x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 13:57

Gustavo Alves.
Esse é um caso típico em nossa língua.
Veja como funciona neste caso:

De acordo com o tipo de conjunção que as introduz, as orações coordenadas sindéticas podem ser: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas ou explicativas.

a) Aditivas

Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.

Por Exemplo:

Discutimos várias propostas e analisamos possíveis soluções.
As orações sindéticas aditivas podem também estar ligadas pelas locuções não só... mas (também), tanto...como, e semelhantes. Essas estruturas costumam ser usadas quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração. Veja:

Chico Buarque não só canta, mas também (ou como também) compõe muito bem.
Não só provocaram graves problemas, mas (também) abandonaram os projetos de reestruturação social do país.
Obs.: como a conjunção "nem" tem o valor da expressão "e não", condena-se na língua culta a forma "e nem" para introduzir orações aditivas.

Por Exemplo:

Não discutimos várias propostas, nem (= e não) analisamos quaisquer soluções.

Logo, o "e não" satisfaz o conteúdo julgado pelo alternativa "B".

Segue a fonte sobre o conteúdo pesquisado:
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint26.php

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:01

Exatamente isso que tou falando...
o "E NAO" satisfaz o "e" e "nao", nao satisfaz.
Pelomenos foi o que pensei na hora de responder essa questao. O não, isoladamente, como foi destacado, não é conjunção. Ele é conjunção junto com o "e", logo, seria "A CONJUNCAO 'e nao'" e nao "as conjuncoes 'e' e 'nao'".

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:08

Mas é como falei, Felipe Jadjiski De Leão, eu nao sou bom nessa parte do portugues. Voce que está pesquisando e é bom deve saber melhor qual a resposta certa.
Só pensei que o "e" e o "nao" separadamente não seriam conjuncoes, mas sim o "e não".

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:17

Entendo, Gustavo Alves. Porém veja por outro lado. Cada caso é um caso, então devemos observar a questão isoladamente. Em regra, você tem razão em falar que o "não" não é conjunção, mas nesse caso é diferente.
De acordo com o a fonte que eu citei, você observou que o "nem" é uma conjunção, certo? Logo, a conjunção "nem" é formada por quem? Pelo "e" + "não". Então, neste caso, o nem foi formado pela combinação de conjunções. Digo, nesta situação específica o não atua como conjunção.

Agora, indo mais adiante, o bacharel poderia chegar nesta alternativa por uma questão de exclusão das outras alternativas.

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:18

Algum professor, ou das pessoas que lançaram esses gabaritos extra oficiais poderiam explicar pq optaram pela letra A e não da B na questao 50?

Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:24

O esquisito é só o seguinte sei que pode não ter nada a ver mais essas questões de português foram 3 oportunidades de testar nossos conhecimentos sobre contabilidade desperdiçados ... Pois elas nao determinam nada sobre o candidato que acertou ou errou qualquer una delas. Pronto falei.

#ânsia

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:25

Jéssica a 38 com certeza é letra C com base na RESOLUÇÃO CFC N.º 1.305/10

11. Uma vez que a subvenção governamental seja reconhecida, qualquer contingência ativa ou passiva relacionada deve ser tratada de acordo com a NBC TG 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

12. Uma subvenção governamental deve ser reconhecida como receita ao longo do período e confrontada com as despesas que pretende compensar, em base sistemática, desde que atendidas as condições desta Norma. A subvenção governamental não pode ser creditada diretamente no patrimônio líquido.

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:25

Felipe Jadjiski De Leão, gostei mto da sua explicacao e do seu interesse em avaliar bem a fundo qual a opcao correta.
Voce tem o gabarito que voce julga o "mais correto"?
Pq agora fiquei preocupado, de acordo com o gabarito da Erika, eu acertei apenas 25 e uma delas foi a 50 (letra A), se tiver realmente errado, fui pra 24. Diferente dos outros gabaritos, nos quais eu havia acertado 31, logo, poderia errar mais essa, hehehe.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:28

Pessoal, pelo que vi os gabaritos mais parecidos são do Prof. Alex, Professorescontabeis e ECART, até o FECAP chegado proximo, mas esse da UNISESCON ta muito diferente.

Cristiano Rodrigues Ribeiro

Cristiano Rodrigues Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:30

Acredito que a questão 07 seja feita de forma diferente, pois na prova esta pedindo da seguinte forma:
"O montante do ajuste a valor presente da operação, na data de seu registro original, é de:"

Sendo assim, ele quer saber em relação aos juros, de quanto será esse lançamento numa conta retificadora de clientes, pois temos que obedecer o Principio da Competencia para considerarmos os juros e conforme o periodo vai passando esse valor vai sendo adicionado na receita aos poucos.

Vou mostrar-lhes:
M = P x(1+i)^n
M = 110.250x(1+0,05)^2 = 110.250x(1,1025)
M= 121.550,63

121.550,63
(110.250,00)
11.300,63

1.300,63/24 = 54,19

Sendo assim, mensalmente realizaria o reconhecimento dessa receita (poderia ser feita bimestralmente,trimestralmente, anualmente, tanto faz) referente ao ajuste de valor presente no ativo que no final de 2 anos daria o valor total.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:31

Nem me fala Gustavo, que por ele eu fico com 24. kkkkkkkkkkkkk

Mas com base em estatisticas rsrs, a média é que vale e nos outros eu passo, entao to confiante!

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:35

Tbm estou confiante. Mesmo estando apenas no setimo periodo, com todo respeito, eu me sentiria mto mal em nao acertar nem a METADE em uma prova na qual eu ja vi praticamente todo o conteudo.
Independente da prova ser dificil ou nao, nao acertar nem a metade, vou considerar que eu realmente nao sei NADA nesse tempo todo de curso (praticamente estaria jogando dinheiro fora, pois nao aprendi nem 50% do que foi proposto).

Complexo, viu.

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:36

Gustavo Alves. Eu já tenho a prova praticamente corrigida, porém me falta corrigir apenas uma de português (49). Acredito que o gabarito que eu tenho e o que for divulgado oficialmente poderá ter uma diferença de 3 pontos, no máximo. Até porque além da investigação feita por conta própria, eu sempre estou procurando auxílio dos meus professores.

Infelizmente eu não estou com a prova em mãos, porém, assim que eu tiver, eu posto o gabarito que eu considero correto. (Por volta das 23hrs).

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:38

Verdade, mas é complicado, pq no meu caso o que caiu na prova muita coisa eu não vi na sala de aula! Que alias a grade proposta pelos professores nunca é dada por completa.
Eu não fiz cursinho, estudei em casa 1 mês apenas pq decidi fazer no ultimo dia de inscrição, então me esforcei muito, mas comparando essa prova com as duas de 2011, ela está bem mais dificil para mim!

Até pq tem pessoas que tem mais facilidades com algumas materias...eu por exemplo teve 2 questoes q foi falta de atenção e errei!
é complicado!

Lucas da Rocha Antunes

Lucas da Rocha Antunes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:44

Felipe Jadjiski De Leão
Assim que tiver disponível o seu gabarito, por gentileza, poste aqui no fórum.
Pra mim o Gabarito da SESCON não está legal. Dos demais gabaritos compadarados ao da da SESCON, são sete respostas diferentes. acho uma margem de erro muito grande. o BLog do Prof Christian pra mim é o mais confiável té o momento.


LUCAS ANTUNES - CONTADOR
LRA ASSESSORIA CONTÁBIL - O Seu Negócio Começa Aqui
(21) 3173-2758 / 99256-5728/97966-2057
[email protected]
https://www.LRACONTABIL.COM.BR
Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:46

Concordo com vc Lucas, é o unico gabarito que tem a margem de diferença grande! por isso não estou confiando nele, ate pelo q eu ja corrigi com base em resoluções!

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:49

Infelizmente eu não sei. Na maioria estão iguais, porém estão divergindo com o meu em algumas questões. 3 port. (estou totalmente em desacordo com o gabarito que estão divulgando) + 1 de mat. (que eu tenho quase certeza que vai ser anulada, pois desconto racional pode ser simples ou composto, e o comando não diz qual ele quer) + 1 de Direito Tributário (o correto é a letra "A" e a "C" não cabe recurso, questão batida p/ quem faz concurso). Aquela de Combinação de Negócio a alternativa correta é a Letra D (com certeza).

Bom, só foram essas que eu consegui lembrar no momento. Mas chegando na minha casa, eu posto o gabarito que eu considero correto.

elisangela da costa santos

Elisangela da Costa Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:56

É Karla vc tem razão, muitas coisa que cairam nessa prova eu tb ñ vi em sala de aula, e o nivel da prova esse ano subiu pois eu tb fiz as outras duas do ano passado e só ñ passei por falta de atenção tb, mas essa tava um nivel bem mais elevado, mas graças a Deus pelos gabaritos aqui divulgados eu dessa vez me sai muito bem. E assim como vc eu tb estudei em casa junto com um amigo que infelizmente era meu professor mas esquentou a cabeça logo na segunda questão e acabou ñ passando.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:02

Hum.. é Elisangela e a tendência é ficar mais difícil pelo visto, igual a OAB.

Temos q ficar confiante e esperar mesmo o gabarito oficial.

E boa sorte pra nós ne!

ALVANI FERREIRA DA SILVA

Alvani Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:07

bem, pessoal, é indiscutivel que a prova tava num nivel mais elevado, visto que, muitas divergencias nos gabaritos de professores da area. minhas notas nos pre gabaritos foram 23 e 24 acertos, pelo que venho observando não irei ganhar mais nenhum ponto, ao contrario posso perder ainda 1 ou 2.

sobre a questao que o colega, gustavo, falou de matematica no desconto racional, conversei com 2 professores de matematica e os mesmos falaram o seguinte: se no enunciado não estiver explicito que a taxa de juros é composto, pode considerar como simples, ou seja, letra A, embora eu tenha marcado a letra B.

parabens a todos que atingiram essa meta, vou me preparar por que em setembro sera minha vez. por que não estudei nada para essa prova.

Página 28 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.