x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.660

Exame de Suficiência 2012.1

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:28

Higor Rafael, eu marquei a letra B e logo que pude verificar na internet as informações eu vi que estava correta. Segue abaixo as informações:

Escrituração Simplificada para ME e EPP – NBC T 19.13

Formalidades da Escrituração

Mesmo se tratando de modelo simplificado de escrituração, os Princípios Fundamentais de Contabilidade devem ser observados, especialmente o Princípio da Competência, tendo em vista sua aplicação nos procedimentos de classificação e registro dos documentos. Verifica-se no dispositivo da norma que trata deste tema a indicação da NBC T 2, que disciplina a Escrituração Contábil com o destaque para que seja mantida a simplificação nos procedimentos. A saber:

4. A escrituração contábil deve ser realizada com observância aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e em conformidade com as disposições contidas nesta norma, bem como na NBC T 2.1, NBC T 2.2, NBC T 2.3, NBC T 2.4, NBC T 2.5, NBC T 2.6, NBC T 2.7 e NBC T 2.8, excetuando-se, nos casos em que couber, as disposições previstas nesta norma no que se refere a sua simplificação.
5. As receitas, despesas e custos devem ser escriturados contabilmente com base na sua competência.

Bruno Cordeiro Lorenzi

Bruno Cordeiro Lorenzi

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:29

Bom dia a todos! Acabei de ligar para o CFC através do número que a colega Denísia postou. Também me passaram a informação de que o gabarito provavelmente saia hoje, ou no início da semana que vem. Que acabe logo esta aflição! rsrs

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:29

cada um tem sua opnião né, mas pra mim, unicas q cabem recurso mesmo são as questões 25 e 46, isso meu professor disse ontem né

apesas da questao 46 ele ter me mostrado uma questao de concurso do mesmo estilo dessa sem pedir, e foi calculado com juros compostos, exame de analista contabil de PE, ainda acho q vão cancelar essa 25, a 46 acredito q vai sair como resposta B

Esperar pra ver...

AGONIAAAAAAAAAAA!

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:32

Nossa eu espero que saia mesmo hj ou semana q vem!! Pelo menos o gabarito oficial pq o resultado mesmo ta lá no edital até 60 dias! kkkkk

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:33

Telma, eu posso ta errada, mas nos meus calculos a 3 deu a C! O Valor que tem la Mutuo..... é no Ativo Circulante. Qual seria sua duvida?

Gustavo Alves

Gustavo Alves

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:34

Higor Rafael, como vc mesmo disse:
A Lei Complementar nº 123/06 determinou que a receita bruta utilizada para apuração da base de cálculo do Simples Nacional fosse a receita auferida, quer dizer, utilizando-se o regime de competência, mas permitiu o uso do regime de caixa, nas condições que viessem a ser regulamentadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

Entao, o regime de caixa eh apenas para apuracao da base de calculo, porem, a escrituracao CONTABIL continua sendo no regime de competencia.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:45

Karla, a soma dos débitos e créditos não batem, mas isso não impede de escolhermos a alternativa correta...há comentários neste fórun sobre essa questão.

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:47

Daniella
Compra vantajosa não deve ser interpretado ao pé da letra. "Compra vantajosa" é uma expressão contábil com mesmo valor semântico do nosso antigo "deságio".
Segundo a NBC TG 15 - Combinação de Negócios, no momento da aquisição, o valor pago (1.000.000) deve ser comparado com o valor líquido dos ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, mensurados de acordo com essa norma.
Logo, foi pago R$1.000.000, por algo que estava mensurado (valia) em R$1.200.000. Assim, houve uma compra vantajosa (deságio), sendo que os 200.000 que não foi pago deverá ir direto para o resultado.

Não há dúvidas de que a alternativa correta é a letra D.
Não cabe recurso e a alternativa A está errada.

HIGOR RAFAEL

Higor Rafael

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:54

Karla Polano, tudo bem, só que aí ficam 2 respostas para a questão 36.

Pois o principio da competência quer dizer que, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

mas a questão diz da escrituração do simples nacional, e a legislação do Simples Nacional, diz que pode ser escolhido um dos dois regimes, caixa o competência.

HIGOR R.O.ARAÚJO
HIGOR RAFAEL

Higor Rafael

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 09:58

Gustavo Alves, sim disse.

olha só,
A Lei Complementar nº 123/06 determinou que a receita bruta utilizada para apuração da base de cálculo do Simples Nacional fosse a receita auferida, quer dizer, utilizando-se o regime de competência, mas permitiu o uso do regime de caixa, nas condições que viessem a ser regulamentadas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional.

O Comitê Gestor, através da Resolução nº CGSN 38/08, autorizou a adoção do regime de caixa, opcionalmente, a partir da competência JANEIRO/2009.
No regime de competência, a receita bruta é baseada no valor do faturamento, das notas fiscais. Assim, a apuração é fácil e objetiva.

No regime de caixa, a receita bruta é baseada na escrituração do livro caixa ou das contas "caixa" e "bancos" no livro razão. Também não é difícil, mas exige atualização da escrituração contábil, conciliação com os extratos bancários, controles de descontos de duplicatas, cheques devolvidos, cheques reapresentados, dentre outros.

HIGOR R.O.ARAÚJO
Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:13

Amigos,
Em relação a questão 36, a resposta correta é a letra "B". Nenhum contador faz escrituração através do regime de caixa. No que diz respeito ao Simples Nacional, o regime de caixa serve (ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE) para o cálculo dos tributos devidos pelas empresas enquadradas no simples.
Então aí está a diferença. A escrituração deverá observar o princípio da competência sempre, porém na hora de apurar e determinar a base de cálculo mensal no Simples Nacional, ele poderá usar apenas as receitas recebidas no mês - regime de caixa.

Felipe Jadjiski de Leão

Felipe Jadjiski de Leão

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:19

Se a pergunta fosse: Na hora de determinar a base de cálculo (Receita Bruta) para que se encontre a alíquota que irá incidir sobre esta, deverá o contador:

c) deve observar o regime de caixa ou competência de acordo com o que for mais vantajoso para empresa.

Com essa pergunta, a letra C ficaria correta

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:33

Humm... Higor,

bem pelo meu entendimento (não sou expert viu?!) eu acho que a 36 é B, pq segue o principio fundamental de contabilidade, exceto no caso da contabilidade pública, enfim, eu me baseio por essa informação que te dei e que ela esta falando do Simpls Nacional tb, eu não copiei e colei tdo.

:)

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:35

Telma, obvio q alguem pode botar a resposta certa no chute!

Eu falei que POSSO estar errada, mas no meu calculo na 3 deu a alternativa C, e batia os valores certinhos. se vc copiar aqui a questao toda eu te digo o q calculei, lembrando que posso estar errada como informei. Não Estou com a prova, só o gabarito.

Mayara

Mayara

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:45

bom dia pessoal,

Não sei vcs mas minha tecla F5 já esta meio gasta de ficar atualizando o site do CFC! rsrssrsrs

Tomara que saia esse gabarito logo!!!! Pela última atualização da ecart estou com exatos 25 pontos!!!

Karla Polano

Karla Polano

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 10:52

Bom dia Sandrielly, o meu F5 tbm ja esta cansado... kkkkkk
Vamos esperar mesmo e rezar para sair logo, e ainda tem os recursos ne!? boa sorte!

Página 39 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.