x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.735

acessos 119.456

Exame de suficiência 2012.1 TECNICOS

Gustavo Pedroso

Gustavo Pedroso

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 10:53

De acordo com a Lei 6.404/76: os estoques devem ser avaliados pelo custo de aquisição ou valor de mercado (quando for menor que o custo de aquisição) e o CPC 16 detalha que os estoques devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

Cálculo do custo de aquisição do estoque:

Preço de compra: $21.000
Abatimentos: ($ 1.000)
ICMS s/ compra: ($ 3.400)
Frete: $ 2.000
ICMS s/ frete: ($ 340)
Custo histórico: $18.260

Venda de 50% do estoque: deve ser dada baixa de $9.130 referentes a esta venda, sendo assim, permanecem em estoque os outros 50% ($9.130).

Em 31/12/2011 a empresa apurou um valor realizável líquido (valor de mercado) de $8.000 que é menor que o valor de custo da metade da mercadoria que permanece em estoque, desta forma a empresa deve registrar uma perda estimada com estoque para ajustá-lo ao valor de mercado:

Estoque: $9.130
(-) Perdas estimadas com estoque: ($1.130)
Valor líquido do estoque: $8.000

Portanto a alternativa correta é a A, o valor do estoque a ser apresentado no Balanço Patrimonial é $8.000.




CÓPIA DO TÓPICO DE BACHAREL AQUI DO FÓRUM.

Jefferson Pereira da Silva

Jefferson Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:00

JÉSSICA ANDRESSA DOS REIS

É a C)9.130,0.... Vou tentar explicar meu raciocinio:

Preço de Compra: 21.000
Icms s/ compra – Recuperável: 3.400
Abatimentos – 1.000
Gasto com transporte da mercadoria – 2.000
ICMS s/ Frete – Recuperável: 340

Vamos verificar quanto foi o Custo das mercadorias.
Compra=21.000 - 3400 (ICMS Recuperável) = 17.600
+
Frete = 2.000 - 340 (ICMS Recuperável) = 1.660
Abatimento= -1.000(Descontamos o abatimento do preço de compra)
Resultado = 18.260

Como a empresa vendeu 50%, o custo das mercadorias vendidas foi de 9.130. Ficou em estoque 9.130, pois ainda restou 50%.

Reginando D Mattos

Reginando D Mattos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:51

O exame da 2º Edição de 2011 e este de 2012 estão muitos capciosos com relação ao exame da 1º edição de 2011. Os índices de reprovas estão absurdos. Então levando aqui uma questão: A onde esta o problema, é na instituição de ensino que nos prepara ou a coisa esta difícil mesmo falta mais estudo e dedicação?

Daniela de Oliveira

Daniela de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:53

Se o gabarito do Paulo dos Santos estiver correto eu acertei 31 questões!!!
Ai que coisa... A do ano passado em Outubro fiz só 24, mas tá ótimo, pq em um Gabarito extra-oficial fiz 31 e no outro 27... Uhu o/ se for assim PASSEI... Tomara Deus!!!

JESSICA ANDRESSA DOS REIS

Jessica Andressa dos Reis

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 11:57

Outra questão:
nº 8: O patrimonio iquido apresenta as seguintes contas, EXCETO:
A) Ajustes de Avaliação Patrimonial;
B) Dividendos Obrigatorios a Distribuir;
C) Reservas de Capital e Capital Social;
D) Reservas de lucros e Ações em Tesouraria.

Eu marquei a opção "A" mas agora eu me toquei que como mudou a regra dos balanços vi qu estou errada. Me idsseram que a resposta correta é a "B", gostaria de saber onde ela se enquadra no balanço?

Fernanda Carvalho Menezes

Fernanda Carvalho Menezes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 13:00

Eu sei colega Kennedy. Mas eu, por exemplo, na minha cidade fiz o curso técnico, me formei em dezembro de 2010 e quando fui fazer o exame de suficiencia, me deparei no edital com vários conteúdos que eu não tinha visto no decorrer do curso.
Esse ano fui para Porto Alegre fazer um cursinho preparatório para o Exame de Suficiência (outra coisa que é raro de se ver: um curso preparatório) e os próprios professores do cursinho falaram que as provas do técnico eram de nível superior, e que os técnicos são muito desvalorizados em geral, pois têm apenas 2 anos para realizar o curso e os conteúdos disponíveis para realizar o exame do técnico são muito complexos para tal.
Sei que os conteúdos do técnico são iguais aos conteúdos do bacharel caro colega, mas o que eu quis dizer é que os bacharéis têm 2 anos a mais para aprender os conteúdos iguais aos nossos, com mais complexidade.
Abraços!!!!

Página 13 de 58

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.