x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 1.735

acessos 119.456

Exame de suficiência 2012.1 TECNICOS

Juan Rafael Serrano Cremonine

Juan Rafael Serrano Cremonine

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 17 maio 2012 | 14:03

Falaaaa galera!!!
Fiz 24 pontos na prova e estou aguardando o recurso... mas diz ai...
quais questões voces acreditam que possam ser cancelada pelos recursos?????


estou muito confiante no cancelamento da questão n° 23....

Camila Mendes

Camila Mendes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Sábado | 19 maio 2012 | 01:04

Olá, William!Desculpe a demora em responder, estive fora!
Sim, eu passei, algumas noites sem dormir e sem lazer valeram a pena....rssss
E esse site tem uns simulados ótimos, que apesar de ser de bacharel, me ajudou bastante a estudar, e espero que possa ajudar nossos amigos tb!!!!!
To na expectativa das anulações, pois tenhop 2 amigos que estão esperando os recursos, pois fizeram 24 pontos!!!!
Só nos resta desejar boa sorte e que continuemos a discutir outros assuntos e até melhorias no CRC....rsss
Até mais

Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 11:31

Opa, q bom parabens Camila!!! RSsrsr então eu tbm estou na expectativa por amigos aqui, a torcida é grande...
Eu passei raspando se não fossem as questoes de Portugues...
Até mais!
graças a Deus agora somos "profissionais regulamentados" rsrsrsrsr. Abraço!

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 maio 2012 | 11:33

A proposito, meu diploma não tem previsão a ser emitido, me parece que o diretor da minha escola está doente...
Eu tenho em mãos por enquanto apenas a "declaração de conclusão de curso", será que este vale para a certidão de aprovação?

Alguém já conseguiu solicitar?

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
Carlos Gilberto de Almeida

Carlos Gilberto de Almeida

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 10:56

Alô Milena,tb fiz 23, conforme o colega Ruan a 23 serve para mim, mas preciso de mais uma e estou levando fé na anulação da 46 e 26, por erro de inconsistencia na formulação da questão e a segunda por não encontrar nenhum dos valores exatos nas repostas, contrariando a matemática que é umma ciência exata. Vamos ficar na torcida.Boa sorte a todos. Um abraço.

Camila Mendes

Camila Mendes

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 22 maio 2012 | 18:14

é William, acredito que a declaração de conclusão seja o suficiente, pois ele já atesta que você "terminou".
Pois é, somos regulamentados (Parabéns, tb!!!!)e estou com alguns amigos que faltam 1 ou 2 pontos, agora estou na expectativa por eles.
Pessoal...boa sorte!!!!!!

Monica Lea Rocha

Monica Lea Rocha

Prata DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 08:35

Uma Vergonha! Uma prova passivel de no minimo 3 anulaçoes, eles anularem uma unica questao..... é chamar de palhaço, quem tanto se prepara para o exame.....

Felipe Melo

Felipe Melo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 08:55

Gente muito bom dia a todos vocês.

Graças a Deus eu passei sem precisar das anulações. Mas mesmo assim estava acompanhando a angustia de todos vcs e apostava que no minimo 2 questões seriam anuladas. Uma verdadeira sacanagem que o CFC fez com todos que precisavam de 2 pontos para entrarem. Enfim o jeito é esperar e estudar bastante para Setembro pra não depender deles !!

Aah e pra quem conseguiu parabens e bem vinda a classe rs !!

THAIS V CAMPOS

Thais V Campos

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:06

Uma vergonha!
E porque aparece só 3 questões "justificadas" se eu mandei 4 recursos?

Fazem qualquer coisa pra não admitirem que estão errados!

Juan Rafael Serrano Cremonine

Juan Rafael Serrano Cremonine

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:11

GLORIA À DEUS!!!!!!

Passei com 25.....

Parabéns a todos, e à quem não passou, não desanimem... por mais que o conselho não da o devido suporte e respeito a nós... vamos mostrar que somos uma classe unida... à quem precisar de ajuda, acho importante todos, inclusive quem já passou, ajudar de alguma forma...

Deixo meus parabéns para quem passou e ofereço minha ajuda a quem precisar.


MILLENA CORDEIRO DA SILVA

Millena Cordeiro da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 09:42

Estou um misto de revoltada com decepcionada, como o CRC tem coragem de anular somente uma questão sendo que havia erros bobos, como na questão 40 onde eles digitaram errado, por exemplo, porém uma prova desse tipo acredito eu não admite um erro como aquele, já que ele é revisada várias vezes. Precisava de 2 acabei ficando com 24!

MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 11:25

De: Marcio Nardes [mailto:@Oculto]
Enviada em: quinta-feira, 24 de maio de 2012 10:35
Para: Rafaella Lamounier
Assunto: Questões do exame de Suficiência 2012

Bom dia !


Venho através deste email solicitar uma resposta pois e fácil ver que há questões na prova de técnico quê estão com uma formulação incorreta;

Questão 4.
O calculo total do debito e do credito estão errados com a soma por erro de digitação causando confusão na hora da prova que e somente de quatro horas

Questão 6.
Provisões para riscos trabalhistas realizáveis no exercício seguinte e uma conta de provisão credora, porém, é de ativo circulante e não de passivo de circulante, vc não pode somar 1088.028,00 + 390.000,00 = 1.478.028,00

o certo seria ativo não circulante = 488.320
o certo seria passivo circulante: 1.088.028,00
não existe essa resposta no gabarito..


Questão 24.

Margem de contribuição não consta no conteúdo programático

Conforme Edital do técnico contábil

1. CONTABILIDADE GERAL
a) Patrimônio e Variações Patrimoniais - Conceituação, ativos, passivos, patrimônio líquido, aspecto qualitativo e
quantitativo do patrimônio, representação gráfica do patrimônio, equação básica da contabilidade. Atos e fatos
contábeis (permutativos, modificativos e mistos), formação, subscrição e integralização de capital, registros de
mutações patrimoniais e apuração do resultado (receitas e despesas).
b) Plano de contas e procedimentos de escrituração – Conceito, classificação (patrimoniais, resultado e
compensação) e natureza das contas (devedoras e credoras). Método das partidas dobradas, mecanismos de
débito e crédito, teoria das origens e aplicação de recursos, lançamento (elementos essenciais, fórmulas), regime de
caixa x regime competência, balancete de verificação, livros utilizados na escrituração.
c) Registro de operações – Registros das transações das sociedades empresárias, tais como: transações de
compras e vendas, transações de mercadorias, fretes e seguros, apuração do custo das mercadorias, produtos e
serviços vendidos (inventário periódico e inventário permanente), receitas, despesas, apuração e destinação do
resultado, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos bancários, duplicatas descontadas, receitas e
despesas financeiras, folha de pagamento, estoques, ativo imobilizado, ativos biológicos e ativos intangíveis,
métodos de depreciação, de amortização e de exaustão, vendas de ativos diversos (ganhos e perdas), constituição
de provisões e demais operações necessárias à atividade das sociedades empresárias.
d) Avaliação de Ativos e Passivos – A avaliação dos ativos e passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor
realizável. Valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência
patrimonial.
e) Provisões, Ativos e Passivos Contingentes – Conceito, critérios de avaliação de contingências, contingências
ativas, contingências passivas.
f) Balanço Patrimonial – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação
e avaliação, Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido.
g) Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente – Apresentação, aspectos
conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos.
h) Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e
normatização, forma de elaboração e seus elementos.
i) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e
normatização, forma de elaboração e seus elementos.
j) Demonstração dos Fluxos de Caixa – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma
de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, Fluxo operacional, de investimento e de financiamento.
k) Demonstração do Valor Adicionado – Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma
de elaboração e seus elementos.
l) Notas explicativas – Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos.
2. CONTABILIDADE DE CUSTOS
a) Elementos conceituais. Objetivo, importância e finalidade da Contabilidade de Custos. Conceito de custos,
despesas, investimentos e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos.Página 8 de 9
b) Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e custos indiretos.
Objeto de custeio.
c) Controle e registro contábil de custos: Apuração do Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços Vendidos.
Custos com mão de obra direta e indireta. Alocação dos custos com mão de obra. Custos com Materiais Diretos e
Indiretos. Alocação dos custos com matéria-prima, material secundário e material de embalagem. Métodos de
controle de estoques de materiais. Custos indiretos de fabricação e seus critérios de rateio. Departamentalização.
Centros de Custos.
d) Métodos de custeio: Custeio por absorção, Custeio Direto ou Variável.
3. NOÇÕES DE DIREITO
a) Direito Público e Privado. Conceito de Direito, Direito objetivo e subjetivo, Direito positivo e natural, Direito e
moral, fontes do Direito, fases da lei, noções de interpretação jurídica aplicada. O Direito Constitucional, o Direito
Administrativo, o Direito Internacional, o Direito Penal, o Direito Tributário (financeiro), Direito Processual. O Direito
Civil, o Direito Comercial, o Direito Trabalhista e o Direito do Consumidor.
b) Direito Trabalhista e Legislação Social. Empregador, definição, empresa individual e coletiva, características,
direitos e deveres. Empregado, definição, características, direitos e deveres. Normas Gerais de Tutela do Trabalho,
identificação profissional, duração do trabalho, salário mínimo, férias, segurança e medicina no trabalho. Normas
Especiais de Tutela do Trabalho, proteção ao trabalho da mulher, proteção ao trabalho do menor, demais normas
especiais de tutela. Contrato Individual de Trabalho, remuneração, alteração, suspensão e interrupção, rescisão e
aviso prévio, estabilidades. Associação Sindical e Convenção Coletiva do Trabalho, instituições sindicais,
enquadramento sindical, contribuição sindical, dissídios individuais e coletivos. Justiça do Trabalho, órgãos da
Justiça do Trabalho, composição e funcionamento. Previdência e Assistência Social, conceitos básicos de
previdência e assistência social, previdência pública, previdência privada. Legislação complementar.
c) Direito Comercial e Legislação Societária. Origem do Direito Comercial, origem do Direito Empresarial, conceito
de comércio e comerciante, conceito de empresa e empresário, personalidade física e jurídica, capacidade civil e
legislação societária. O Empresário, requisitos, direitos, deveres e prerrogativas, crimes e penalidades e empresário
estrangeiro. A sociedade não personificada (em comum, em conta de participação), a sociedade personificada
(sociedade empresária e simples, em nome coletivo, em comandita simples, limitada, sociedade anônima,
comandita por ações, cooperativas e coligadas), a administração societária e o contrato social. Dissolução parcial ou
total da sociedade, retirada de sócios, exclusão de sócios, falecimento de sócios, insolvência, recuperação
empresarial, falência e liquidação.
d) Direito e Legislação Tributária. Aspectos Legais do Direito Tributário, ordem econômica e financeira, sistema
Tributário Nacional, finanças públicas, princípios constitucionais tributário, poder de tributar, Código Tributário
Nacional. Competência Tributária, limitações, poderes e atributos, competência tributária da União, dos Estados, do
Distrito Federal e dos Municípios, competência cumulativa, comum e residual. Receitas Públicas e Tributos, conceito
e classificação de receitas, conceito e classificação de tributos, impostos, taxas e contribuições de melhorias,
contribuições para fiscais e empréstimo compulsório, distribuição de receitas tributárias. Normas Gerais de Direito
Tributário, legislação tributária, obrigação tributária (principal ou acessória), crédito tributário e administração
tributária. Ilícito Tributário, infrações tributárias, sanções administrativas e penais, crimes fiscais. Contencioso
Tributário, processo administrativo tributário, processo judicial, conselhos de contribuintes.
4. MATEMÁTICA FINANCEIRA
a) Juros Simples e Compostos. Juros e montante simples. Taxa proporcional e equivalente. Homogeneidade entre
taxa e tempo. Juros ordinários, exatos e bancário. Diferenças entre os regimes de capitalização. Juros e montante
compostos. Taxas nominal, proporcional, efetiva e equivalente.
b) Descontos. Desconto simples. Desconto composto.
c) Séries de Pagamentos. Anuidades postecipadas. Anuidades antecipadas. Anuidades diferidas. Anuidades
variáveis.Página 9 de 9
5. LEGISLACÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
a) A ética geral e a ética profissional. O conceito e sua inserção na Filosofia. Os campos de Ética e da Moral. As
fontes das regras éticas. A Sociedade e a Ética. O papel da Contabilidade na Sociedade. A Ética Profissional.
b) A legislação sobre a ética profissional: O Código de Ética Profissional do Contador – Resolução CFC n.º 803/96 e
suas respectivas alterações. As Normas Brasileiras de Contabilidade Profissionais. Possíveis alterações ocorridas
ou inclusões até noventa dias antes da realização do Exame.
c) O Decreto Lei n.º 1.040/69, alterado pela Lei n.º 11.160/05. O Regulamento Geral dos Conselhos de
Contabilidade – Resolução CFC n.º 960/03 e suas respectivas alterações.
d) Legislação profissional: A regulamentação profissional do Contabilista: o Decreto-Lei n.º 9.295/46 e suas
alterações na Lei n.º 12.249/10.
6. PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
a) Princípios de Contabilidade – Resolução CFC n.º 750/93 e alterações conforme Resolução n.º 1.282/10.
b) Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade – Resolução CFC n.º 1.328/11.
c) Normas Brasileiras de Contabilidade e Resoluções do Conselho Federal de Contabilidade.
d) Possíveis alterações ou novas inclusões de Normas Brasileiras de Contabilidade e Resoluções do Conselho
Federal de Contabilidade, editadas até noventa dias antes da realização do Exame.
7. LINGUA PORTUGUESA
a) Conhecimentos de Língua Portuguesa abordados no Ensino Fundamental.
b) Lei n.º 9.394 de 20/12/1996.
c) Conhecimentos de Língua Portuguesa abordados no Ensino Médio.
d) Lei n.º 9.394 de 20/12/1996.
e) Decreto Lei n.º 6.583, de 29 de setembro de 2008. Acordo ortográfico da Língua Portuguesa.


Gostaria de uma resposta clara

MARCIO NARDES

Marcio Nardes

Bronze DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 11:39

Com certeza devemos reclamar mesmo que não façam nada mas para provrar para nos que somos mais capazes que eles de rever nossos erros e nos corrigirmos procurar uma resposta em vez de aceitar o que nos empregam a força sem o minimo respeito as pessoas.

O que poderíamos esperar?

Que revisem.....

mas isso vai apenas ser um mero sonho, eles vão ignorar a vos de quem paga R$ 100.00 para fazer um exame sem o minimo respeito, levaram apenas 60dias para corrigir e diga se de passagem sem a minima vontade oque pessoas passaram quatro anos ou mais se preparando não levam em consideração que o exame foi nos imposto por eles para melhorar a qualidade da profissão, mas a merda quem ja estava la.

Exame de Suficiência para todos já que tem que melhorar vamos perguntar se alguém com mais de 10 anos de profissão passaria nesta prova.

ELIEL FERNANDES DA SILVA

Eliel Fernandes da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 11:51

temos que escancarar esses erros!!!!
já que o descaso que eles fazem com agente é tamanho,eu pretendo procurar uma emissora como balanço geral é jogar a merda no ventilador,para mastrar pra eles que aqui não tem nenhum otário como eles pensão da gente,pagamos $100,para eles fazerem isso.

MITIE TANGODA HONDA

Mitie Tangoda Honda

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 12:06

Bom dia
Parabéns Vanessa, Ednilson e Juan, q bom e q alívio pra vcs, tenho acompanhado o fórum e mesmo tendo passado com 27 ptos, fiz de qquer maneira o recurso da 26. Acho q o justo era terem anulado 2 questões, mas...

DANIEL HENRIQUE MOURA

Daniel Henrique Moura

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 12:53

Olá pessoal, realmente foi um grande descaso com todos nós que prestamos o exame, as respostas dos recursos nem foram concretas, como na questão 24 que o enunciado pede " a margem de contribuição total dos produtos a.b,c sao respectivamene:" Vou procurar ajuda na justiça esse Brasil sem vergonha na cara tenque acabar, quem se sente da mesma forma, sugiro ir atrás dos seus direitos também...

Página 57 de 58

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.