x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 3.168

Técnico em contabilidade x contador

Alisson Monteiro de Sena

Alisson Monteiro de Sena

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 21:10

Caro amigos de contabilidade.
Estou fazendo um TCC sobre técnico em contabilidade e contador, quais seus limites.
Em um do meu tópico, estou com uma pequena dúvida. Estou tirando informações de um conteúdo de Claúdio Rufino, mas não foi o suficiente pra eu ficar seguro. Teria como voces que ja são mais experiente em contabilidade mim da uma força.
Eu montei esse quadro abaixo: e queria verificar com vocês se estão corretas as informações. obrigado pela copreensão de todos. e aguardando respostas.


Áreas de atuação
/ Técnico em contabilidade /Contador
Na Empresa X x
Planejar tributário x x
Analista financeiro x x
Contador geral - x
Cargos Administrativos x x
Auditor interno - X
Contador de custos - x
Contador gerencial - x
Atuário x x

Autônomo

Auditor independente x x
Consultor x x
Empresário contábil - x
Perito contábil - x
Investigador de fraudes - x

No ensino - x
Professor - x
Pesquisador - x
Escritor - x
Parecerista - x
Conferencista - x

Órgão público - x
Contador público - x
Auditor fiscal - x
Tribunal de contas - x
Oficial Contador - x

Para quem não estar entendendo, é assim
X para quem exerce
- para quem não exerce.
por exemplo:
planejador tributario x x
Entao o pimeiro 'X' corresponde ao tecnico e o segundo ao contador. então os dois exerce.

Luís Paulo S. Melo

Luís Paulo S. Melo

Bronze DIVISÃO 5, Bancário(a)
há 12 anos Sábado | 19 maio 2012 | 23:31

Caro Alisson,
Gostaria de parabeniza-lo pelo tema escolhido para a Monografia, somos sabedores que as atividades do Técnico Contábil são muito limitaddas porém importantes. Gostaria de comentar um pouco do quadro acima: ele pode atuar como Contador de uma empresa, ele pode assinar os balanços e documentos contábeis. Um tecnico responsavel por uma empresa possui relatorios que mostram os custos da empresa podendo atuar como contador de custos, ele conhece todas as contas da empresa atuando como consultor, ele (tecnico) não pode atuar como Auditor independente, mas pode ser sim empresario contabil e atividade investigador de fraudes pode ser subistituidas por Auditor...
Abrços, espero ter ajudado

Luís Paulo S. Melo
Grad. em Ciências Contábeis

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.