x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 21:50

VOU ENTRAR COM RECURSO NAS QUESTÕES 25 E 12.

a da 25 já esta praticamente pronto o recurso, porem alguem sabe pq pode ser a resposta A ou D, na questão 12

CHARLES BRAZ PIRES

Charles Braz Pires

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 21:52

Se no gabarito oficial não mudar muito com os daqui e de outros blog, acertei entre 27 e 28......mas não vou comemorar antes da hora.
Galera,também irei entrar com recursos. Deixa sair o gabarito oficial e dae a gente faz. Temos 10 dias corridos após a divulgação do gabarito. Temos que levar, cada um em seu CRC e protocolar.
Abraços

Alexandre Carlos

Alexandre Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 22:07

Boa noite ! Eu conversei com uma amiga que fez o segundo exame de 2011 e antes do gabarito oficial ela foi se baseando pelos extraoficias da epoca. Ela me disse que do extraoficial que ela pegou, não houve mudança para o oficial, ou seja, um estava igual ao outro, mas eu acho que devemos contar com uma margem de erro sim. Agora só temos que esperar... Abraços e boa sorte a todos !!!!!

alex rodrigues batista

Alex Rodrigues Batista

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 22:29

A EPCC acabou de terminar as correções, segundo as respostas o gabarito ficou assim:

1-B
2-A
3-C
4-D
5-A
6-D
7-B
8-B
9-D
10-C
11-C
12-D
13-C
14-A
15-B
16-B
17-A
18-A
19-B
20-B
21-A
22-A
23-D
24-A
25-D,B
26-C
27-D
28-B
29-C
30-C
31-A
32-B
33-C
34-D
35-A
36-B
37-D
38-C
39-A,C
40-D
41-D
42-A
43-B
44-A
45-A
46-A
47-A
48-B
49-D
50-A

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:34

ALGUEM TEM MAIS ALGUMA QUESTÃO A SER DEPATIDA, RECURSO FORA ESSAS 25 E 46?

Revisão das Questões 25 e 46 do exame de suficiência . 01.2012


QUESTÃO 25
Primeiro Lugar: Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL.


Segundo Lugar: Os questionamentos foram no sentido de que a letra B é a correta, vamos as explicações:


O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.


Terceiro Lugar: A assertiva D remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endivida mento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.


Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão: Letra B e D



QUESTÃO 46



As duas alternativas satisfazem o comando, uma vez que não é informado se o desconto é simples ou composto.
Por uma questão de curiosidade, você pode pegar qualquer prova de concurso em que é cobrado "desconto racional". Em TODOS eles é sinalizado se o desconto deve ser simples ou compostos. Todas as bancas cobram avisando ao candidato a forma como deve ser feita: ESAF, FGV, CESPE, CESGRANRIO. Podem olhar as provas, vocês verão que não minto, sem contar que o desconto COMPOSTO é padrão, até porque o desconto simples, por fora, é muito pouco utilizado nas questões, acredito que a resposta seja a B, mas caso não seja, peço que seja revisto, pois não temos como saber de que forma calcular.



Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão, qual método utilizar, simples ou composto?





Ana Caroline Alves da Costa

Ana Caroline Alves da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:40

Alex Rodrigues Batista, esse gabarito é do blog dos professores ne?!

Comparei esse com o do professor Alex e estão iguais, só as mais "polêmicas" estão diferentes e uma de português...alguém fez esse comparativo com o gabarito do ecart? será q tá dando mta diferença?

mas acho q os mais confiáveis são esses dois...e eles estão quase iguais!!! acredito que o oficial não será mto diferente!!! estou bastante confiante!!! =)

Denísia Pereira dos Santos

Denísia Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:47

Bom dia Gente,


Tenho uma novidade a cerca da divulgação do gabarito.

Liguei no CFC (Brasilia) Oculto e me informaram que eles tem 20 dias pra divulgação do gabarito mas que talvez saia de hoje até terça-feira.

Vamos torcer pra sair logo e acabar com essa agonia...


Abraço a todos...

Denísia

Denísia Pereira dos Santos

Denísia Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:55

Luciano segue o gabarito do prof. Alex:

01 - B
02 - A
03 - C
04 - D
05 - A
06 - D
07 - B
08 - B
09 - D
10 - C
11 - C
12 - D
13 - C
14 - A
15 - B
16 - B
17 - A
18 - A
19 - B
20 - B
21 - A
22 - A
23 - D
24 - A
25 - D
26 - C
27 - D
28 - B
29 - C
30 - C
31 - A
32 - B
33 - C
34 - D
35 - A
36 - B
37 - D
38 - C
39 - C
40 - D
41 - D
42 - A
43 - B
44 - A
45 - A
46 - A
47 - A
48 - B
49 - C
50 - A

Lembrando que apenas a 7 e a 27 ainda não estão verdes....

Daniella

Daniella

Bronze DIVISÃO 2, Subcontador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:56

Bom dia, Pessoal! Estou em dúvida com relação a questão 12. Pois acredito que a pergunta não se refere a uma compra vantajosa ou não vantajosa, e sim como fica o lançamento. Me ajudem, por favor.

Grata.

Ana Caroline Alves da Costa

Ana Caroline Alves da Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:56

PROF ALEX MULLER

01 - B
02 - A
03 - C
04 - D
05 - A
06 - D
07 – B (não está verde)
08 - B
09 - D
10 - C
11 - C
12 - D
13 - C
14 - A
15 - B
16 - B
17 - A
18 - A
19 - B
20 - B
21 - A
22 - A
23 - D
24 - A
25 - D
26 - C
27 – D (não está verde)
28 - B
29 - C
30 - C
31 - A
32 - B
33 - C
34 - D
35 - A
36 - B
37 - D
38 - C
39 - C
40 - D
41 - D
42 - A
43 - B
44 - A
45 - A
46 - A
47 - A
48 - B
49 - C
50 - A

Luciano Malaszowski

Luciano Malaszowski

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 08:58

obrigado Denísia.... achei o dele o melhor .. só que a minha esta dando 24 em cima.. torcer para que este ilustre professor esteja errado em uma pelo menos ..

obrigado

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:10

Oi gente bom dia!

Estao muito confusos esses gabaritos extraoficiais!! No do Ecart que saiu ontem atualizado ele marcou mais questoes com 2 alternativas, são elas:

4 - B ou D;
12- A ou D;
39- A ou C;
46- A ou B;
48- B ou D;
50- A ou B.

O que vocês acham? Todas são passiveis de recursos?

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:15

Karla,
Não acredito que as 48 e 50 caibam recursos. Acredito que a 2, a 46, a 25 e a 39. A 39 com certeza pq constam duas alterantivas corretas na respostas. A a e a C. A 46 pq não diz se é juros simples ou composto, portanto, o canditado não saberia qual cálculo utilizar. As demais não saberia dizer nada sobre elas.

Daniella

Daniella

Bronze DIVISÃO 2, Subcontador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:17

Bom dia, Pessoal! Estou em dúvida com relação a questão 12. Pois acredito que a pergunta não se refere a uma compra vantajosa ou não vantajosa, e sim como fica o lançamento. Me ajudem, por favor.

Grata.

HIGOR RAFAEL

Higor Rafael

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:19

Bom dia pessoal,

Não concordo com a questão de nº 36 também.
O que diz:

Um profissional, ao elaborar a escrituração contábil de uma empresa enquadrada e registrada no Simples Nacional, deve:

a) Deve deixar de elaborar a escrituração contábil uma vez que a empresa está dispensada diante do enquadramento tributário.

b) deve observar o princípio da competência.

c) deve observar o regime de caixa ou competência de acordo com o que for mais vantajoso para a empresa.

d) deve observar o regime de caixa.

Creio que a resposta seja a Alternativa C, pois A Lei Complementar nº 123/06 determinou que a receita bruta utilizada para apuração da base de cálculo do Simples Nacional fosse a receita auferida, quer dizer, utilizando-se o regime de competência, mas permitiu o uso do regime de caixa, nas condições que viessem a ser regulamentadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

O Comitê Gestor, através da Resolução nº CGSN 38/08, autorizou a adoção do regime de caixa, opcionalmente, a partir da competência JANEIRO/2009.

No regime de competência, a receita bruta é baseada no valor do faturamento, das notas fiscais. Assim, a apuração é fácil e objetiva.

No regime de caixa, a receita bruta é baseada na escrituração do livro caixa ou das contas "caixa" e "bancos" no livro razão. Também não é difícil, mas exige atualização da escrituração contábil, conciliação com os extratos bancários, controles de descontos de duplicatas, cheques devolvidos, cheques reapresentados, dentre outros.

A ME/EPP que exerce atividade comercial ou industrial se optar pelo regime de caixa não pode transferir crédito de ICMS para empresas não optantes pelo Simples Nacional, de acordo com o § 4º, inciso IV, da Lei Complementar nº 123/06.


HIGOR R.O.ARAÚJO
Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:21

Obrigada Telma! Eu estranhei pq antes o gabarito do ECART não tinha tudo isso de questões com 2 alternativas, mas de repente eles explicam o motivo das respostas pra entrar com recurso. Vamos ver!

Agora eu tbm acho que a 38 pode ser que precise de Recurso, ela ta clara que a resposta é C, mas teve alguns gabaritos q botaram outra resposta e dps mudaram. Na verdade só saberemos mesmo, qndo sair o oficial é claro, mas é bom ja estarmos atentas para quais questões são passiveis de recursos!

Agora pq vc acha que a 2 é passivel de recurso? Eu respondi letra A.

Daniella

Daniella

Bronze DIVISÃO 2, Subcontador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:25

Higor, também não concordei com a questão 36.
Em relação a 12 questionei em um blog, e até agora os professores não responderam ao meu questionamento. Temos que aguardar o gabarito oficial. Vocês acham que sai hoje?

Página 38 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.