x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.664

Exame de Suficiência 2012.1

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:15

Nao Ana Mauricia,

Ainda temos as questoes 25, 36 e a 46.

A questao que fala de Simples Nacional, numero 36

Fala que a escrita contabil deve observar o principio da competencia, isso nos estamos carecas de saber.( seria a resposta B)

Agora para a letra c

Escolher entre o regime de caixa e o regime de competencia, seria para o pagamento dos tributos(escrita fiscal), acontece que a escrita contabil continua atendendo ao principio da competencia que e registrar as despesas e as receitas no momento que elas ocorrem , independente de pagamento ou rebecimento.(no regime de caixa tambem e respeitado o principio da competencia)

Priscilla Lopes Angelo

Priscilla Lopes Angelo

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:17

Matias,

Sim, errar é humano. Mas eu ainda acredito que quando há a divulgação de um gabarito, ele precisa estar 100% correto.

Fiquei sim, depecionada com a prova. Na questão 3, a somatória do crédito e débito está errada, a Q39 ainda acho que a questão A está correta, mas a questão C também está. A Q46 está duvidosa. Sou formada em matemática também e realmente faltam informações. Enfim, para mim, credibilidade também é conferir uma prova antes dela ser aplicada.

Enfim, eu passei na prova, mas mesmo assim não estou feliz, por estes motivos.

Para ajudar aos que estão com acertos entre 23 e 24 questões, vou enviar os recursos, mas acima disso, vou enviar também pois tenho que acreditar que temos lutar por aquilo que achamos que está correto.

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:18

Ana mauricia e Ana,

Eu estou com vcs nessa, e tbm estou com 24 pontos com a alteracao do gabarito na questao 49 para a letra C.

Tbm preciso de mais um pontinho, contem comigo

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:20

Matias é a primeira vez que faço este exame, vi todo mundo desesperado na sexta-feira para ver o gabarito sair pelo CFC, mesmo sendo preliminar, vc acreditava que eles iriam postar com erros?
Por ser um"CFC" pra mim era quente e não fajuto!!!!!!!!!

LUIZ HENRIQUE HASS

Luiz Henrique Hass

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:23

BOA NOITE PESSOAL

Tambem estou nessa com voces, estão dizendo que alteraram o gabarito mais aki no paraná ainda sai o anterior tinha como voces me enviar o novo por gentileza...

obrigado

Lindoaldo Medeiros Marques

Lindoaldo Medeiros Marques

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:24

02/04/2012
1º Exame de Suficiência de 2012 - COMUNICADO
Comunicação CFC

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) esclarece a ocorrência de incorreções na transcrição das respostas referente às provas de técnico e Bacharel em Ciências Contábeis, relacionada à primeira edição de 2012 do Exame de Suficiência, disponibilizados no dia 30 de março de 2012. Confira abaixo as alterações dos gabaritos.


Categoria Técnico em Contabilidade - Gabarito

Onde se lê "questão 48 letra C" , leia-se "questão 48 letra B"

Onde se lê "questão 49 letra A", leia-se "questão 49 letra D"

Onde se lê "questão 50 letra A", leia-se "questão 50 letra D"


Categoria Bacharel em Ciências Contábeis - Gabarito

Onde se lê "questão 49 letra A", leia-se "questão 49 letra C"

Onde se lê "questão 50 letra D", leia-se "questão 50 letra A"

O prazo para a interposição do recurso começa no dia 3 de abril

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:24

eu estou com meu recurso da qtao 46 pronto e vou levar amanha cedo mas, pode ser q eles mudem ne é igual sorteio da mega sena de 3 em 3 dias rss

Mariane Martins

Mariane Martins

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:29

Bom também preciso de mais um pontinho...
Creio que a questão 39 devera ser anulada.
A lei é clara :


O princípio da anterioridade não se aplica (art. 150 §1º da CF):
- Imposto sobre importação (II), imposto sobre exportação (IE), imposto sobre produtos industrializados (IPI), imposto sobre operações financeiras (IOF): Estes impostos também podem ter alíquotas alteradas pelo Presidente.
- Imposto extraordinário no caso de guerra externa ou sua iminência (art. 154, II da CF).
- Empréstimos compulsórios para atender às despesas extraordinárias decorrentes de calamidade pública, guerra externa ou sua iminência (art. 148, I, da CF). Diferentemente, o empréstimo compulsório para assuntos de interesse relevante precisa atender ao princípio da anterioridade (art. 148, II da CF).
- Contribuições de intervenção no domínio econômico relativas a importação e comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível (art. 177 §4º, I, “b” da CF). Como já há precedentes no STF que o princípio da anterioridade trata-se de um direito individual (clausula pétrea), não poderia uma emenda constitucional ter ampliado o rol de exceções, mas a questão ainda não foi levada ao Supremo.
- ICMS sobre combustíveis e lubrificantes (155, §4º, IV, “c” da CF).


A emenda constitucional 42/2003 criou uma noventena para alguns tributos, assim a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não podem cobrar tributos antes de 90 dias da publicação da lei que os instituiu ou aumentou, com exceção ao II, IE, IR, IOF, empréstimos compulsórios de calamidade pública ou guerra externa ou sua iminência, impostos extraordinários no caso de guerra externa ou sua iminência e nem à fixação de base de cálculo de IPVA e IPTU.

O IPI está sujeito a noventena, embora seja exceção ao princípio da anterioridade

Mariane Martins
JANAINA MENDES

Janaina Mendes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:30

kkkkkkkkkkkkkkkkk Aiai, ainda bem que continua com senso de humor, Ana Mauricia, vou fazer hoje meu recurso da 39 e da 46.
Pude perceber que aqui no forum estamos espalhados no Brasil e como muitos perturbaram os CRCs e o CFC, com questionamentos rapidinho eles se retrataram.

Vamos em busca de nossas questoes!!! Corremos um grande risco de passar ainda

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:38

Alguem vai fazer da 25 vamos fazer o maximo de questoes possiveis, quem for fazer pode me passar o modelo ai ja levo amanha tb.

Angélica Firmo de Lima

Angélica Firmo de Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:39

Feliz!!! Deus ouviu minhas preces...
Desde sexta-feira venho batendo na tecla de que eles haviam errado nas respostas e me surpreendi hoje de manhã ao receber um e-mail um tanto quanto grosseiro de uma funcionária do CFC dizendo que o gabarito era "plenamente confiável" isso nos mostra que errar é humano e só os fortes reconhecem o erro (e eles tardaram). Precisava de somente 1 ponto e acabei conseguindo 2. Me proponho ajudar no que ainda for preciso para que os outros colegas não sejam prejudicados, a questão 25 tem outro erro gritante,e a base está detalhada no blog dos professores, onde eles consideram mais de uma resposta correta, e o CFC mesmo diz no edital que SOMENTE HÁ UMA RESPOSTA CORRETA EM TODAS AS QUESTÕES, isso vai contra ao próprio edital, creio que se investirem nela conseguirão cancelamento, a 46 eu acertei por chute, pois fiquei em dúvida se era a "A" utilizando o método simples ou "B" com método composto, mas se precisarem que entrem com pedido de cancelamento por mim tudo bem.
Vocês já tem meu contato, para quem não tem envio novamente: @Oculto então é só entrar em contato e UNIDOS SOMOS REALMENTE MAIS FORTES!!!

Lindoaldo Medeiros Marques

Lindoaldo Medeiros Marques

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:48

com a correção realizada pelo CFC a poucos instantes, aos que tiveram êxito quero expressar aqui os meus sinceros parabéns... e que mesmo obtendo o resultado esperado, espero que possam continuar na batalhar para que outros possam conseguir o tão esperado "25".

Daniel Carreira

Daniel Carreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:51

Eu tb estou com 24, gostaria muitíssimo que a questão 25 tb fosse eliminada!!!!!!!!!

Daniel Carreira
CONTADOR
SHALOM Auditoria e Contabilidade
Andreia Lima Germano

Andreia Lima Germano

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 19:58

Pessoal, aos que passaram parabéns. Com esta alteração fiquei com 26 acertos, estou realmente muito feliz.
Aos que ainda precisam, podem contar com minha ajuda, acredito que a questão 25 pode perfeitamente ser anulada, me mandem a argumentação que eu protocolo em Curitiba. Infelizmente nao vou poder postar mais, que cheguei a prejudicar meu trabalho, mas farei o possível para ajudar os que precisam de 1 ou 2 questões.
Meu e-mail para contato: @Oculto

Abraços.

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:02

achei um modelo galera;

Questão 25

Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL, alternativas A e C não poderiam ser mesmo.


Realmente a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.


Porem a resposta da letra D também está correta, remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endividamento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.


Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão: Letra B e D







Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:03

POR FAVOR PESSOAL, VAMOS FOCAR NA QUESTAO 25 TMBM, SEGUE EXPLICAÇÃO

Questão 25

Fica evidente que a assertiva A e C não procedem, pois a Rentabilidade dos proprietários aumentou o que pode ser verificado pela evolução do índice Rentabilidade sobre o Capital Próprio “18%, 21% e 24”, que é calculado através da seguinte fórmula: LL / PL, alternativas A e C não poderiam ser mesmo.


Realmente a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.


Porem a resposta da letra D também está correta, remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endividamento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.


Desta forma, temos ai duas respostas nesta questão: Letra B e D

Angélica Firmo de Lima

Angélica Firmo de Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:03

Pessoal...eu ainda não montei o recurso da 25.
Hoje a tarde eu mandei para minha ex professora de contabilidade a prova em anexo e as questões que estavam gerando dúvidas: 25, 39, 46, 49 e 50. Mandei no finzinho da tarde, creio que até amanhã ela tenha alguma posição.
Mas creio que possamos nos basear pelo blog dos professores, onde eles dão 2 alternativas como corretas, mas além disso precisaríamos de uma fundamentação mais técnica, e aí é o que eu não sei como colocar. Vou começar a elaborar agora o recurso da 25 e mando p/ vcs.

Angélica Firmo de Lima

Angélica Firmo de Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:06

Eu acho que nem precisamos citar tudo o que tem no blog dos professores, basta que a gente bata na seguinte tecla: As alternativas B e D estão corretas e o edital diz claramente que SOMENTE EXISTIRÁ UMA RESPOSTA CORRETA PARA CADA QUESTÃO.
O que acham???

Página 69 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.