x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.583

Exame de Suficiência 2012.1

Linda Santos

Linda Santos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:11

É... mas eles deveriam ter anulado a 44 também... pois nessa questão eles afirmam que o Contador deve ter educação continuada após formação, porém, não é o contador que deve ter educação continuada e sim o auditor... o audito deve apresentar anualmente umas cento e poucas horas para o conselho, e o contador não;

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:13

ainda quem não passou tem uma luz, rsrs

a questão 25 será analisada, enviem seus questionamentos, desde que tenha fundamentos para o e-mail do cfc.

falamos com a atentende e ela pediu para enviar FUNDAMENTADO o pq não aceitou essa questão...

Vou mandar, não me custa nada mesmo...

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:15

É galera... tem coisa errada!
não me conformo de não terem anulado a 25!
olha a resposta do recurso:

A COMISSÃO PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES PARA COMPOSIÇÃO DE PROVAS DECIDIU POR UNANIMIDADE CONHECER DO RECURSO POR SER TEMPESTIVO E, NO MÉRITO, NEGAR PROVIMENTO.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:20

a resposta do meu recurso da 25 foi essa...

eles explicaram a correta deles, porem não explicaram a correta minha...

Trata-se de questão de Contabilidade Gerencial prevista no edital, item c, ?Análise das demonstrações contábeis: Análise vertical e horizontal. Índices de Liquidez. Índices de Endividamento. Índices de rentabilidade. Prazos médios de renovação de estoques, recebimento de vendas e pagamento de compras. Ciclo operacional e financeiro. Análise do capital de giro?.
Abordando especificamente ÍNDICES DE RENTABILIDADE.
A taxa de retorno sobre o Ativo tem se mantido em 15% apesar da queda na margem líquida, porque a empresa tem aumentado o giro do ativo
Rentabilidade sobre Ativo = Margem líquida x Giro do Ativo
Então,
Giro do Ativo = Rentabilidade sobre o Ativo / Margem Líquida
20Oculto
Rentabilidade sobre o Ativo 15% 15% 15%
Margem Líquida 10% 6% 5%
Giro do Ativo 1,50 2,50 3,00

A elevação do endividamento ao longo dos anos tem reduzido a rentabilidade proporcionada aos proprietários. ? incorreto, pois a rentabilidade proporcionada aos proprietários é medida pela rentabilidade sobre o PL, que tem sido cada vez maior.

O custo médio do capital de terceiros é inferior a 15% a.a., uma vez que a rentabilidade do Patrimônio Líquido supera a rentabilidade sobre o Ativo ?Incorreto, conforme exposto a seguir: Segundo Iudícibus (Análise de Balanços ? Atlas ? 10ª Edição ? 2010) o Quociente de Retorno do Patrimônio Líquido pode ser dado por:
a) Lucro Líquido / Patrimônio Líquido OU
b) Taxa de Retorno sobre o Ativo / Porcentagem do Ativo Financiada pelo Patrimônio Líquido
Logo, usando a fórmula ?b? acima, podemos concluir que: mantida a taxa de retorno sobre o ativo (numerador), a Rentabilidade sobre o PL poderá aumentar se a Porcentagem do Ativo Financiada pelo Patrimônio Líquido (denominador) diminuir.
O custo médio do capital de terceiros é apurado dividindo-se a despesa financeira pelo passivo oneroso. Este percentual não necessariamente terá que ser inferior à rentabilidade do Ativo para que a Rentabilidade do PL seja menor.

Do ponto de vista dos proprietários, a empresa está a cada dia menos lucrativa e menos arriscada ? incorreto, pois como a rentabilidade tem crescido a empresa está a cada dia mais lucrativa, e como o endividamento tem sido crescente, a empresa está a cada dia mais arriscada.

jose henrique da silva

Jose Henrique da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:36

olá Pessoal,

segundo o blog dos professores percebi a explicação do professor joão professorescontabeis.blogspot.com.br vejo a explicação deste e fico mais uma vez extremamente decepcionado com esta situação de não anulação desta, pois o edital diz que só haveria uma resposta certa, e nesta explicação percebo que não é apenas uma e sim duas respostas, a falta de credibilidade do CFC está sendo colocado em jogo, e sendo bem franco já não acho que esse certame está totalmente inconfiável, quantos erros, quanta lambança percebi neste!

Fico triste pois acredito no justiça e quero não acreditar que eles estão trabalhando sem o senso da justiça, para apenas não virar chacota para outras classes!!! 02 questões só anuladas, com tantas apresentadas.... um absurdo... fica aqui minha vontade de impetrar o mandado de segurança, gostaria muito de saber como posso fazer isso? se alguém já o fez favor me dá a direção, para os sobreviventes e aprovados com tantas dificuldades Parabéns!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:40

Sandrielly teve uma tal de Linda aqui do fórun q disse que seu nome não saiu na lista mas passou qdo perguntei a ela onde ela viu ela ficou off...eu fiz 25 pontos com a anulação da 46 e não consigo ver minha pontuação individual, alguém me ajuda????????

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:41

Não sei vocês, mas eu não vou ficar quieta quanto essa situação...
Estou por 1 ponto, uma por causa da altera~]ao do gabarito e outra pela falta de anulaçao da questão 25.

Tem muita coisa errada nisso....

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:46

Olha, o site do CFC está com erro, não está sendo aberta a situação individual...pois direciona para a inscrição, é isso.

Deve ter lebre nesse mato!!

Página 160 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.