x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:09

Eu posso até nao passar, mas sinceramente, nao acho q era uma prova tao dificil assim.
Tem muita coisa que realmente vc nao vai ver em sala de aula, mas que vc aprende no seu estudo do dia a dia. Considerar só o que se aprende em sala de aula nao vai ensinar ninguem a ser contador.
Fiquei triste com a fala de um pessoal que conheco, no qual colocaram a culpa em "nao terem estudado pra prova", mas na verdade é que sao 3 anos e meia de estudo, no nosso caso. Nao eh questao de estudar pra UMA prova, mas sim dominar o conteudo do curso.
Mesmo considerando as que eu nao vi, 25 com certeza eu ja vi em sala de aula, ja estudei, ja fiz provas a respeito e se errei, é pq realmente nao estou preparado.
Nao se dá pra lembrar de tudo, mas um conhecimento minimo de 50% ja é bem facil, neh. Como diz meu amigo, "quase q da pra passar so chutando".

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:15

hehehe, com certeza.
Ele falou isso brincando, mas 50% de uma prova é muito facil, nao tem como. Se voce nao souber nem 50%, o q vc vai saber? -.-

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:23

Alvani Ferrei da Silva, eu também debati sobre essa questão com professores.
Neste caso, não é obrigação do bacharel considerar desconto racional simples. Como já é de conhecimento de todos, os descontos racionais podem ser simples ou compostos. O desconto racional composto existe, está nos livros e é estudado por nós. Agora, falar que "se pode considerar" que quando o enunciado fala "desconto racional", eu devo entender que é simples não tem fundamentação alguma.
É a mesma coisa que se uma questão falar em TRIBUTOS, o bacharel ter que entender que eu estou falando de IMPOSTO. O que é errado, haja vista que tributo é gênero e imposto é espécie.
Da mesma forma aconteceu nessa questão, desconto racional é gênero, desconto racional simples e e desconto racional composto são espécies.
Desta maneira, o enunciado da questão não me impedia de pensar que eu deveria calcular "o composto"/ como também não me impedia de eu calcular "o simples", logo tal questão ( aos olhos de todos que eu questionei sobre a questão) merece anulação.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:25

Tem varias conclusões pra quem não tirar pelo menos 50%, a primeira e obvia é que não esta preparado, a segunda é que não se dedicou a estudar, a terceira é que passou a faculdade colando e sendo "mochilinha", e assim vai... cada um tem um motivo pra não ter sido aprovado, até pq é facil falar: "ah, acertar 50% é facil" só que são diversos assuntos a se saber e pra estudar, sendo que as vezes tu estuda e ta confiante, sabe de muita coisa, só que são só 50 questoes pra diversos assuntos e podem cair aqueles assuntos que vc não sabe, não viu, não estudou, não gosta, não tem facilidade pra saber...

rsrs..

Matias

Matias

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:30

Pelos gabaritos divulgados, estou numa média de 34 ou 35 acertos, mas não acho fácil fazer 25 questões.
São quatro anos de conhecimentos sendo testados, se fosse fácil não seria 50%, pois não teria sentido.
Acredito que o exame de suficiência valoriza nossa profissão.

Matias

Matias

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:33

O exame de suficiência além de valorizar nossa profissão, nivela os aprovados, independente da instituição que se formou, seja pública ou privada.

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:35

Pessoal, como o moderador comentou,
vamos utilizar esse tópico para discutir as questões da prova,
e não o motivo das pessoas passarem ou não.
Acredito que seja problema de cada um e não temos nada a ver, tão pouco tirar motivos ou ficar tentando encontrar hipóteses...

Quem conseguir, parabéns,
e pra quem não conseguir, paciência e tentar na próxima.

Obrigada.

;)

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:35

Certo, mas numa prova de 50 questoes, voce precisa saber 25.
Duvido muito que em uma prova de 50 questao, nem a metade vc tenha visto, estudado, nao saiba, nao goste e nao tenha facilide.
Agora, a prova é pra avaliar seu conhecimento, e nao sua facilidade, seu gosto.
Nao acho q isso seja uma justificativa, sinceramente.
Dessa prova, muita coisa eu nao gostava (e gosto menos ainda agora), nao tenho facilidade, nao vi. Mas 25 questoes, PELOMENOS, eu ja tinha visto, gosto, tenho facilidade, etc.

joao

Joao

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:36

pq quem está se formando é obrigado a saber tudo?se nem os professores sabem e eles mesmos dizem?
nao é bem assim e todos sabem que muitas coisas os proprios contadores antigos vao buscar assim que precisam.
como temos que saber de uma coisa que muda todo dia praticamente?
tem questao respondida por professor de forma errada,tem questao que até hoje professor ainda tem duvida com relaçao a aposta,entao podemos dizer que erramos pq nos ensinaram errado?

creio que ninguem domina tudo e muito menos uma prova é suficiente pra avaliar ninguem.
muita gente errou questao que sabe responder assim como acertou algumas no chute e assim continua a busca pela perfeiçao

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:37

Concordo com vc Matias e olha, eu baixei as provas e a primeira vez que fiz em casa a prova 2/2011, acertei 33! E essa segundo os gabaritos faço 27. Percebi que ela vai aumentando o nivel e isso valoriza sim nossa profissão, alem de "funilar" os profissionais capacitados.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:41

Sim Gustavo, eu estava apenas citando o que as pessoas podem usar como justificativas, acho que ninguém aqui pode ficar apontado, ou menosprezando ninguém, pq nesse mundo ninguém é melhor que ninguém!! Pode ser menos esforçado... rsrsrs e é como a Sandrielly falou, ate pq cada um que cuide de si e da sua competencia.

Eu estou confiante pq com base nos gabaritos extraoficiais eu acertei sim os 25% PELO MENOS! rsrs...

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:44

Verdade Paulo, todo dia é surge um novo aprendizado! E tanto profissionalmente como nos estudos, todo dia temos que buscar novos conhecimentos.

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:46

Karla Polano Sim sim, hehehehe =)
E sao 50% q vc está acertando, neh? hehehe 25% nao vai adiantar =P

Mas vc esta confiante apenas pelos gabaritos ou pelo que vc conseguiu desenvolver na prova?
Eu estou confiante pelo que consegui fazer na prova, pelo que consegui resolver.

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:46

Daiana, acredito que se anularem as 3 questões pendentes tem sim!
Eu estou com 25, mas se anularem seria melhor ainda! rsrssrs

Nem estou mais conferindo, prefiro não criar expectativas e aguardar o resultado...
O jeito é esperar o gabarito oficial colega! ;)


Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:49

Com tudo, fiquei chateada ate q errei 2 por leseira, mas isso acontece, mas sou verdadeira, caiu calculos q eu n lembrava como fazer! me formei em 2010 e em 2011 n peguei em nada de contabilidade. .. Quando eu digo pelo menos, n qr dizer q eu só fiz isso! kkkkk...

Mas na boa eu só qro 25, pq é na pratica e no dia a dia que vou aprendendo cada vez mais!

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:52

Uma coisa que falei prum amigo. Eu nao estou preocupado com a concorrencia, isso pra mim é o menos importante. Por mim que passasse todo mundo, mas que todos fizessem ao menos os 50%. O que me preocupado de verdade é como antes, que o pessoal formava e nao sabia praticamente nada.
Ja vi tanto "contador" que nao sabe o que eh um CFOP. Isso sim eh o q me preocupava.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:54

Sim, ate pq o CRC não é por vagas! Mas é isso, tem muita gente que forma sem saber nem o básico, alias em todos os cursos sempre tem!

Caio Martins dos Santos
Articulista

Caio Martins dos Santos

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:56

Ola galera...

a questao de numero 48 na minha concepção eh passivel de ANULAÇÃO....pois todas as alternativas no meu entendimento estao corretas...

Obrigado...

Página 29 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.