x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4.962

acessos 547.664

Exame de Suficiência 2012.1

ANA MAURICIA

Ana Mauricia

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:10

Angélica Firmo de Lima, ótimo angelica e muito obrigada por estar do nosso lado isso é muito humano da sua parte largar suas coisas e afazeres pra ficar ao nosso lado e lindo viu.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:16

PENSEM UM POUCO...

questão 39 sobre IPI, eles não vão cancelar, pois na prova anterior, caiu praticamente a mesma pergunta. [cfc está certo]

Questão 46, postaram aki mesmo no forum, exemplos de perguntas de concurso, falando que questões que não pede nada foi usado composto [cfc está certo]

Questão 36, nem se fala, principio de competencia mesmo, vc pode até optar pelo caixa, mas soh para receitas e despesas, ou seja, [cfc está certo]

AS UNICAS QUE CABEM RECURSO SÃO AS QUESTÕES 25 E A 12, QUE É MAIS CLARO AINDA 2 RESPOSTAS, ATÉ O BLOG DO PROFESSOR FALOU.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:21

A QUESTÃO 49 NÃO EH LETRA D, CONFORME PROFESSORES?

Questão 49

Evidências de informalidade na conversa:

II - O Uso de palavras no diminutivo como sinalzinho, bonitinho e correntinhas são palavras utilizadas em conversas informais e não são recomendadas em textos científicos que privilegia a norma culta da língua.

IV – As palavras avalanche e desconcertante no teor da conversa remetem a linguagem coloquial. Avalanche por exemplo, é uma palavra que na norma padrão não remete a idéia de quantidade, como colocado no texto “avalanche de manifestações”, para isso existem os advérbios, mas no contexto informal pode ser utilizada sem problemas.

I – O uso de pronomes átonos como o “se” e o “me” estão bem colocados e segue a regra gramatical padrão de estarem próximos ao verbo.

III – As expressões citadas não transmitem a idéia de informalidade, Razão Social, por exemplo, é uma expressão técnica, muito formal até.

Resposta: Número II e IV – Letra D

Nilza Barbosa

Nilza Barbosa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:31

Boa noite, Pessoal...

Depois dessa alteração na questão 49 fiquei com 24 pontos será que essa questão 39 tem possibilidades de ser anulada??
Porque fazer essa prova novamente por 1 questão é demais viu?

Vanessa Santos

Vanessa Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:31

pessoal conversei com professores meus q são excelentes e eles disseram q a questao 25 e 39 está correta de acordo o gabarito, não cabe recurso!!! até me mostraram o fundamento da questao!
tô muito triste porque eu só precisava de 1 ponto pra passar!!!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:32

QUESTÃO 12:

A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, em minha opinião por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. Acredito que não possa ser uma igualdade (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de 50.000 a prazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Para mim não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.
essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa....

ACHO Q PODERIA SER OUTRA RESPOSTA...

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:34

Vanessa Santos

A 25 SIM, ESTÁ CERTA, POREM TEM OUTRA RESPOSTA CERTA NA QUESTÃO, PODE VER...

Realmente a letra B é a correta, vamos as explicações:
O Giro de Ativo é calculado através da fórmula: Receita Liquida / Ativos Totais, alguns livros trazem como Venda / Ativo Total, ou ainda, Vendas / Ativo Médio (Média dos 2 últimos anos), mas o que é importante saber é que: “O quanto cada 1,00 de Ativos gerou de receita para empresa, portanto, quanto maior melhor, sendo que, neste contexto, a expressão giro mostra quantas vezes os ativos se renovaram no decorrer do ano”. Sendo assim é possível inferir que, com um maior Giro do Ativo fruto de uma elevação das receitas em velocidade superior ao crescimento dos ativos a rentabilidade tende a aumentar desde que, as despesas estejam sobre controle. Nesta assertiva a afirmação é que a taxa de retorno se manteve mesmo com a queda da Margem Liquida (LL / Receita Liquida), portanto é possível concluir que as Vendas aumentaram e o lucro caiu em termos relativos, e também, houve redução dos ativos, mas a queda relativa do lucro possivelmente foi em um ritmo inferior a queda dos ativos, o que permitiu manter a rentabilidade.


Porem a resposta da letra D também está correta, remete ao conceito de Alavancagem Financeira, a capacidade de utilizar recursos de terceiros e acelerar a rentabilidade sobre o capital próprio, em outras palavras, em se utilizando de uma proporção maior de recursos de terceiros em detrimento do capital próprio é possível acelerar a rentabilidade. O Calculo da Alavancagem é feita da seguinte forma: ROE / ROA que no exemplo em questão está aumentando saiu de 1,2 para 1,6, ou seja, pela utilização de capital de terceiros o resultado dos proprietários foi alavancado em 20% inicialmente e 60% posteriormente. Isso só é possível se a Rentabilidade do Patrimônio Liquido for superior a rentabilidade dos Ativos, em outras palavras, a Alavancagem Financeira é o incremento da Rentabilidade através do Endividamento, com um risco maior é claro. Mas isso acontece se o custo de capital for inferior a Rentabilidade, tanto sobre o capital próprio quanto sobre o Ativo, em especial sobre o Ativo.

R.obson

R.obson

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:38

Também ouvi falar da 25 e da 39. Não fiz a prova mas estou me preparando. Conversei com meu professor (Doutorado) e ele disse que a 25 é perfeitamente aceitável e está certa. Da 39 nem cheguei a ver ainda.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:38

Ana Mauricia

A MUITA DIVERGENCIA... já os professores da faculdade santa cruz que dão curso, e do institutomonitor, afirmaram que a 25 tem duas respostas positivas...

tenho quase ctz que será cancelada

JANAINA MENDES

Janaina Mendes

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:47

Ana vamos fazer o embasamento do recurso pedindo a anulacao da questao por existirem 2 respostas corretas na letra D da questao 25 eu nao vi a referencia de onde esse professor tirou essa resposta, o que vc acha

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:49

Questão 12

acho que deve ser anulada, pois pelo enunciado da questão dá a entender que R$ 1.200.000,00 é a soma dos ativos identificáveis e dos passivos assumidos. Então não temos como calcular o valor liquido dos ativos identificáveis (ativos identificaveis - passivos assumidos)nao tem como aplicar a Norma.
A norma fala sobre o Valor Liquido dos Ativos identificáveis adquiridos e dos passivos assumidos, em minha opinião por ser liquido seria o Ativo menos os passivos assumidos. Acredito que não possa ser uma igualdade (o passivo é 400.000, só se você somar o PL chega aos 1.200.000). Ao chamar isso de uma compra vantajosa é o mesmo que assumir que ao comprar, por exemplo, um carro de 50.000 a prazo sem entrada você teve um ganho de compra vantajosa de 50.000 pois registrou um passivo e um ativo nesse valor. Para mim não faz sentido atribuir o termo “compra vantajosa” quando se assume uma dívida de igual valor do ativo adquirido.
essa situação se enquadra como uma combinação de negócios e não exatamente como a simples aquisição de um ativo o que resultaria numa compra vantajosa....

Angélica Firmo de Lima

Angélica Firmo de Lima

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 2 abril 2012 | 20:52

Ana Maurícia, me passa seu e-mail para eu enviar o recurso da questão 25. Não sei se ficou muito bom pois não consegui muitas bases, somente o blog dos professores. Se você tiver algum outro site me envie por favor, é sempre bom ter duas opiniões, fica mais fácil para redigir o texto. Mas qualquer coisa eu altero amanhã cedo e levo a tarde.

Página 70 de 166

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.