x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

erica melo

Erica Melo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:20

Ednon, fiz no SESCON daqui de São Paulo, na Avenida Tiradentes... Aliás, muito bom o curso, recomendo, estou até pensando em fazer a minha pós graduação lá, os professores são realmente muito bons, especialmente o Professor Sérgio, que além de lecionar matérias como auditoria e contabilidade geral e administração financeira e orçamentária, é o pró-reitor de lá. O Prof. Edemir de Melo, de mat.financieira tb é ótimo.

Escritório contábil: Se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:21

se esse gabarito é da UNISESCON esta muito diferente daquele que foi divulgado em um planilha da Ecat, não lembro se é esse o nome.

já posto aqui o aquivo que esto mudando.

blza

Marcio Teles
Contador


Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:27

Realmente esta muito diferente o gabarito do Sescon para o do Ecart e tbm diferente do blog dos professores contábeis!!

Eu estou esperando o oficial do CFC para saber se realmente fui aprovada, não fiz cursinho preparatório, estudei apenas 1 mes em casa, vamos ver no que vai dar!Espero ser aprovada de acordo com os gabaritos extraoficiais que eu ja vi!

ednon ferreira dos santos

Ednon Ferreira dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Cortador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:27

Erica, obrigado pela informação entrei no site, parece ser bom mesmo , quando estiver aberto o curso vou fazer.....não consegui ver se tem pós, qual pós vc está pensando em fazer?

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:39

Olá, tive uma conversa com um professor da Central de Ensino (um curso preparatório em SP) que também estão corrigindo a prova, e ele fez um comentário sobre a 48. Que a grafia de palavras estrangeiras é sim em itálico, exceto quando se trata de nome próprio (por isso não se grafa a expressão "velha Remington do meu pai"). Ampersand não é realmente da língua portuguesa, assim a C está correta ( a questão pede a incorreta).
A alternativa A é uma resposta possível a questão, já que não há no texto uma relação CAUSAL em que a tentativa de achar a palavra traga as memorias a tona. B também é uma resposta "discutível".

ALLAN THYAGO ALVES DE ALMEIDA

Allan Thyago Alves de Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:39

GENTE NO SECON DIZ QUE A RESPOTA É A LETRA "B" ACABARAM DE RESPONDER E FUNDAMENTA-LA E A RESPOSTA LÁ NA CORREÇÃO DOS PROFESSORES É A LETRA "A":

EPCC Questão 02
Professor Ranniel Martins Silva
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012




ALTERNATIVA INCORRETA LETRA A


Notas explicativas

Estrutura

112. As notas explicativas devem:

(a) apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas de acordo com os itens 117 a 124;

(b) divulgar a informação requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e

(c) prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:44

Alguem pode me dizer a resposta da 12?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 16:46

A 45 é cópia literal do texto da NBCTG 25 item 40.
O valor esperado do custo das reparações é:
(75% x 0) + (20% x $ 1 milhão) + (5% x $ 4 milhões) = $ 400.000
Resposta A.

ALLAN THYAGO ALVES DE ALMEIDA

Allan Thyago Alves de Almeida

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:05

ATÉ AGORA AS QUESTÕES QUE ESTÃO DIFERENTES ENTRE http://professorescontabeis.blogspot.com.br X SESCON SÃO AS QUESTÕES 18 E 13 ONDE NA EQUIPE DE PROFESSORES SÃO RESPOSTAS "A" E "C" RESPECTIVAMENTE:

SEGUE RESOLUÇÕES:

EPCC Questão 18
Professor Alessandro
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012



Questão 18

A margem de contribuição total: MCT = MCu X QTDE VENDIDA

Precisamos encontrar a margem de contribuição unitária: MCu = PVu – (CVu + DVu )

Mas para encontrar essa margem de contribuição unitária precisamos encontrar todos os dados unitários, então:

O preço de venda unitário já temos:

O custo Variável unitário:

Para A: 20.160 / 1.200 = 16,80

Para B: 33.000 / 750 = 44, 00

Para C: 33.280 / 5.200 = 6,40

A despesa Variável unitário ( 5% do Preço de Venda ):

Para A: 40,00 x 5% = 2,00

Para B: 70,00 x 5% = 3,50

Para C : 13,00 x 5% = 0,65

Agora sim, poderemos utilizar a fórmula da margem de contribuição unitária:

MCu = PVu - ( CVu + DVu )

MCu de A = 40,00 - ( 16,80 + 2,00 ) = 21,20

MCu de B = 70,00 – ( 44,00 + 3,50 ) = 22,50

MCu de C = 13,00 – ( 6,40 + 0,65 ) = 5,95

Finalmente, encontraremos a margem de contribuição total:

MCT = MCu x Quantidade Vendida

MCT de A = 21,20 x 1.100 = 23.320,00

MCT de B = 22,50 x 500 = 11.250,00

MCT de C = 5,95 x 5.200 = 30.940,00

Alternativa : A


EPCC Questão 13
Professor Deusdete Belém
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012






RESPOSTA "C" 1,4,3,2

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:16

Olha pessoal, fiquei meio confuso agora, a questão 2 marquei a Letra A, porem o blog do professor, chegou a postar a Letra A, e apagou, será que tem um motivo? estou mto na média uma questão ja me quebraria haha

erica melo

Erica Melo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:23

Eu não quero nem ver outros gabaritos, é possível que em algum eu tenha 24 acertos, aí, já viu: desespero total!!!!!!!

Escritório contábil: Se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
Alessandro Alves Arantes

Alessandro Alves Arantes

Iniciante DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:24

Boa tarde a todos !!!
Estou acompanhando as discussões ,e aos pouco estamos chegando a denominador comum, na minha opinião cerca de 80% das respostas conseguimos chegar a uma conclusão.
Poderiam me enviar por email ou postar no forum a planilha da unisescon. Obrigado

Marcio Teles

Marcio Teles

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:41

para quem quiser, alterei os dados da planilha da Ecart para o gabarito da UNISESCON, mas deu muita diferença nas respostas.
mande e-mail ai.

blza

Marcio Teles
Contador


Derec Fernando

Derec Fernando

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:48

Pois é Marcio,

Deu diferença de 8 questões, e com isso perdi 6 questões. Ainda consegui passar, mas tanto o link do Ecart e o Blog do professor estão melhor fundamentados. Por isso gostaria de saber se existe alguma fundamentação divulgada pela Sescon, de ter achado essas respostas.

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:53

EPCC Questão 04
Professor Jorge Brandão
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012


QUESTAO 4 - QUAL O VALOR DO RESULTADO ABRANGENTE?

Conforme preconiza a NBC TG 26 Resolução 1185


Demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente

81. A entidade deve apresentar todos os itens de receita e despesa reconhecidos no período em duas demonstrações: demonstração do resultado do período e demonstração do resultado abrangente do período; esta última começa com o resultado líquido e inclui os outros resultados abrangentes.
Informação a ser apresentada na demonstração do resultado e na demonstração do resultado abrangente
82. A demonstração do resultado do período deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas, obedecidas também as determinações legais:




(a) omissis
(b) omissis ;
(c) lucro bruto;
(d) despesas com vendas, gerais, administrativas e outras despesas e receitas operacionais;
(e) parcela dos resultados de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial;
(f) resultado antes das receitas e despesas financeiras
(g) despesas e receitas financeiras;
(h) resultado antes dos tributos sobre o lucro;
(i) despesa com tributos sobre o lucro;
(j) resultado líquido das operações continuadas;
(k) valor líquido dos seguintes itens:
(i) resultado líquido após tributos das operações descontinuadas;
(ii) resultado após os tributos decorrente da mensuração ao valor justo menos despesas de venda ou na baixa dos ativos ou do grupo de ativos à disposição para venda que constituem a unidade operacional descontinuada;
(l) resultado líquido do período;

82A. A demonstração do resultado abrangente deve, no mínimo, incluir as seguintes rubricas:


(a) resultado líquido do período;
(b) cada item dos outros resultados abrangentes classificados conforme sua natureza (exceto montantes relativos ao item (c);
(c) parcela dos outros resultados abrangentes de empresas investidas reconhecida por meio do método de equivalência patrimonial; e
(d) resultado abrangente do período.

83. Os itens que se seguem devem ser divulgados nas respectivas demonstrações do resultado e do resultado abrangente como alocações do resultado do período:
(a) resultados líquidos atribuíveis:
(i) à participação de sócios não controladores; e
(ii) aos detentores do capital próprio da empresa controladora;
(b) resultados abrangentes totais do período atribuíveis:
(i) à participação de sócios não controladores; e
(ii) aos detentores do capital próprio da empresa controladora.

VIDE SITE DO CRC-CE
Aspectos relativos à apresentação das demonstrações do resultado e do resultado abrangente


5.4 A demonstração do resultado abrangente deve iniciar com a última linha da demonstração do resultado; em sequência devem constar todos os itens de outros resultados abrangentes, a não ser que esta Norma exija de outra forma. Esta Norma fornece tratamento distinto para as seguintes circunstâncias:

(a) os efeitos de correção de erros e mudanças de políticas contábeis são apresentados como ajustes retrospectivos de períodos anteriores ao invés de como parte do resultado no período em que surgiram (ver Seção 10 Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro); e
(b) três tipos de outros resultados abrangentes são reconhecidos como parte do resultado abrangente, fora da demonstração do resultado, quando ocorrem:
(i) alguns ganhos e perdas provenientes da conversão de demonstrações contábeis de operação no exterior (ver Seção 30 Efeitos das Mudanças nas Taxas de Câmbio e Conversão de Demonstrações Contábeis);
(ii) alguns ganhos e perdas atuariais (ver Seção 28 Benefícios a Empregados);
(iii) algumas mudanças nos valores justos de instrumentos de hedge (ver Seção 12 Outros Tópicos sobre Instrumentos Financeiros).

ASSIM, RESOLVEREMOS

LUCRO LIQUIDO DO PERIODO: R$ 270.000,00
Perdas derivadas de converxão de demonstrações contábeis R$ (170.000,00 )
Ganhos na mensduração de derivativos financieors R$ 30.000,00

TOTAL R$ 130.000,000

RESPOSTA D

Página 24 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.