x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 1.773

Sped- é somente a entrega de livro digital?

Priscila

Priscila

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:14

Bom dia a todos!

Diante da nova realidade contabil, pederia para meus colegas contabilistas para responderem as perguntas abaixo, pois estou fazendo uma pesquisa sobre o tema e quando estiver pronto enviarei a todos os interessados.

1) Você acha que a maior preocupação do contabilista é a "entrega" do arquivo digital ou a "escrituração contábil" para a entrega digital?"
2)No cenário atual, sua(s) empresa(s) está preparadas para o Sped Contábil?
3) Você possui conhecimento sobre o assunto SPED CONTÁBIL?
4) Você já participou de palestras sobre o SPED CONTÁBIL onde o foco fosse a elaboração contábil e não a entrega do arquivo?
5) Você segue "todos" os principios e normas contábeis no seu dia a dia?
6) Responsabilidade profissional resume-se somente na entrega em dia de balanços e cumprimento de prazos perante o fisco?

Todas as perguntas acima, norteiam meu estudo sobre o assunto, pois todas as palestras e cursos que participei abordam sobre a amarração de plano de contas, validação do arquivo digital, entrega deste arquivo, etc... Como se todos os contabilistas estivessem 100% seguro do conteudo contabil registrado em suas empresas. Eu como contabilista, vejo que o maior problema atual não é a entrega do arquivo e sim o cumprimento dos postulados, normas, convenções, principios contábeis e codigo de ética.
Tudo indica que as empresas de pequeno porte terão que enquadrar-se a esta nova realidade contábil, como convencer o empresário que contabilidade é coisa séria e não é somente um mal necessário?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 13:46

Oi Priscila,

1.) A maior preocupação do contabilista hoje, pelo menos de minha parte, é trabalhar honestamente, cumprir com suas obrigações e fazer com que seus clientes tenham uma 'vida' tributaria saudavel. Quanto a escrituração digital é mais uma obrigação do contabilista, que se ele ja vinha fazendo normalmente as escriturações contabeis necessarias, não nos trouxe nenhum transtorno.
2.) Sim, sem duvida.
3.) Sim
4.) Não participei de nenhuma palestra sobre o assunto.
5.) Sim
6.) Não, o profissional, em qualquer atividade, deve ter etica e responsabilidades pelo que faz.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.