pessoas que nunca si quer viram um balancete na vida e passaram cade as questões sobre calculo de impostos perguntas sobre o fcont, sped contabil, imposto de renda pessoa fisica e juridica, calculos do presumido, lucro real, simples nacional, não tem esta completamente fora da nossa realidade do dia a dia, eoutra que merd... de questões foram estas de portugues pelo amor de deus onde usamos isto no dia a dia, eles tem que enteder que trabalhamos em função da receita federal e sabe o que a receita faz com estas merd... de cpc e normas?? expurgam tudo estou completamente convencido que nossa profissão neste pais infelizmente é encarada como um mau necessário tanto para os empresários quamnto ao governo servimos meramente para maquiar balanços dar prejuizos nas empresas, e ridiculo isto e percebo que na maioria das empresas a contabilidade e tudo tercerizado ridiculo deveriíamos nos unir e ir a luta para a nossa valorização hj recebi uma ligaçãode uma empresa perguntando se eu tinha crc sabe quanto o salário gente 2300,00isto da para ganhar por mes como diarista dai me pergunto para que tanto esforço sera que foram 4 anos sem almoçar e dormir direito por causa da faculdade em vão.

leandro francesci torres

Leandro Francesci Torres

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 15:22

o que funciona neste pais nada a lei aqui e para os mais fortes para entrarmos com ação teremos que ter um advogado e ele vai cobrar caro pois eles sim são valorizados neste pais isto tem que cair na midia isto se o cfc não calar a boca na midia antes

Página 152 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.