x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Gustavo Soares

Gustavo Soares

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 19:43

É verdade, acho que eles devem ter a intensão de testar o nível de "malícia" em situações não tão claras para os futuros contadores que estão prestando o exame, porém, algumas vezes não saem 100% sucedidos.

Abraço

Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 19:46

Gustavo... vc pode me passar seu gabarito, estou aflita, acho que se eu nao passar será por muito pouco (1 ou 2) questões. Vc esta acompanhando pelo blog dos professores tbm?
Obrigada.

Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:13

Jéssica... to igual a você quase morrendo do coraçaooo... vou ter um infarte... mas a 4 e a 25 eu acho que errei, mas estou na esperança da 10 C e da 27 D, estas sao minhas esperanças, as outras acho que errei, se o gabarito do prof Alex estiver certo, e as duas que me restam forem isto mesmo, talvezzzzz... meu Deus aguenta.

Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:22

Jéssica Errei nas duas...kkkk, marquei 4A 25D, se bem que o professor Christian disse que a 25 é D. Mas tanto o Prof Alex qto a planilha quer recebemos aqui dizem que é B. O q vc marcou na 10 e 27?

Marcelo Reis

Marcelo Reis

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:23

Gente Q39 se vier letra C no gabrito oficial... Nao tem logica.... Queria pelo menos ver a fundamentacao do prof Alex ou de qualqeur outro pra afirmar que o IPI nao obedece a anterioridade nonagesimal...

Marcelo Reis
Contador
[email protected]
Opçao Contabilidade
Governador Valadares/MG
Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:28

Jessica, mas a 27 tudo indica que é D, entao vc fecha com 24? Não tem mais nenhuma? Mesmo que nao tenha, nao desanime, tem recurso, e se ficar com 24 e anularem uma que vc errou, mesmo tendo marcado resposta errada, vc ganha ponto, ainda não é o fim, vc acha que a 10 á a C?

LARISSA

Larissa

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 21:50

nem me fale preciso acertar a 25, pra completar os 25 pontos.. Marquei letra B tbm... pensa no desespero que estou! rsrsrsrs mass gentem só o prof cristian abraao falou que eh a letra d, todos estão falando que é a b mesmo... :)

Alexandre Carlos

Alexandre Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 22:35



Boa noite amigos ! Infelizmente dependemos do gabarito oficial para acabar logo com essa agonia. Analisando a prova do ano passado que foi aplicada em 27/03 , o gabarito foi publicado em 04/04, ou seja, 8 dias após a prova. Vamos torcer para que eles publiquem até segunda feira.

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:32

Alguma pessoas me pediram para postar o gabarito que eu montei com auxílio dos meus professores, estudos, livros, etc.

Segue:

1 - B
2 - A
3 - C
4 - D
5 - A
6 - D
7 - B
8 - B
9 - D
10 - C
11 - C
12 - D
13 - C
14 - A
15 - B
16 - B
17 - A
18 - A
19 - B
20 - B
21 - A
22 - A
23 - D
24 - A
25 - B
26 - C
27 - D
28 - B
29 - C
30 - C
31 - A
32 - B
33 - C
34 - D
35 - A
36 - B
37 - D
38 - C
39 - A
40 - D
41 - D
42 - A
43 - B
44 - A
45 - A
*46 - A OU B
47 - A
48 - D
**49 - -
50 - B

* As duas alternativas satisfazem o comando, uma vez que não é informado se o desconto é simples ou composto. Alguns iriam dizer: - Desconto racional composto não existe na prática.
Eu responderia que isso não é motivo para eu não calcular de forma composta. Por uma questão de curiosidade, você pode pegar qualquer prova de concurso em que é cobrado "desconto racional". Em TODOS eles é sinalizado se o desconto deve ser simples ou compostos. Todas as bancas cobram avisando ao candidato a forma como deve ser feita: ESAF, FGV, CESPE, CESGRANRIO. Podem olhar as provas, vocês verão que não minto.

** Ainda não obtive a resposta.

Tenho todas as respostas dessas questões devidamente fundamentadas e corrigidas. Acredito que o gabarito oficial deva divergir em no máximo 3, 4 questões.

ANGELO CLEMENTE DOS SANTOS ARANTES

Angelo Clemente dos Santos Arantes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:41

Boa noite pessoal. Conheci o site agora à pouco e me cadastrei.Estou achando muito interessante o fato de discutir as questões. Verifiquei que postaram um link do prof. ALex. Conferi as minhas respostas com a dele (esverdeadas) consegui 24, porém a questão nº 7 dele ainda está em preto mas bate com a minha. Essa questão é referente a Ajuste a Valor Presente.Essa resolvi na prova e acredito que esteja correta.Enviei um email para o prof. analisar minha resposta. Ficou assim:
Na HP:
110.250 enter
1,05 enter
2 + a tecla y elevado a x
+ a tecla de dividir

O resultado será o valor presente que é de 100.000. A diferença para 110.250 são os juros, ou seja o valor presente mais os juros são o montante.Resposta b.

*******************************************************************
Caro RICARDO H. RIGHI. Em relação à questão 46, não acredito que haja duas respostas, pois veja bem, trata-se de desconto Racional. A fórmula é:

N.i.t
_____
1+i.t

800.000x3x0,02
_______________ = R$45.283,02
1,06


Se fosse Desc. Comercial ou desc. por fora, seria : Nxixt apenas.

Abraço

Angelo.

Nayre Gonçalves

Nayre Gonçalves

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:42

Boa noite pessoal!

Gostaria de saber de vcs que prestaram o 1º Examde de Suficiência 2012

se tem como estudar os conceitos resumidos, ou se tem que estudar tudo mais detalhado, como as NBC TG??

obrigada

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:43

Complementando o que eu falei sobre a questão 46:
Na prova da ESAF aplicada em 2010 para Analistas de Mercados de Capitais, foi sinalizado para eles a forma como era p/ ser feito o desconto racional(nesse caso foi composto).
Como que o CFC queria que nós, meros mortais/bacharéis, subentendesse que o desconto era simples?

=]

Hehehehe

Humberto Dias

Humberto Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 23:48

Boa boite galera

alguem tem o gabarito atualizado pra postar aki?

"A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original."
Albert Einstein
humbertomunizcontabilidade.com.br
humbertomunizcontabilidade.com
ANGELO CLEMENTE DOS SANTOS ARANTES

Angelo Clemente dos Santos Arantes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 00:04

Nayre, se puder estudar as NBC's,pois foi bastante questionado, o dificil que tem muita coisa pra ler,mas é preciso. Vc conhece o site do professor Mário Jorge? procure no google, lá é postado várias questões no youtube, e pelo vídeo vc aprende legal as questões.Estudei só por lá pra prestar o exame,vamos ver, estou aí na expectativa.Pela correção do gabarito do prof. Alex, acho que passei na casca. Mas só vou ficar contente depois do gabarito oficial.

Felipe, tem razão.

Ricardo H. Righi

Ricardo H. Righi

Bronze DIVISÃO 4, Encarregado(a) Compras
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 00:07

Sobre a questão 46 vejam abaixo:

Desconto Racional composto (por dentro): Este tipo de desconto é muito utilizado no Brasil.

Como D = N - A e como N = A(1 + i)n , então

D = N-N(1+i)-n = N.[1-(1+i)-n]
O melhor estudo que se pode fazer com o desconto racional composto é considerar o Valor Atual A como o capital inicial de uma aplicação e o Valor Nominal N como o montante desta aplicação, levando em consideração que as taxas e os tempos funcionam de forma similar nos dois casos.


Exemplo a: Qual é o desconto racional composto de um título cujo valor nominal é R$10.000,00, se o prazo de vencimento é de n=5 meses e a taxa de desconto é de 3,5% ao mês.

Solução:

D = 10.000,00 [(1,035)5-1]/1,0355 = 1.580,30

Anderson Pirola

Anderson Pirola

Bronze DIVISÃO 5
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 00:26

Boa Noite!!
Estive pesquisando a respeito da questão 39, na minha opinião a resposta correta é a letra A, pois encontrei uma notícia do STF anulando os efeitos do decreto que aumentou a alíquota do IPI dos carros importados.

"O relator da ADI, ministro Marco Aurélio, entretanto, observou que o artigo 150, parágrafo 1º, da Constituição Federal (CF) não excepcionou o IPI da noventena. E essa anterioridade, segundo ele, é uma garantia do contribuinte contra eventual excesso tributário do Poder Público. Esse princípio da anterioridade somente pode ser alterado com mudança expressa da Constituição. Um ato infralegal, como o decreto presidencial, não pode alterar a CF."


Vocês podem consultar no seguinte link:

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=192030

Abraço

Página 31 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.