x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:20

Bom eu coloquei letra C pelo mesmo entendimento do professor Chritian

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:25

Agora que vi, realmente não é o prof. Christian!

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Wesley Evangelista

Wesley Evangelista

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:26

Mayara,

você continua trazendo o gabarito da 48 errado. Veja, tirada do mesmo blog:

EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012 I EPCC Questão 48



EPCC Questão 48
Professor João Marcos
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012


Questão 48

A análise de cada assertiva:

a) Correta: Durante a conversa fica nitido que a discussão em torno da expressão & retomou passagens da infância de um dos amigos.

b) Incorreta: Não há discordância entre os amigos e sim indagação no sentido de orientação, que é a tematica do texto.

c) Correta: Em textos quando uma palavra é grafada em itálico isso significa que a mesma não faz parte da língua oficial em que o texto foi escrito

d) Correta: A expressão & significa E, o que gramaticalmente é uma conjunção aditiva.

Resposta: Letra B

Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:31

Se a 48 naum for a B ... ela deverá ser anulada.
Pois o tema do texto não é a discordância dos amigos quanto ao nome do sinal & !!
Como que eles podem discordar ... sendo que o outro nem sabia o que significava.

Matias

Matias

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:34

Questão 48: Letra B

Em minha humilde opinião, o tema da Crônica de Fernando Sabino não é a discordância dos amigos quanto ao nome do sinal "&". O tema do texto é a percepção do autor no que tange à falta de interesse dos leitores sobre assuntos relevantes para a nação, diferente de temas irrelevantes, como o significado de AMPERSAND que geraram uma avalanche de manifestações sobre o assunto.

Espero ter contribuído.

Ronaldo Matias

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:36

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês referente a questão 38:

Pelo primeiro gabarito extra-oficial que foi dado aqui, a resposta é a letra A. Ja no segundo gabarito dado aqui do site ecart a resposta é a letra C.

Eu botei a letra C, e de acordo com as NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC TG 07 SUBVENÇÃO E ASSISTÊNCIA GOVERNAMENTAIS, diz que:

11. Uma vez que a subvenção governamental seja reconhecida, qualquer contingência ativa ou passiva relacionada deve ser tratada de acordo com a NBC TG 25 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

12. Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições desta Norma. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.


O que tudo indica que a resposta correta é a letra C!

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:38

Wesley,
Eu trouxe um comentário que fizera nessa questão. Foi o raciocinio que eu usei.

De acordo com os professores o certo é LETRA B.

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Matias

Matias

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:41

Questão 48: Letra B

Em minha humilde opinião, o tema da Crônica de Fernando Sabino não é a discordância dos amigos quanto ao nome do sinal "&". O tema do texto é a percepção do autor no que tange à falta de interesse dos leitores sobre assuntos relevantes para a nação, diferente de temas irrelevantes, como o significado de AMPERSAND que geraram uma avalanche de manifestações sobre o assunto.

Complementando...

A narração da conversa não evidencia uma discordância entre as partes e sim uma conversa na qual um personagem, após uma descoberta que o impressionou, tenta ensinar e provar que é verdade a sua descoberta.

Espero ter contribuído.

Ronaldo Matias.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:48

Matias,

Apesar de ter botado letra C, concordo com suas justificativas, mas ai entra a questão de que existe outra palavra estrangeira que não esta em italico, e tambem a informação que:

"Não há uma regra gramatical quanto ao uso do estilo de fonte itálico. Contudo, no Brasil, as normas ABNT recomendam o emprego do itálico para destacar palavras ou frases em língua estrangeira."

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:06

EPCC Questão 11
Professora Letícia Froes
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012



RESOLUÇÃO QUESTÃO 11

Analisando a Estrutura Básica DA DEMONSTRAÇÃO DE VALOR ADICIONADO concluímos que a resposta desta questão é a letra C

1 - RECEITAS

1.1) Vendas de mercadorias, produtos e serviços; outras receitas

1.2) Outras receitas

1.3) Receitas relativas à construção de ativos próprios

1.4) Provisão para créditos de liquidação duvidosa - Reversão / (Constituição)

2 - INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS (inclui - ICMS, IPI, PIS e COFINS)

2.1) Custos dos produtos, das mercadorias e dos serviços vendidos

2.2) Materiais, energia, serviços de terceiros e outros

2.3) Perda / Recuperação de valores ativos

2.4) Outras (especificar)

3 - VALOR ADICIONADO BRUTO (1-2)

4 - DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO

5 - VALOR ADICIONADO LÍQUIDO PRODUZIDO PELA ENTIDADE (3-4)

6 - VALOR ADICIONADO RECEBIDO EM TRANSFERÊNCIA

6.1) Resultado de equivalência patrimonial

6.2) Receitas financeiras; outras

7 - VALOR ADICIONADO TOTAL A DISTRIBUIR (5+6)

8 - DISTRIBUIÇÃO DO VALOR ADICIONADO (*)

8.1) Pessoal

8.1.1 - Remuneração direta

8.1.2 - Benefícios

8.1.3 - F.G.T.S

8.2) Impostos, taxas e contribuições

8.2.1 - Federais

8.2.2 - Estaduais

8.2.3 - Municipais

8.3) Remuneração de capitais de terceiros

8.3.1 - Juros

8.3.2 - Aluguéis

8.3.3 - Outras

8.4) Remuneração de capitais próprios

8.4.1 - Juros sobre o capital próprio

8.4.2 - Dividendos


8.4.3 - Lucros retidos / Prejuízo do exercício

8.4.4 - Participação dos não-controladores nos lucros retidos (só p/ consol.)

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Raphael Rodrigues

Raphael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:09

[code]"Questão 48: Letra B

Em minha humilde opinião, o tema da Crônica de Fernando Sabino não é a discordância dos amigos quanto ao nome do sinal "&". O tema do texto é a percepção do autor no que tange à falta de interesse dos leitores sobre assuntos relevantes para a nação, diferente de temas irrelevantes, como o significado de AMPERSAND que geraram uma avalanche de manifestações sobre o assunto.

Complementando...

A narração da conversa não evidencia uma discordância entre as partes e sim uma conversa na qual um personagem, após uma descoberta que o impressionou, tenta ensinar e provar que é verdade a sua descoberta.

Espero ter contribuído.

Ronaldo Matias."

Penso exatamente desta forma Ronaldo Matias, agora ao emprego do itálico com referencia a palavras extrangêiras, isso caiu como um senso comum, e nossa sociedade adotou essa prática como sendo "correta", tanto é que, em monografias e artigos da graduação a pós é exigido o emprego do itálico para destaque das palavras de origem extrangêira.
Agora fica a questão, se não há regra de usualidade quanto ao emprego do itálico, por que colocar na questão?

Na minha opinião a alternativa B é a incorreta, mais a C em uma pesquisa muito mais aprofundada também poderia ser. Portanto, é uma questão muito discutível.

Att.

Raphael Rodrigues
Tânia

Tânia

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:10

Para mim a B está correta, eu acho que há discordância entre eles.

Exemplo:
23 ... que esse sinalzinho tenha acaso outra designação menos esquisita, agradeço se me informar. Fiquei com esse nome atravessado, gostaria de devolver ao João de Pádua o ampursand que ele despejou no meu ouvido.

Para mim é a C que está incorreta, já que acredito que ele usou o itálico para chamar atenção sobre a palavra, e não por ela ser estrangeira. Por que ele não usou itálico em Remington também?

Não há na língua portuguesa a exigência da utilização de itálico em palavras de língua estrangeira, só há essa norma na ABNT para trabalhos acadêmicos.

Diogo Odilon

Diogo Odilon

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:30

Tânia

boa tarde,

minha opinião...

se a resposta não é a letra "B" ("Incorreta: Não há discordância entre os amigos e sim indagação no sentido de orientação, que é a tematica do texto") estamos falando que existe discordancia entre os amigos...mas como vai existir isso se um deles não sabia o que era "&" ?

que confusão !

alguem sabe pq o gabarito detalhado da 50 ?

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:30

Carlos,

Por enquanto a unica questão que cabe recurso sem dúvidas é a 39.
Mas nem sempre a questão é anulada.
O recurso terá que ser muito bem fundamentado.

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:38

Tania,

Questão 2:



112. As notas explicativas devem:
(a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações
contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas, de acordo com os
itens 117 a 124;
(b) divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos,
Orientações e Interpretações do CPC que não tenha sido apresentada nas
demonstrações contábeis; e
(c) prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas
demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.



http://www.cpc.org.br/pdf/CPC26_R1.pdf

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:43

Eu gosto de esperar a Equipe de professores (no caso da ultima rova o Christian) terminar de corrigir as questões. No blog do Christian, creio eu que tem um modelo de recurso, pois na ultima prova lembro dele ter explicado.

Com relação a questão 3, não vejo motivo para recurso, pois não apresenta 2 respostas corretas. Pode ser que eu esteja errada.

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:45

EPCC Questão 06
Professora Letícia Froes
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012



RESOLUÇÃO QUESTÃO 6

SENDO UMA VENDA A PRAZO COM RETENÇÃO DE 1,5% DE IR O LANÇAMENTO CORRETO É

D- CLIENTES --------------------------------- R$ 98.500,00

D – IRRF a Recuperar---------------------- R$ 1.500,00

C – RECEITA COM SERVIÇOS------------ R$ 100.000,00

RESPOSTA CORRETA LETRA – D

http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
erica melo

Erica Melo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:48

gabarito extra oficial pela unisescon, fiz o preparatório lá.

1b 2a 3c 4d 5a 6d 7b 8b 9d 10c 11c 12a 13d 14a 15b 16b 17a 18b 19 b 20b 21a 22a 23d 24a 25a 26c 27c 28b 29c 30c 31a 32b 33c 34d 35a 36b 37d 38b 39a 40d 41d 42a 43d 44a 45a46a 47a 48b 49b 50a

Escritório contábil: Se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Página 22 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.