x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

CHARLES BRAZ PIRES

Charles Braz Pires

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 21:43

EPCC Questão 02
Professor Ranniel Martins
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012

O Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) disserta sobre a Apresentação das Demonstrações Contábeis pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis está registrada na Ata da 66ª Reunião Ordinária do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, realizada no dia 2 de dezembro de 2011.

112 – 138 Notas explicativas
112 – 116 Estrutura
117 – 124 Divulgação de políticas contábeis
125 – 133 Fontes de incerteza nas estimativas
134 – 136 Capital
136 A Instrumentos financeiros com opção de venda classificados no patrimônio líquido
137 – 138 Outras divulgações
(conforme Pg. 32)
Notas explicativas
Estrutura
112. As notas explicativas devem:
· apresentar informação acerca da base para a elaboração das demonstrações contábeis e das políticas contábeis específicas utilizadas, de acordo com os itens 117 a 124;

· divulgar a informação requerida pelos Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações do CPC que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis; e
· prover informação adicional que não tenha sido apresentada nas demonstrações contábeis, mas que seja relevante para sua compreensão.
Vamos a questão: (não há existência de parecer da diretoria, sim contábil e/ou dos auditores)
Em relação aos conteúdos das Notas Explicativas, de acordo com a NBC TG 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, é INCORRETO afirmar que o conjunto das Notas Explicativas apresenta:

A (ERRADA) A divulgação da analise dos resultados e da posição financeira da sociedade e o parecer da diretoria.
B (CERTA) A divulgação de informações requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos que não tenha sido evidenciada nas demonstrações contábeis.
C (CERTA) As informações adicionais que não tenham sido evidenciadas nas demonstrações contábeis, mas que sejam relevantes para sua compreensão.
D (CERTA) As informações sobre a base para elaboração das demonstrações contábeis e das politicas especiais utilizadas.
INDICO ALTERNATIVA INCORRETA, LETRA A

MANOEL DA CRUZ COUTINHO REIS NETO

Manoel da Cruz Coutinho Reis Neto

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 21:49

Galera, sou novo no portal, mas tava acompanhando os gabaritos de vcs. Estou pendurado com 24 questoes fora a polemica 39 e a 38 q tambem estou com duvidas.

Com relação a 38, eu marquei a alternativa C - A subvenção reg no passivo como receita ao longo do periodo. A base para esta questao esta no link: www.audisaauditores.com.br

Lá explica a contabilização de acordo com a questão: EM DINHEIRO NO MOMENTO DA ASSINATURA DO CONTRATO.

se alguem poder opinar...

EMERSON MELO

Emerson Melo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 22:24

Comparativo de Gabaritos:

Meu x Professores (blog)

27 Acertos
13 Erros
40 Questões

Meu x Galera do Fórum

34 Acertos
16 Erros
50 Questões

Meu x Sua Economia

30 Acertos
17 Erros
47 Questões

Meu x Uniseconn

31 Acertos
19 Erros
50 Questões

Meu x Ecart

31/32 Acertos (questão 39)
19/18 Erros
50 Questões

Galera do Fórum x Professores (blog)

35 Acertos
05 Erros
40 Questões


Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 22:48

Alguem sabe a resolução da numero 12?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 22:50

Não to conseguido entender essa questão

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
ADRIANO RIBEIRO

Adriano Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 23:04

1D
2D
3C
4B
5B
6B
7C
8A
9C
10B
11D
12A
13C
14B
15A
16C
17C
18A
19D
20B
21C
22D
23B
24A
25B
26B
27C
28D
29C
30D
31B
32D
33B
34A
35D
36D
37C
38C
39C
40A
41C
42B
43A
44D
45D
46C
47A
48B
49D
50B
[code]Algumas questões eu chutei pq tava sem HP e talz!mas segundo gabarito extra oficial eu acertei 28 a 29 questões!.

CHARLES BRAZ PIRES

Charles Braz Pires

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 23:20

EPCC Questão 44
Professor Deusdete Belém
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012


Questão 44

Todas alternativas estão corretas.

Vejamos:

I. É dever do profissional da Contabilidade comunicar ao CRC a mudança de seu domicilio ou endereço e da sua organização contábil de sua responsabilidade, bem como a ocorrência de outros fatos necessários ao controle e fiscalização profissional.

II. Se substituído em suas funções, é dever do profissional da Contabilidade informar ao substituto sobre os fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções a serem executadas.

III. São deveres do profissional da Contabilidade, entre outros, cumprir os Programas Obrigatório de Educação Continuada e auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

O código de Ética do contabilista, artigo 2º versa: São deveres do Profissional da Contabilidade:

................

VII – se substituído em suas funções, informar ao substituto sobre fatos que devam chegar ao conhecimento desse, a fim de habilitá-lo para o bom desempenho das funções a serem exercidas;

X – cumprir os Programas Obrigatórios de Educação Continuada estabelecidos pelo CFC;

XI – comunicar, ao CRC, a mudança de seu domicílio ou endereço e da organização contábil de sua responsabilidade, bem como a ocorrência de outros fatos necessários ao controle e fiscalização profissional.

XII – auxiliar a fiscalização do exercício profissional.

Como podemos observar, todas alternativas estão corretas.
Resposta letra A

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 23:49

48 - D
Nessa alternativa, é feita a seguinte afirmativa: " O sinal "&" é empregado em denominações comerciais com valor semântico aditivo.

Ela até pode ser verdade, porém, em momento algum, o texto fala sobre.

Então,
Onde está o erro?
Se lermos o texto, percebe-se que o autor não faz referência alguma a nome fantasia (leia-se denominação comercial) de empresa alguma. O autor, durante o texto, faz referência às "razões sociais de firmas ou companhias". Então, como essa foi uma prova submetida a futuros contadores, é de se saber que denominação comercial é totalmente diferente de razão social.
Logo, não se pode afirmar, com base no texto, que essa alternativa está correta.

Espero ter sido claro.

Até mais.

Ricardo H. Righi

Ricardo H. Righi

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Compras
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 23:59

na minha opinao
a primeira questão a ser anulada é a 46

pois tem duas maneiras de fazer o desconto racional, simples e composto

os dois são por dentro

desta maneira tem duas alternativas corretas

Wesley Evangelista

Wesley Evangelista

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 01:40

Mayara,
você continua digitando errado o gabarito do blog dos professores na questão 48. Lá esses marcam a alternativa B.

Assim como td mundo estou muito curiosa para saber se vou passar... Segue o gabarito até o momento da Equipe de Professores de Ciências Contábeis:

1 B
2 A
3 C
4 D
5
6 D
7 B
8
9
10
11
12
13 C
14
15
16 B
17
18 A
19
20 B
21 A
22 A
23 D
24 A
25 D
26 C
27 D
28 B
29 C
30 C
31 A
32 B
33 C
34
35
36
37
38
39 A/C
40 D
41 D
42
43
44
45 A
46 A
47 A
48 C
49
50


EPCC Questão 48
Professor João Marcos
EXAME DE SUFICIÊNCIA 2012


Questão 48

A análise de cada assertiva:

a) Correta: Durante a conversa fica nitido que a discussão em torno da expressão & retomou passagens da infância de um dos amigos.

b) Incorreta: Não há discordância entre os amigos e sim indagação no sentido de orientação, que é a tematica do texto.

c) Correta: Em textos quando uma palavra é grafada em itálico isso significa que a mesma não faz parte da língua oficial em que o texto foi escrito

d) Correta: A expressão & significa E, o que gramaticalmente é uma conjunção aditiva.

Resposta: Letra B

E ainda sobre essa questão, respondendo ao Felipe, no texto o personagem fala "constante em tudo que é razão social", logo não existe erro na alternativa D.

Wesley Evangelista

Wesley Evangelista

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 01:49

Alguém viu de algum professor (preferência de português) a justificativa da questão 50?

A letra A é correta apenas se excluirmos todas as outras possibilidades de pontuação daquela sentença. Me pergunto se é o que a alternativa propõe. Caso seja, está realmente correta. (detalhe que ela foi mal redigida, pois a vírgula era pra vir depois do "em", e não antes).

Porém, na alternativa C, se analisarmos o significado da palavra "corresponde", fica possível trocá-la por "é relacionado", o que tornaria a afirmativa também correta.

Ao menos interpretei assim.

Cristiano Rodrigues Ribeiro

Cristiano Rodrigues Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 02:12

Não sei em que pé estão as coisas, mas cansei de ver os posts e vou postar aquielo que sei e tenho certeza, se já foram respondidas, so desconsiderem.

Questão 35
Wesley, a questão 35 tem dois débitos e um credito, não importa o valor (inclusive por que não tem) o que realmente importa é a que principio essa situação compete.
Sendo assim a questão 35 diz: “Aproveitando o desconto[...]. O registro do imposto pago foi efetuado a debito de conta de despesa a parcela relativa ao mês de janeiro, e a debito de conta do ativo o montante relativo aos demais meses(Foi dito anteriormente que foi pago em cota única, sendo assim, pelo Caixa ou Banco, resumindo, Credito dessa conta)."
A questão é, o fato do registro ser feito dessa maneira e não ser jogado direto na Despesa ele se justifica com base me que Principio? O da Competencia!

Sendo assim, a resposta certa é a letra A.

Questão 10:
100.000 -> PL no inicio do período
150.000 -> Destinação do lucro para as reservas
9.000 -> Integralização de Capital em Dinheiro
(2.000) -> Aquisição de ações da própria companhia
122.000

Resposta: Letra C

Questão 36:
A pergunta é uma pegadinha, ela não pergunta o que é definido por lei, mas sim o que um profissional deveria fazer, fala sobre escrituração contábil, que seria obedecer aos Principios Contabeis, sendo um deles o principio da competência.

Resposta: Letra B

Questão 38 :
Já responderam aqui e basearam sua resposta e a resposta certa é a letra C e é bem provável que não seja anulada.

Questão 39:
Em 1º lugar, a letra C não esta mal redigida e é bem provável que não seja anulada, vamos a questão:
“Admita-se a hipótese[...]determinado produto. Considerando o principio da anterioridade, insculpido no art. 150 da Constituição Federal, pode-se afirmar que o:”

Resumindo, ele esta levando em consideração apenas o que esta escrito no art. 150 e não as exceções que estão escritas em outros artigos, a seguir o art 150:

Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;
II - instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos;
III - cobrar tributos:
a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
b) no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou;
c) antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea b; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)
IV - utilizar tributo com efeito de confisco;
V - estabelecer limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, ressalvada a cobrança de pedágio pela utilização de vias conservadas pelo Poder Público;

Assim sendo, a resposta certa é a letra A e não tem base pra ser a letra C;

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:10

Respondendo ao Wesley Evangelista,
Eu, particularmente, descordo do gabarito dado pelo professor.

Veja bem porque eu considero a 48 como letra D:

Você mesmo sinalizou o erro da questão. Uma vez que o autor, ao apenas abordar razão social, impossibilitou afirmar, com base no texto (o que é pedido no comando), que o sinal "&" é utilizado em nome fantasia de empresa. Razão social é uma coisa, denominação comercial outra. Logo, a alternativa D afirma algo que não consta no texto.

Em suma, na prática isso pode até existir (mesmo não sendo comum nome fantasia com "&"), porém o texto não me dá embasamento para que faça essa afirmativa.

Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:22

Felipe Jadjiski De Leão e Sandrielly Mayara

Mas na crônica o tema do texto não pode ser a discordância dos amigos quanto ao nome do sinal "&".... até pq um dos personagens sequer sabia o significado das palavras.
A alt B está errada ( minha opinião).

Wesley Evangelista

Wesley Evangelista

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:40

O que o Felipe fala realmente faz sentido.

Só resta saber se o termo "denominação comercial" é usado exclusivamente para nomes fantasias. Que eu saiba, não existe essa limitação. Inclusive já foi discutido isso nesse fórum.

Derec Fernando

Derec Fernando

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 08:53

Pessoal Bom dia,

Estou vendo que o pessoal está confundindo a questão 38.

O CPC que fala sobre subvenção governamental é bem claro. Existe dois tipos de subvenção governamental, o condicional e o incondicional. O incondicional é quando o governo da à subvenção e não põe condição nenhuma para sua utilização, vc pode utilizar a subvenção da maneira que quiser. A condicional é quando o governo estipula a condição para a entidade adquirir em 100% o valor ou bem doado.

Na norma fala que para as subvenções incondicionais vc deve registrar na receita direto, salvo quando ela precisa ser confrontada com a despesa, que deve ser registrado no passivo como RECEITA DE SUBVENÇÃO A APROPRIAR, respeitando o princípio da competência.

Um exemplo seria a doação de um ATIVO IMOBILIZADO onde existe a depreciação, neste caso para registrar a receita teria que haver a depreciação de forma sistemática aos valores de RECEITA DE SUBVENÇÃO.

No caso da subvenção condicional, para vc reconhecer aquela Receita vc precisa cumprir a condição exigida pelo governo.

Este é o caso da questão, ela exige que a verba seja destinada a despesas com contratação, treinamento e manutenção de uma quantidade de empregados, ou seja, primeiro vc registra no passivo e no momento em que cumprir as exigências registra como receita. Logicamente sempre em confroto com as despesas.

Só depois de respeitado as exigências tiramos do passivo e jogamos para RECEITA, ai sim na apuração de resultado, reconhecemos como Reserva de Incentivos Fiscais, onde este lucro não pode ser distribuído as sócios.

Resposta correta letra C.

Espero ter ajudado um pouco a compreensão.

Abraços

Página 26 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.