x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

SIMONE CAMARGO

Simone Camargo

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:03

Em 2.10.2011, uma sociedade empresária adquiriu uma mercadoria para revenda. Os dados da transação são os seguintes:

Preço de compra antes do abatimento R$ 21.000,00
ICMS s/ compra – recuperável R$ 3.400,00
Abatimentos R$ 1.000,00
Gastos com transporte da mercadoria R$ 2.000,00
ICMS s/ frete R$ 340,00

Em 15.11.2011, a empresa vendeu 50% do estoque

Em 31.12.2011, a empresa apurou que o preço estimado de venda no curso normal dos negócios, deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda para esta mercadoria, é de R$ 8.000,00.

Considerando que a empresa não possui estoque inicial, o valor do estoque em 31.12.2011 a ser apresentado no balanço patrimonial nesta data é de:


A- R$ 8.000,00
B- R$ 8.800,00
C- R$ 9.130,00
D- R$ 9.630,00

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:11

Simone Camargo.
Posso te garantir que a resposta dela é a alternativa "A".
Esta questão está fundamentada na CPC 16 - Estoques. Onde ele diz que o valor do estoque deve ser reconhecido pelo MENOR VALOR ENTRE o valor de custo e o valor de mercado, deduzidos todos os gastos necessários para a realização da venda (VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO).
Logo, neste caso o VRL é o menor, devendo o estoque ser reconhecido por este (R$8.000). E em contrapartida, ser feita uma provisão.


Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:15

Sobre essa questao 48, estava pensando.

Em 2.10.2011, uma sociedade empresária adquiriu uma mercadoria para revenda.
Logo, ela entra no estoque por um preco, independente do valor de venda.

Em 31.12.2011, a empresa apurou que o preço estimado de venda no curso normal dos negócios, deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda para esta mercadoria, é de R$ 8.000,00.

Mas aí, o material comprado ja estava em Estoque, logo, acho q nao pode modificar o valor que ja estava anteriormente lançado.
Se realmente nao puder, vai ser letra C

Caso possa, Letra A

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:26

Gustavo Alves, com a adoção das IFRS, tendo o CPC como emissor das pronunciamento no cenário brasileiro, e com a sanção do CFC, estamos OBRIGADOS a fazer estas verificações. Até porque o balanço patrimonial de uma empresa deve evidenciar a real situação patrimonial da empresa. Seguindo esta lógica, se eu tenho registrado um Ativo que eu peguei (por exemplo) 5 mil, porém o valor realizável líquido dele é de 2 mil, eu devo reconhecer ele por 2 mil no meu ativo. Além disso, deve ser feita uma "provisão para ajuste de estoque ao valor de mercado" de 3 mil.

Tudo isso que eu falo consta no CPC 16, ou na NBC T 19.20 -Estoques.

O correto é alternativa A.

Luciano Malaszowski

Luciano Malaszowski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:34

galera ... boa tarde .. qual gabarito voces acham que está mais conceituado e confiavel ??? estou indo só pelo do professor alex muller até agora e deu 27 ?? e alguem pode me receitar algum remedio pra ansiedade kkkk..


abraço .boa sorte e .. obrigado ...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 16:52

tmbm tenho duvida nessa questão 5, normamente ele fala conforme nbc tal tal tal... sei la

sinceramente, eu num gostei dessa prova inteira, achei muito mal elaborada

os assuntos foram perfeitos, mas a elaboração das perguntas ficou a desejar, minha opniao...

alguem sabia o que é gargalo? rsrs

praticamente uma questão foi essa, garanto q na faculdade a cada 50, 1 viu isso

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:07

Thiago Padilha, essa questão de custos eu errei tbm, kkkkk, te juro que na hora eu pensei: gargalo? na minha cabeça veio que gargalo seria como falar: "ta até o gargalo", tipo ate o limite. Mas nunca tinha visto falar em custo em 4 anos de faculdade!! Acho que faltei essa aula! rsrs

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:09

Bruno, na questão 5 eu calculei deduzindo dos custos, Est F = EI + Compras + Fretes - impostos recuperaveis - abatimentos, que daria 9.130,00 se eu n me engano (n estou com a prova aqui.

Só que segundo o pessoal ta falando, de acordo com uma NBC seria letra A o valor de 8.000,00. Na hora de resolver a questão eu não pensei nisso.

Luciano Malaszowski

Luciano Malaszowski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:15

hehhe ,,, essa eu errei ,, mais eu sabia o que era .......

"gargalos" são todos os pontos dentro de um sistema industrial que limitam a capacidade final de produção. ou seja , que atrasa a produçao ...

=)

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:15

Ponto de estrangulamento, gargalo ou restrição é uma designação do componente que limita o desempenho ou a capacidade de todo um sistema, que se diz ter um estrangulamento (Chase et al., 1995, p. 842). Trata-se de uma derivação metafórica do gargalo de uma garrafa (Figura 1), na qual a velocidade de saída do líquido é limitada pela dimensão do gargalo (Dicionário, 2009).

Qualquer indústria, empresa ou serviços, encontram-se sujeitos a algumas restrições que limitam o seu processo produtivo, restrições essas designadas por estrangulamentos (Carvalho, 2004).

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:17

Qual a faculdade que vc estuda Gustavo Alves?

Pq pelo visto ela é top, vc praticamente viu tudo!
A minha facul no meu curso deixou um pouco a desejar!

Valéria

Valéria

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:24

Eu fiz Mackenzie e nunca ouvi falar nesse tal de gargalo, enfim vivendo e aprendendo.

Precisei errar isso na prova pra saber que existia..rsrs

Valéria Cristina SemeãoContadoraWhatsapp  - (21)9.9855-9123 [email protected]
Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:27

kkkkkkkkkk... é Luciano ai é para terminar de acabar ctg!

E quanto ao remédio pra ansiedade, faça outra coisa e saia desse forum senao tu vai ficar lol!!! aushuahsuhau, Toma tbm Valeriane é mt bom! :) Gardenal é pra previnir convulsões!! kkkkkkkkk :P mas se quiser previnir toma tbm!

Derec Fernando

Derec Fernando

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:27

Pessoal,

GARGALO é uma expressão utilizada em custos para achar dentro do processo de elaboração dos estoques alguma falha operacional que atrabalhe o andamento produtivo.

Para as pessoas que não viram na faculdade, existe um livro chamado a META que da um entendimento bacana sobre esse conceito. Existe até um filminho no YOUTUBE sobre este livro. É bem interessante e vale a pena ver.

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:29

Caramba só tem 2 cursos? Pow, ainda bem que o ensino é bom! Aproveite!
Eu fiz na Unip e em alguns cursos ela tem um otimo conceito, mas o meu infelizmente a gente teve umas raivas! kkkk

Bruno Cordeiro Lorenzi

Bruno Cordeiro Lorenzi

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 17:50

Karla

ainda quanto à questão nº 5 rsrs

no fato do dia 31.12.2011, podemos considerar o seguinte?

Preço de Venda - custos estimados para a conclusão dos negócios - gastos estimados nas vendas = R$ 8.000,00 ???

se alguem puder clarear... rsrs

Gustavo Soares

Gustavo Soares

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 19:18

Prezados colegas,

boa noite,

continuamos na aflição e aguardando o gabarito oficial.

Uma coisa é fato, com certeza esse exame veio para ajudar a valorizar nossa profissão e tirar do mercado os maus profissionais.

Vale ressaltar que um contador habilitado pode assinar balanços que atestam a "saúde" de uma empresa, emitir DECORE's que comprovam rendimentos para diversas situações do cotidiano entre outros fatores.

Dessa maneira, é completamente perceptível a necessidade do exame para habilitar contadores.

Pessoalmente, não achei o nível da prova muito elevado, pelas estatísticas dos gabaritos extra-oficiais estou aprovado, entretanto, caso não consiga passar sei que foi vacilo meu.

Aos que conseguirem, parabéns pela conquista.

Aos que não conseguirem, não desaninem, é só continuar na luta que vai dar certo.

BOA SORTE A TODOS.

Igor Prado

Igor Prado

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 19:33

Gustavo Soares

Concordo q foi um excelente exame .... espero q o padraum d prova continue o mesmo.
Foda são as questões dúbias q eles colocaram .... acho q não tem necessidade ... eles estão ali pra testar conhecimento ... naum fazer q os recém formados caiam em pegadinhas.

Página 30 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.