x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:54

Pessoal,

Cheguei novamente no fórum e observei que muitas pessoas estão pedindo material por e-mail, e isso não pode ser feito.

Peço que a Érika disponibilize um e-mail e quem estiver interessado peça o material por e-mail.

Obrigada!

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
erica melo

Erica Melo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 17:56

Bom, como disse anteriormente, fiz o preparatório no sescon, e no sábado, 24 o professor pediu para que assim que terminassemos a prova, scaneassemos para ele, para que, junto com os professores de todo o curso fosse feita a resolução, e, assim que estivesse pronto, ele encaminharia para nosso e-mail.
Entrei agora no site do sescon e lá não consta nenhum tipo de observação em relação as questões enviadas por email. Se eles me notificarem de alguma mudança, posto aqui em seguida.

Escritório contábil: Se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
erica melo

Erica Melo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:00

Gente, o importante é acertar 25 no gabarito oficial, se existe uma variação de um gabarito para o outro é somente para fazermos estimativas. Se passou de 25 com uma margem folgada, blz, considere-se aprovado.

Escritório contábil: Se cobrir vira circo, se cercar, vira hospício.
A imaginação é mais importante que o conhecimento.
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:04

Assim como td mundo estou muito curiosa para saber se vou passar... Segue o gabarito até o momento da Equipe de Professores de Ciências Contábeis:

1 B
2 A
3 C
4 D
5
6 D
7 B
8
9
10
11
12
13 C
14
15
16 B
17
18 A
19
20 B
21 A
22 A
23 D
24 A
25 D
26 C
27 D
28 B
29 C
30 C
31 A
32 B
33 C
34
35
36
37
38
39 A/C
40 D
41 D
42
43
44
45 A
46 A
47 A
48 C
49
50

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Derec Fernando

Derec Fernando

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:12

Concordo Erica a Agonia é muito.

Tenho amigos que no gabarito que vc passou está conseguindo passar... e no do Ecart não, e vice e versa.

Vamos esperar o oficial. Continuemos na agonia.

Tenham uma boa noite.

Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:27

Jesse Soares Matias

As duas estão certas segundo meu ponto de vista.
Jah procurei em todos os lugares possíveis algum erro na A e na C e não achei.

JESSE SOARES MATIAS

Jesse Soares Matias

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:35

Igor, eu coloquei a resposta A na 39.

Até vi um vídeo no youtube que o cara fala que o IPI tem que obecer os 90 dias. Não tem que obedecer o exercicio financiero agora os 90 dias sim. Fiquei na dúvida. Pois a questão fala que foi alterado e na lei fala majorado.

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:44

A Resposta correta é a Letra A ao meu ver, pois o IPI, segundo art 150, inciso III, b , da Cont Federal, o IPI não se submete a anterioridade normal, ou seja, de um ano para o outro, mas sim a anterioridade nonagesimal. Neste caso, o imposto Instituído em 01/11/2011, não pode entrar entrar em vigor logo no ano seguinte. Quando a questão diz em alterar um imposto, pensa-se automaticamente para MAIOR, logo respeita a anterioridade sim. Já para diminuir, não precisa respeitar esta anterioridade. Portanto, a resposta para mim é a letra A.

LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR
Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:44

A questao 39 é parecida com a questao 27 da primeira prova de 2011. E nessa de 2011 considerou errada a afirmativa que dizia que o IPI, nao se submetia ao principio da anterioridade. Logo a resposta correta á a letra A.

JESSE SOARES MATIAS

Jesse Soares Matias

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:47

Lucas eu concordo com você, pensei a mesma coisa. O professor Alex falou que era a letra C, mais ainda acho que é a A. A lei é bem clara quanto a isso. Eu só questionei esse assunto de majorado ou alterado pois quem tinha comentando comigo foi o professor ALEX.

Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:47

Essa questao 04 apesar de eu nao fazer a minima ideia de toda essa fundamentacao procurei olha pelo seguinte prisma... O lucro liquido ja contém a maioria dos dados que extavamm expostos no exercicio ou seja somente
Perdas derivadas de converxão de demonstrações contábeis R$ (170.000,00 )
Ganhos na mensduração de derivativos financieors R$ 30.000,00
Que estavam fora disso, portando eu pelo raciocinio logico marquei a D.
Conversei com o meu professor de Analise das Demonstracoes Contabeis, pra ver se eu tinha faltado a essa aula... Ms ele me afirmou que nao ministrou esse conteudo mesmo em sala... Essa ai foi uma das brabas.. =)

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:51

A respeito do IPI acho que isso asqui explica vejamos;
O imposto de propriedade industrial – IPI não obedece ao princípio da anterioridade normal, apenas o da nonagesimal. Lembramos o princípio constitucional da anterioridade se presta a um mais amplo, qual seja o da segurança jurídica.

A anterioridade nonagesimal, também denominada de anterioridade mitigada, especial ou simplesmente noventena, consoante o art. 150, III, b e c da CR/88:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
[...]

III – cobrar tributos:

[...]

b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;

c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

[...]

§ 1º A vedação do inciso III, b, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, IV e V; e 154, II; e a vedação do inciso III, c, não se aplica aos tributos previstos nos arts. 148, I, 153, I, II, III e V; e 154, II, nem à fixação da base de cálculo dos impostos previstos nos arts. 155, III, e 156, I. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

[...]

 

Assim, consoante a anterioridade nonagesimal tem por escopo impedir que o legislador pretenda exigir tributo em que tenha instituído-o ou majorado-o em 90 dias entre a publicação da lei e a cobrança da exação.
Fonte:https://www.lfg.com.br

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
MAYARA OLIVEIRA

Mayara Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:53

Gabarito até o momento do Prof. Alex:

1 B
2
3 C
4
5
6 D
7
8
9 D
10
11
12 D
13 C
14 A
15 B
16 B
17
18 A
19
20 B
21 A
22
23 D
24 A
25
26 C
27
28
29
30
31
32
33
34 D
35 A
36 B
37 D
38
39 C
40
41
42
43
44
45 A
46 A
47 A
48 B
49 C
50 A

Mayara Bezerra de Oliveira

"Os clientes são a razão de ser da empresa! O grande mérito de um bom empreendedor é perceber essa relação e direcionar todas as suas atividades na busca do atendimento e satisfação dos clientes."
Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:59

Tem alguem aqui no forum ou mesmo fora desta sala de discuçao que se tenha noticia de alguem qeu realmente vai interpor recurso pedindo anulaçao de alguma questao? Pois sinto que muita gente fala nisso mas nao vejo efetivamente ninguem que afirmou que vai preparar o recurso

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 19:06

Eu sinceramente que recurso contra a questao 39 é uma tremenda perda de tempo , nao tem como nao ser a alt A leia no meu post acima pra voce ver.... As duas alt (A e C) estariam corretas se tratassem do mesmo assunto, contudo no enunciado da questao esta claro que a analise tem de ser feita no texto do art 150 da CF, que esta mais claro do que nunca esteve pra mim.. Achho que só caberia recurso se no gabarito oficial fosse a leta C. A alt correta.

PS quando digo mesmo assunto falo no tocante de existirem 2 tipos de anterioridade, onde 1 é tratado na alt A e outro na C.

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 19:17

Mas peraí o IPI não segue o princípio da anterioridade!!!

Na CF fala q ele segue???
Como assim?? Então seria inconstitucional alterar o imposto no mesmo ano??
Toda hora vemos o governo alterando a alíquota do IPI.

Posso estar errado .... alguém poderia me explicar?

Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 19:45

Igor meu amigo gue sim, o principio da anterioridade nonagesimal, ele por ser imposto regulador da economia esta dispensado de aguardar o fim do exercicio financiero.

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Página 25 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.